A Dyson, marca conhecida não só pelos seus produtos, mas também pela capacidade de inovação, criou o James Dyson Award, “um prémio internacional de design que celebra, incentiva e inspira a próxima geração de engenheiros de design. Está aberto a estudantes de engenharia de design atuais e recém-formados e é administrado pela Fundação James Dyson“
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok
Com a primeira edição em Portugal a acontecer este ano, a Dyson apresentou agora o projeto vencedor: Flattie é um capacete dobrável que tem como principal objetivo a promoção da utilização do capacete, numa altura em que cada vez existem utilizadores de trotinentes e bicicletas em espaços urbanos. O capacete conta “com um forro de cortiça aglomerada tem um revestimento de poliuretano termoplástico (TPU) e as cavidades contêm fluído espessante de cisalhamento (STF), materiais que proporcionam uma proteção robusta contra impactos, mantendo a flexibilidade. Quando dobrado completamente, fica com uma dimensão semelhante a um computador portátil de 15’’“.
Criado por Gabriel Serra, “Designer Industrial e estudante de doutoramento em Engenharia Mecânica na Universidade de Aveiro“, o capacete Flattie leva para casa o prémio de €5.700 e segundo o criador a próxima fase servirá para aperfeiçoar o produto, não só ao nível de design, mas também em testes com utilizadores.
A Dyson partilha ainda que “a lista dos 20 melhores projetos a nível internacional será anunciada a 18 de outubro, e os vencedores internacionais a 15 de novembro“