Preview Trials of Fire: Para os amantes de estratégia

O desenvolvimento de Trials of Fire começa, curiosamente, num pub inglês onde dois amigos se juntaram para uma bebida depois de um dia de trabalho e chegam à conclusão que deveriam trabalhar num projeto em conjunto… foi assim que nasceu a Whatboy Games, um estúdio indie que tem como primeiro titulo Trials of Fire, um jogo de estratégia que se passa numa era pós-apocalíptica. Mas há mais… Provavelmente conhece os tais dois amigos: Adam Doherty, diretor do jogo, passou 11 anos na Rocksteady como developer de jogabilidade em jogos como Batman: Arkham; E Dax Ginn, diretor, que passou quase sete anos como produtor de marketing também na RockSteady.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Trials of Fire é um jogo de estratégia para um jogador em que guiamos 3 personagens por um mapa que nos mostra uma terra de fantasia. Ao iniciarmos o jogo é-nos apresentado um livro, daqueles grandes, e à  medida que avançamos na história vamos folheando o livro que nos vai mostrando mais e mais do mundo que temos para explorar… desde paisagens a campos de batalha.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Nestas historias, página a página , vamos poder decidir que rumo dar à narrativa.  Ao andarmos pelo mapa vão nos aparecendo encontros narrativos nos quais temos de escolher as respostas e assim tomar algumas decisões que vão fazer mudar o rumo da história. Essas decisões poderão envolver, batalhas contra os inimigos que vamos encontrando durante as nossas aventuras.

Nestas batalhas, ao estilo das bem conhecidas cartas Magic The Gathering, temos cartas de habilidade, ataque, defesa e ainda de posicionamento para explorarmos ao máximo as nossas possibilidades. Entre as batalhas podemos trocar as habilidades e as cartas disponíveis por cada personagem, e no decorrer do jogo vamos podendo subir o nível das nossas personagens e assim podermos melhorar as nossas cartas.

Quando optamos por lutar o livro vira a pagina e apresenta-nos um campo de batalha em que temos direito a 3 cartas por cada turno, isto por personagem. Estas cartas  podem ser de defesa (que nos aumenta os pontos de defesa), de ataque e de posicionamento para podermos avançar para mais perto dos nossos adversários para assim podermos atacar com maior eficácia.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Se metermos duas personagens em posição de ataque para uma do adversário fazemos combos no ataque, ou seja se atacarmos com uma personagem a outra também ataca. No caso de a ficarmos muito cansados durante uma batalha começam a aparecer cartas de fadiga que faz com que em vez de termos 3 cartas só podemos jogar com 2 cartas na tal personagem que está cansada.

Mas como é que evitamos ficar cansados? Simples, com pontos de estamina espalhados pelo mapa. Se durante o nosso percurso não formos amealhando pontos de estamina para ganharmos energia as nossas personagens vão ficando cansadas e assim nas batalhas vamos começar com menos pontos. Ou seja, em vez de começarmos com 10 pontos podemos começar com 7 ou menos, se por acaso no final de uma dessas batalhas perdermos vamos ter de começar tudo de inicio.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A versão atual do jogo conta com 4 classes, 125 cartas e 100 itens. É importante salientar que Trials of Fire está ainda em período de desenvolvimento durante o próximo ano até sair a versão final. Durante este tempo é expectável que aumente para mais de 300 cartas, mais 4 classes, mais conteúdo narrativo, mais campos de batalha e um modo de desafio diário para manter o interesse no jogo e assim fazer-nos ficar ainda mais agarrados ao jogo.

Este artigo procura mostrar-vos o que é o jogo e não analisar o titulo, dado que se trata de um jogo ainda em desenvolvimento. Estejam atentos, pois no futuro teremos também um artigo de análise a Trials of Fire.

N.R.: Este artigo foi realizado com acesso a uma chave de Trials of Fire gentilemte cedida pela Popagenda.

 

Artigo sugerido