Amazon Echo Dot: A coluna-mordomo vista ao pormenor

Enquanto as principais tecnológicas preocupavam-se em integrar os seus assistentes digitais nos dispositivos móveis, a Amazon foi obrigada a arranjar uma estratégia diferente. Afinal de contas a empresa tem pouco poder no segmento mobile, o único smartphone que produziu foi um desastre comercial e fazer o que os outros já fazem bem não é a melhor das estratégias.

A Amazon decidiu por isso incluir a sua assistente digital, a Alexa, numa coluna inteligente. Estávamos no final de 2014 e o movimento gerou alguma desconfiança pela aposta num equipamento pouco comum. Mas ao mesmo tempo a resposta inesperada da tecnológica liderada por Jeff Bezos também trouxe algum entusiasmo justamente porque era diferente de tudo.




A Amazon Echo – nome da coluna – tinha muito a provar… e provou. A Amazon nunca revelou vendas do equipamento, mas sobretudo nos EUA, está a tornar-se num gadget cada vez mais popular. De tal forma que a Google decidiu inspirar-se no conceito e atribuir os créditos à Amazon.

A Alexa, e consecutivamente a Echo, já suportam mais de oito mil comandos por voz. A Alexa agora já não existe só numa coluna, existe também em wearables e até em aplicações, como a Roger.

Basta falar para a coluna e ela vai ler-lhe as notícias, dizer como está o tempo, reproduzir a sua música preferida, chamar um Uber, fazer compras online, entre muitas outras tarefas. Um verdadeiro assistente do século XXI que está disponível no centro da sua casa.

Se a Amazon Echo parece tão promissora, o que torna então a Amazon Echo Dot especial? O preço. Na prática a Amazon criou uma coluna inteligente mais pequena, com menor qualidade sonora, mas que tecnologicamente é capaz de executar as mesmas funcionalidades da sua irmã ‘mais velha’. A melhor parte? Permite poupar mais de 100 euros. Enquanto a Amazon Echo tem um preço a rondar os 180 euros, a Amazon Echo Dot custa cerca de 50 euros.

A ideia é que os utilizadores possam ter mais do que uma Echo em casa, criando um verdadeiro sistema omnipresente de auxílio a algumas tarefas do dia-a-dia. Mas o preço baixo acaba por ser um elemento convidativo para os que querem experimentar a Echo, mas não pretendem fazer um grande investimento.

A Amazon Echo Dot está diretamente disponível num pequeno número de mercados que não inclui Portugal – ainda que seja possível comprá-la -, mas não deixa de ser um dos gadgets do ano. Está inclusive na nossa lista de sugestões de prenda de Natal.

Enquanto não recebe uma no sapatinho, pode ver a coluna ao pormenor.



Rui da Rocha Ferreira: Fã incondicional do Movimento 37 do AlphaGo.
Artigo sugerido