Quando o PES 2019 me chegou às mãos, foi-me colocado um pequeno desafio. Conseguiria levar o Vitória Sport Clube, o clube do meu coração, à glória máxima neste jogo?
A minha “escalada” à conquista de uma Taça com o meu VSC foi praticamente uma tarefa impossível, especialmente porque joguei online para ter uma sensação mais realista de competividade. Isto tornou-se extremamente difícil pois, enquanto se joga contra uma outra pessoa sem ser a inteligência artificial, a disputa será sempre superior, a não ser que estivesse a jogar com alguém sem experiência neste género.
Neste desafio, iniciei o myClub e joguei todas as taças disponíveis independentemente do seu nível de competitividade. Uma das equipas com que me deparei foi o Marselha, que ainda na época passada o VSC conseguiu derrotar num jogo da Liga Europa, ou seja, estão relativamente ao mesmo nível. Aliás, diria que o plantel do VSC deste ano é bastante superior ao de Marselha em termos de qualidade. No entanto jogar online contra um Marselha no qual o jogador contratou jogadores como Neymar, Ronaldo e Tévez, contra um VSC cuja grande estrela que contratei era Levandowski, o resultado foi pobre, não por não jogar bem mas sim pela diferença que os jogadores fazem em campo, é completamente evidente.
Uma das Taças organiza as partidas não aleatoriamente, mas sim contra jogadores com o meu nível de experiência, que é baixo comparado com o de muitos outros mais dedicados ao PES. A lógica seria uma partida renhida no mínimo, mas o que sucedeu foi jogar com o meu VSC contra um Bayern, por exemplo. Como já seria de esperar, foi outra derrota! É impossível competir num clube pequeno com equipas que marcam anualmente presença na Liga dos Campeões, tornando a derrota inevitável mesmo jogando bem e tendo uma boa posse de bola. Neste caso o adversário até parecia meio perdido no campo, mas bastou aproximar-se da grande área e efetuar um remate que o golo foi certeiro, mesmo tendo o grande Douglas de Jesus na baliza do branquinhos.
Vencer uma Taça no modo online com a equipa do nosso coração não é nada fácil, mesmo que se jogue uma Taça onde os jogadores online se equiparam ao nosso nível. Com uma equipa como Juventus, Real Madrid, Liverpool, Bayern etc… aí sim é mais fácil conquistar a vitoria. A única forma para ver um clube como o Vitória Sport Clube ou um Moreirense ganhar uma Taça terá de ser no modo offline, ou então ter muita sorte e apanhar jogadores fracos com uma equipa que também seja de baixo perfil.
Talvez seja mais fácil ver o VSC um dia ser campeão Nacional na vida real do que vencer com ele no PES… *cough cough*.
Este artigo foi escrito por Patrício Santos em parceria com o Meus Jogos, um site Português dedicado aos videojogos. A história de PES 2019, não fica por aqui… Depois da desilusão causado pela falta de títulos o Patrício saltou para outras aventuras, será que se deu bem? Descubra aqui