Days gone no PC? A nossa experiência com uma GeForce RTX 3080

Days Gone, o jogo exclusivoPlaystation chega finalmente ao PC. Disponível na loja Steam este é o terceiro AAA a fazer o salto da consola nipónica, depois de Death Stranding e Horizon Zero Dawn.

Com uma lista de propriedade intelectual inigualável, a PlayStation continua a trazer os seus grandes títulos para o PC, e com a capacidade de performance de um bom Gaming Desktop, facilmente estas tornam-se as edições definitivas destes jogos.

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Days Gone teve os seus altos e baixos. Ou melhor, a fasquia esperada por um “exclusivo PlayStation” é tão elevada, que quando um título fica um pouco aquém, rapidamente se torna alvo de críticas. Apesar do lançamento atribulado, este título tem ficado melhor com o tempo, não só teve alguns updates que corrigiram problemas, mas com a versão PS5 e PC disponíveis é agora altura de quem ainda não jogou o fazer.

A título de transparência, a experiência que está relatada nesta análise foi feita num Gaming Desktop de alto rendimento, por isso deverão ter isso em consideração e fazer as devidas pesquisas para verificar que tipo de desempenho poderão ter na vossa máquina.

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De volta do reino dos mortos

A melhor forma de começar uma análise da performance em PC de um título que toda a gente já conhece, será mesmo olhar para os menus. As opções gráficas deixam um pouco a desejar, sendo bastante simples, sem possibilidade de detalhar muitos aspetos a que estamos habituados. No entanto, as opções que temos são suficientes para conseguir ajustar o jogo para o melhor desempenho no PC de cada um. A nossa análise é feita com todas as opções no máximo possível, numa resolução 4k. 

É uma sensação estranha quando os cinematics do jogo são apresentados com uma qualidade pior que aquela que o jogo é capaz quando está a ser renderizado em tempo real. Geralmente este é um fenômeno que acontece quando jogamos um jogo bastante antigo num hardware bastante recente. Não é propriamente o caso, apesar da PS4 original já ter uns aninhos, mas nota-se que estes cinematics não foram completamente otimizados para a versão PC. Podem ver nas imagens em baixo o que referimos.

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Tirando do caminho o negativo, sim o negativo é só esse pequeno pormenor, toda a experiência deixou-nos de boca aberta, pois não estávamos à espera de algo tão bom. Mal começam a jogar e têm controle da personagem pela primeira vez, vai dar para perceber que estamos perante algo incrível como se pode ver no vídeo.

Desde as roupas com uma textura que parece real, à forma como brilham ao sol, sem descuidar da qualidade da vegetação no chão que dão toda a imersão à cena. É raro ter uma experiência com esta fidelidade gráfica, algo que nos fez pensar: se Days Gone tem este aspecto, como será quando a Sony decidir lançar Uncharted ou The Last of Us no PC? 

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Não só a qualidade das texturas dão uma imersão de realidade, mas a luz/reflexos contribuem muito, e a forma mais evidente que temos de ver isso é nas poças de água que se podem ver nas imagens em baixo, assim como os reflexos que mostramos no vídeo, onde podemos ver uma estrada molhada, e qualidade da representação da mesma.

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Tudo isto e também a estabilidade constante de FPS que conseguimos obter, mostra que o jogo teve toda a atenção necessária aquando da execução da versão PC. Nota-se que está optimizado para correr a 4k nativo com todas as opções gráficas ao máximo. De rest, seria interessante, no futuro, ver estes títulos incluam suporte para real-time raytracing, de preferência com DLSS.

Deixamos-vos com este pedaço de gameplay onde se consegue ver um pouco de tudo que falámos, com grande atenção ao detalhe que a luz tem neste jogo.

Nós vamos voltar para o Days Gone, que agora até dá gosto.

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