Quando foi a última vez que olhou para o seu router? Provavelmente está esquecido lá num canto qualquer da casa, longe de todos os olhares. É daqueles que só se lembra do router quando não está a funcionar em condições? É daqueles que fica com os dedos cheios de pó quando tem de pegar no router por algum motivo?
A vida não precisa de ser assim. Há muito que os routers deixaram de ser os patinhos feios da tecnologia. O que as pessoas querem dos routers é pragmatismo e desempenho. Mas uma dose de beleza, excentricidade e imponência não faz mal a ninguém, pois não?
Os routers têm evoluído sobretudo na tentativa de dar resposta aos novos formatos de consumo dos utilizadores. Se durante alguns anos isso limitava-se a aumentar o número de antenas e de bandas Wi-Fi suportadas, agora também implica algum trabalho no que diz respeito ao design.
Os consumidores de internet agora não estão ligados apenas um par de horas por dia. Estão constantemente ligados, seja na sala, no quarto ou na cozinha. Esta maior mobilidade dos utilizadores fez com que os routers passassem a assumir posições mais centrais nas casas para que a distribuição de sinal seja a melhor possível. Ao ficarem mais expostos, os routers começaram a ficar mais bonitos.
Tudo à volta dos routers ficou mais bonito: os telemóveis das pessoas, os televisores, os computadores e até as consolas de videojogos. Não havia por isso motivo para que os routers não dessem também este salto.
Reunimos uma seleção daqueles que são alguns dos routers visualmente mais bem conseguidos. É verdade que os gostos são discutíveis, mas depois de anos e anos sem grande diversidade neste segmento, qualquer uma destas propostas é um regalo para os olhos.