Análise por: Pedro Viera
Deixem-me dar um pequeno disclaimer, mas o formato TKL, ou Tenkeyless, é de longe o meu formato de teclado preferido. É mais compacto que os full size, permite-me manter as teclas F, mas retira o NumPad. Este formato de teclado faz com que tenhamos as mãos mais próximas, o que, para mim, cria uma experiência de escrita mais natural e mais confortável.
Onde comprar:
Ponto a ponto:
Especificações de topo
Vamos fazer um raio-X ao que nos traz este teclado para que fiquem já sem qualquer dúvida sobre as suas especificações.
- Dimensões: 359 x 136,5 x 38,5 mm;
- Material: Alumínio 5052 e plástico;
- Peso: 755 gramas;
- Teclas: Texturizadas em ABS com sistema de dupla injeção;
- Switches: Razer Clicky Box Optical (Purple);
- Retroiluminação: RGB Razer Chroma;
- Macros: Sim, com gravação em tempo real;
- Conexão: Cabo USB-C Fixo;
- Taxa de Sondagem: 1000 hz;
- Software: Razer Synapse 3;
- Características adicionais: Modo de Jogo, estabilizadores lubrificados e anti-ghosting.
Um teclado para o dia a dia e momentos divertidos?
Recentemente testámos o Razer Huntsman Mini e um dos pontos que ressaltámos foi o quão confortável era a experiência de escrita, e é algo que se repete no modelo que temos neste momento em teste. As teclas texturizadas em ABS criam um efeito muito similar às que são feitas em Doubleshot PBT, sempre com a garantia de que vão aguentar as mais sérias sessões de jogo e que não se vão desgastar com o tempo para os utilizadores mais intensivos. Estas são serigrafadas com tinta de soja, parte do compromisso da Razer para com o meio ambiente, e podemos afirmar que após utilização intensiva diária as teclas mantêm o mate como se tivessem acabado de sair da caixa, algo que não deixa de ser impressionante para um utilizador que sua bastante das mãos no verão, como este que vos escreve.
Além do NumPad, este Hunstman v3 X Tenkeyless também não conta com teclas multimédia dedicadas, por isso vais ter de aumentar o volume com o Fn + PgDn, ou se quiseres, tens de configurar uma macro para esse efeito. Falando em macros, a Razer faz com que seja fácil percebermos quais são as que tens ativas, pois assim que carregas na tecla Fn ficas com apenas as teclas que estão ativas e passíveis de serem utilizadas iluminadas.
A iluminação deste teclado é fantástica e faz completo uso do Razer Synapse, o córtex cerebral dos sistemas da marca, dando-te poder completo sobre tudo o que queres fazer com este periférico. A iluminação RGB é apoiada pela base em alumínio e os reflexos que cria, criando uma experiência que se integra facilmente com a iluminação que possas ter noutros elementos ou luzes do teu setup.
Temos também de vos falar dos switches que este modelo traz e que são um autêntico deleite não só pelo som, mas pela resposta que nos dão na altura de enfrentarmos os bosses mais exigentes na mais recente expansão de Final Fantasy XIV ou World of Warcraft (que ainda não saiu, mas se quiserem passear por Mists of Pandaria Remix ainda conseguem umas aventuras interessantes). Estamos a falar de switches que podem ser de dois tipos: lineares, com uma força de atuação de 38 gf e um curso de 1,2 mm; e tácteis com uma força de atuação de 55 gf e um curso de atuação de 1,5 mm, além de um clique sonoro (que é a versão que testámos).
Conseguimos facilmente perceber que este teclado tem o mesmo objetivo de um piloto de F1: ser o mais veloz interface entre os nossos dedos e os sistemas com que nos divertimos. O Huntsman permite-nos ganhar décimos de segundo ao exigir menos força e menos distância entre o nosso clique e a resposta que pretendemos, e fá-lo muito bem enquanto mantém total estabilidade. Uma das vantagens mais óbvias e mais difíceis de explicar a quem não o sente é a sensação que esta resposta sem perdas nos entrega, algo que se percebe ser destinado ao jogo competitivo. Este tipo de switches em “Box” elimina praticamente toda a perda de estabilidade que podemos encontrar noutro tipo de teclas (com interruptores MX) e isso reforça de forma muito clara a mensagem que a marca nos quer entregar.
Todas estas vantagens competitivas obviamente que se refletem no preço e fazem com que este teclado, que possa talvez ter menos coisas do que queríamos à partida, seja mais pesado na carteira na hora da escolha.
Totalmente Configurável?
O Huntsman é completamente configurável, mas 100% dependente de software, ou seja, este teclado não traz memória interna e todos os perfis que possas criar terão de viajar contigo pelo software da marca. Admito que foi algo que estranhámos, dada a possibilidade de criar macros em tempo real com a tecla FN e toda a promessa de portabilidade do teclado (especialmente para jogadores de esports). Isto faz com que estejamos totalmente dependentes do Razer Synapse 3.0 para termos connosco todas as configurações e perfis de jogo que criamos. E sim, é aqui que podemos ter acesso a toda a suite de ferramentas de interação com o teclado. Claro que o sistema nos permite fazermos praticamente tudo o que queremos, como dar uma cor individual a cada tecla ou sincronizar a iluminação por elemento do nosso setup que esteja ligado a este software, mas para nós, esta dependência afasta-nos completamente da premissa pela qual este teclado foi criado: para profissionais que vão de torneio em torneio para competir com o seu fiel aliado.
Pronto para o jogo?
Depois de se testar vários teclados, começamos a perceber cada vez mais os detalhes que nos levam a preferir uns em detrimento de outros. Neste caso, o Hunstman v3 X Tenkeyless para mim tornou-se uma substituição imediata no meu setup pelo conforto e pela experiência que me entrega. Não sou nem perto um profissional de esports, mas gosto de me divertir em momentos competitivos (para os meus colegas de equipa) em jogos como VALORANT, League of Legends e, claro, MMO’s onde cada segundo conta. E aí é onde vemos que este Huntsman brilha. Estes switches Box são a grande estrela e onde verificamos estar o “ouro” nesta compra. Para quem busca precisão e velocidade para acertar uma combinação de “cooldowns” e aumentar o DPS ao mais alto nível (sim, estou a olhar para vocês, Demonology Warlocks), o Hunstman v3 X Tenkeyless é um aliado imprescindível.
A estabilidade no toque é algo que tenho muita dificuldade em passar-vos por palavras, mas posso-vos dizer que depois de experienciar algo assim é muito difícil voltar ao reino dos comuns mortais. Tal como um bom cruzamento na área, o teclado vai ajudar-te bastante quando sentires que queres pôr os teus instintos competitivos à prova.
Porém, é impossível não reiterarmos que, de forma a manter o preço dentro do razoável para todas as vantagens que a Razer nos apresentou, houve várias decisões com as quais não conseguimos concordar ou perceber. O cabo USB-C ser fixo impede que quem queira ter um setup mais personalizado o possa fazer. A dependência do Synapse para termos acesso aos nossos perfis de jogo podem parecer coisas menores, mas acredito que para quem quer e precisa de uma ferramenta afinada para si, fazem toda a diferença.