O que são Teraflops?

Os Flops já cá andam há uns tempos e o primeiro computador a atingir um Teraflop [TFLOP] foi o ASCI Red da Intel em 1997… e a máquina não era nada pequena. Mas desde os anúncios da nova geração de consolas – Xbox e PlayStation – que o comum dos mortais não fala de outra coisa… Teraflops. Mas afinal o que são flops? E quantos flops tem um Teraflop? E serão estes flops importantes para as novas consolas?

Flop – floating point operations per second – é uma medida, obtida a partir de uma fórmula puramente matemática, que nos indica o desempenho computacional de uma máquina. Um TFLOP corresponde a 1,000,000,000,000 flops, ou seja, uma máquina com 10 TFLOP é capaz de, em média, de gerar 10 vezes 1,000,000,000,000 destas floating-point calculations. 

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Nas consolas de videojogos, por exemplo, os Teraflops não são a única coisa que interessa, já que a arquitetura das consolas bem como a velocidade dos discos usados, ou até mesmo a velocidade do CPU, também são importantes, mas a verdade é que quantos mais destes cálculos conseguirem ser feitos por segundo, tanto para gráficos como para outros elementos dos jogos, melhor o jogo vai correr. Por exemplo, o novo GPU Nvidia GeForce RTX 3090, capaz de fazer render de jogos a 8K e 60fps, atinge os 36 TFLOPs de desempenho computacional (3 vezes a Xbox Series X).

Por fim, e antes de vos deixarmos com a explicação do Luís Pinto, que lançou a ideia para este artigo através da criação de um vídeo explicativo no seu canal de YouTube, dizer que recentemente um supercomputador – Summit – construido pela IBM debitou 148.6 petaFLOPS (1 peta são 1000 teras) e ainda que se em 1997 o valor por gigaflop era de $ 30.000, agora cada gigaflop tem um valor aproximado de $ 0.04.

 

Future Behind: Siga-nos nas redes sociais e fale connosco ↴
Artigo sugerido