Privacidade e redes sociais são dois temas que estão em constante conflito. A partilha de informações pessoais nestas plataformas online acaba por expor a privacidade dos utilizadores, ainda que existam sempre opções que permitem dosear a quantidade de informação que é transmitida às outras pessoas.
Recentemente a rede social Snapchat adicionou uma nova funcionalidade à sua plataforma e que tem por base a localização dos utilizadores. Esta ferramenta, chamada de Snap Map, é um grande mapa mundial onde podemos ver a nossa localização, a dos nossos amigos e quais os locais onde estão a ser produzidos mais snaps.
Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Apesar de ser possível enviar ou partilhar a nossa localização virtualmente em todas as principais plataformas sociais e de comunicação, o Snap Map acabou por trazer uma maior componente visual e isso está a levantar algumas questões de privacidade.
Segundo o designer de produto Jack Brody, da Snap Inc., esta funcionalidade foi criada para tentar juntar mais as pessoas. “Este mapa não é sobre a minha localização, é sobre a localização dos meus amigos e sobre o que eles estão a fazer. Não é sobre descobrir como chegar até à nossa localização, mas é sobre descobrir para onde queres ir”, disse em entrevista à publicação Refinery29.
Esta declaração de Jack Brody parecia antever eventuais questões que pudessem ser levantadas relativamente à questão da privacidade. O facto de o Snapchat ter tornado mais divertido a tentativa de saber onde estão os nossos amigos, tornou também a ferramenta mais propícia para controlar onde estão as outras pessoas.
Leia também | Os segredos do Snapchat
O objetivo aqui não é discutir se o Snap Map é ou não mais um buraco na nossa privacidade. O que importa dizer é que se alguém que não estiver contente com a forma como esta funcionalidade se comporta, existem duas maneiras relativamente simples de desativar a funcionalidade Snap Map do Snapchat – uma mais atenuante, a outra mais eficaz.
Ativar o Modo Fantasma
Uma forma de garantir que as outras pessoas não sabem qual é a sua localização no Snap Map é através da ativação do Modo Fantasma. Este modo foi desenhado para os que pretendem desligar e ativar a sua localização do mapa de forma simples e rápida.
Exemplificando: se estiver numa festa com amigos provavelmente não se importa de partilhar onde está, mas se estiver em casa ou se estiver em algum sítio que não queira que outras pessoas saibam, desativar a localização pode ser uma boa ideia.
Foi neste sentido que foi criado o Modo Fantasma. Quando ativado, apaga a última localização conhecida do utilizador e não revela qual a sua posição atual, querendo isto dizer que não aparece no mapa.
O Modo Fantasma também é apelidado por alguns internautas como o ‘modo stalker’, pois permite desaparecer do mapa ao mesmo tempo que continua a ver onde estão os seus contactos. Dos dois métodos que listamos, este é o mais versátil, ainda que o segundo seja mais eficaz.
Desativar a permissão de localização do Snapchat
Se por algum motivo pretender desativar por completo a funcionalidade Snap Map, então terá de aceder às definições de permissão que a aplicação tem no smartphone. O objetivo é desativar na raiz as permissões de localização da aplicação.
Quando fizer isso e tentar aceder ao Snap Map, vai aparecer a seguinte mensagem:
Desta forma saberá que de facto nem o Snapchat sabe, com grande precisão, onde está, mas também não poderá ver as outras pessoas.
Tenha ainda em consideração que a desativação da localização em todo o Snapchat vai fazer com que perca acesso a algumas funcionalidades, como aos autocolantes geolocalizados.