Em 2020 a Samsung lançou para o mercado o seu novo modelo da gama Note, e é impossível não considera-lo um dos melhores dispositivos desse ano. Com o lançamento do Samsung S21 Ultra no fim de janeiro de 2021, decidimos revisitar o Samsung Note 20 Ultra e comparar e ver qual poderá ser a melhor opção para um uso focado em videojogos.
Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
O Samsung Note 20 Ultra em 2020 destacou-se por ser dos terminais lançados esse ano por ter das melhores câmaras e possivelmente o melhor ecrã, componente essa extremamente importante para a melhor uma melhor experiência enquanto estamos a jogar. Será que o S21 Ultra consegue estar no mesmo patamar?
.
Samsung Note 20 Ultra ou S21 Ultra?
Não deverá ser surpresa para ninguém que estamos a falar de dois terminais móveis de topo de gama, e que comparações entre eles terão de ser feitas em alguns pormenores. O novo S21 sairá esta semana, e podem ler a análise ao mesmo aqui no FutureBehind brevemente.
Recentemente chegou ao FUTURE BEHIND a possibilidade de testar o Samsung Note 20 Ultra, mas nesta fase não será muito útil para os nossos leitores uma análise clássica, por isso criámos um artigo onde tentamos comparar as características dos dois terminais de um ponto de vista de um jogador ávido.
Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Uma das características mais marcantes destes dispositivos que não podemos deixar de mencionar é a qualidade impressionante das câmaras. Curiosamente ambos tem um conjunto muito semelhante, com um sensor principal de 108 MP, com o S21 Ultra a assumir a liderança com a adição de uma quarta objetiva telescópica de 10 MP. A câmara do Note 20 Ultra continua a sofrer em capturas noturnas ou com pouca luz, problema que já acontecia em gerações anteriores da Samsung.
Por outro lado, a qualidade impressionante de um zoom 5x ótico + 50x digital é algo que não se vê em muitos dispositivos. Com a adição da nova objetiva telescópica no S21, torna-se claro que a Samsung quer apostar neste tipo de funcionalidade enquanto que concorrentes, como por exemplo a Apple, estão a focar em tornar cada vez melhor as capturas noturnas e com pouca luz.
O desempenho
Como já dissemos, o desempenho do terminal em si não será um fator critico e diferenciador, visto estarmos a falar de dois terminais de referência. Deixando o S21 de lado, dado que brevemente estará a análise também disponível em FUTURE BEHIND, focámo-nos no dispositivo que nos traz até aqui hoje, o Samsung Note 20 Ultra. O desempenho do flagship da Samsung é simplesmente impressionante, ficando só atrás da bomba que é o Asus ROG Phone 3. Para fazermos esta comparação, fizemos teste de benchmark durante a nossa análise, quer ao pode computacional, quer ao poder de renderização.
Podemos ver nos gráficos em baixo que o Asus ROG Phone 3 lidera a tabela tanto em performance single-thread como multi-thread. No entanto, o Samsung Note 20 Ultra aparece logo a seguir, tendo a segunda melhor performance single-thread do conjunto de terminais que escolhemos para a comparação.
Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Convém realçar um ponto importante quando se fala de single-thead vs multi-thead, do ponto de vista da performance em videojogos. Quando estamos a correr um jogo diretamente no nosso terminal, o tipo de tarefa mais exigida ao processador é single-thead, ou seja, pela análise destes resultados o Note 20 Ultra irá ser uma bomba para ter aqueles 120 FPS no Fortnite ou PUBG. Por outro lado, a performance multi-thread irá ser mais vantajosa quando estivermos a usar o nosso terminal móvel como uma XBOX através do XCloud, que iremos entrar em mais de um talhe à frente.
O desempenho em videojogos não pode ser só medida através da performance do processador, por isso tivemos de correr um benchmark conhecido, o 3DMark, para obtermos uma comparação dos resultados para a rapidez de renderização da imagem.
Não surpreendentemente o Asus ROG Phone 3 lidera a tabela, seguido do Samsung Note 20 Ultra. Um fator interessante é a presença do OnePlus 8, um terminal mais antigo, mais barato, logo atrás destes tubarões.
Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Em conclusão, sem surpresas o Samsung Note 20 Ultra é uma besta de performance, e sem dúvida é um terminal móvel que irá durar anos sem mostrar sinais de “cansaço”.
O que distingue o Note 20 Ultra?
Mesmo antes de o S21 ser anunciado e tornarem-se publicas as suas características, o Samsung Note 20 Ultra deixa grande impacto no utilizador quando este olha para o ecrã. É impossível ficar indiferente… O ecrã de 6.9 polegadas AMOLED, com HDR10+ e 120Hz faz com qualquer coisa que aconteça no terminal fique automaticamente melhor. Dizemos isto em tom de brincadeira, mas é verdade… todos nós estamos habituados a ir ao Instagram no nosso telemóvel, é uma coisa normal. Por outro lado, quando entramos pela primeira vez no Instagram no Samsung Note 20 Ultra ficamos sem palavras… eleva experiência de utilização para outro patamar completamente diferente.
Os ecrãs AMOLED da Samsung continuam a ser os melhores do mercado, com uma reprodução de cor fantástica, aliada a uma capacidade de reproduzir os pretos como não há igual. Todos estes fatores fazem com que estes dispositivos topo de gama da Samsung se tornem os dispositivos de eleição para ter a melhor experiência de videojogos.
Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Todas estas características voltam a aparecer no S21 Ultra, o que são boas notícias, no entanto, há uma pequena grande coisa que muda. É preciso recuar alguns anos para ver a Samsung a ser pioneira trazendo para o mercado o primeiro dispositivo com um ecrã com 1440p, e tem sido um fator diferenciador quando comparado com outras marcas (como, por exemplo, o iPhone que sempre usou ecrãs de 1080p). No entanto, a Samsung decidiu dar um passo atrás, e o S21 Ultra irá ter um ecrã de 1080p. Esta decisão é um pouco curiosa e não se percebe bem o porque do downgrade, mas poderá estar relacionado com uma tentativa de conseguir controlar o consumo de bateria com um ecrã menos exigente. A realidade é que ao final do dia o consumidor irá ter um ecrã pior do que a geração anterior possuía, pois a nível de características apenas diferem na resolução, mantendo todas as outras características.
Para adicionar a isto, não nos podemos esquecer que o Note 20 Ultra tem um ecrã de 6.9 polegadas, que pode ser problemático para maior parte das pessoas no dia a dia, mas para quem quer ter um terminal que possa servir como uma consola móvel será a melhor opção.
Consola móvel?
Sim é exatamente essa a sensação com que ficamos quando experimentamos o GamePass no Note 20 Ultra através do XCloud. Ligando um comando Xbox por Bluetooth diretamente ao Note 20, e à distância de um clique estamos a jogar os mesmos jogos que jogamos na Xbox com uma fidelidade igual. Através destas funcionalidades conseguimos jogar jogos como o Control, Gears 5 e até mesmo F1 2019, num dispositivo que cabe no bolso e vai para todo lado connosco.
Considerações finais
Ao logo deste artigo fizemos uma análise das características do novo modelo que a Samsung acaba de lançar para o mercado. Comparamos estas características com um dos melhores terminais móveis de 2020 da mesma marca, e tentamos perceber quais as diferenças, e o que vai afetar um utilizador que usar o seu telemóvel como um dispositivo para videojogos.
Com o lançamento das novas gerações de telemóveis, as mais antigas geralmente começam a baixar de preço, e até mesmo grandes descontos da marca. Com um preço mais competitivo o Samsung Note 20 Ultra fica um forte candidato a ser um telemóvel de eleição para alguém que pretenda usá-lo como dispositivo para consumir entretenimento. A vantagem que traz por ter um ecrã maior e com maior resolução, vai sem dúvida dar ao consumidor uma melhor experiência nesta área.
Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Com as consolas de nova geração esgotadas em todo o lado, e sem previsão de mudança de paradigma, o serviço de GamePass para Android entrega aos jogadores a capacidade continuarem a jogar, mesmo fora de casa. O serviço é excelente, e realmente ascende a outro patamar quando acompanhado de um terminal que nos dá a melhor qualidade de imagem e experiência possível.