Com uma boa parte da população a viver em centros urbanos, de maior ou menor dimensão, a qualidade do ar pode e deve ser uma preocupação. Seja pelos gases poluentes que vão sendo emitidos e acabam por entrar em casa, seja devido a produtos que usamos em casa que acabam por ajudar nas limpezas, por exemplo, mas fazem-nos respirar coisas menos boas. Ou então, em zonas rurais, temos pólen, que não sendo mau, algumas pessoas são alérgicas.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Para além disto temos bactérias e pó, ou até aquele cozinhado que acaba por deixar cheiro pela casa toda. A pensar em tudo isto, a Dyson criou a sua gama de purificadores de ar que, para além de purificarem o ar, ajudam a refrescar a casa nos dias de maior calor ou até a aquecer nos dias de mais frio (dependendo do modelo escolhido).
.
No Future Behind tivemos para análise o modelo Dyson Purifier Cool Formaldehyde, um purificador indicado para os meses de verão que ajuda a manter a casa livre de vários poluentes, incluindo o Formaldeído, um poluente que pode ser encontrado em alcatifas, carpetes e até pavimentos e que em grandes quantidades pode ser altamente prejudicial para a saúde Humana.
E sim, mesmo sendo ideal para os meses de verão (e dias de outono mais quentes), também pode ser usado durante o inverno para algumas funções que não propriamente refrescar a casa. Mas já lá vamos: a análise será apresentada por segmentos, tendo em conta a utilização dada ao purificador Dyson Purifier Cool Formaldehyde durante o tempo de análise nas diferentes divisões de uma casa.
Na sala
Claro que quando pensamos em algo com a palavra “cool” no nome, e que até é uma ferramenta que “faz” vento é normal que a primeira ideia que nos venha a cabeça para a sua utilização, principalmente numa sala, é a de refrescar o ar. No entanto, Dyson Purifier Cool Formaldehyde consegue ser muito mais que uma simples ferramenta para purificar o ar.
A sala onde o purificador foi colocado durante a primeira semana sempre teve um grande problema: pó. Está em todo o lado e acumula no móvel da TV, na mesa de centro, nas consolas, no PC, nos ecrãs ou nas estantes com livros… basicamente em todo o lado. E o pior do pó? É que se limpa num dia e no outro já lá está outra vez. É impressionante… uma batalha perdida, pensávamos nós.
Durante a primeira semana em que o Dyson Purifier Cool Formaldehyde esteve na sala o pó, depois limpo, demorava muito mais tempo a fazer-se visível nas superfícies. Isto acontece, principalmente, porque, enquanto o Dyson está a deitar ar, está também a puxar o ar presente na sala, passando-o pelos seus dois filtros: o primeiro filtra o ar, retendo este tipo de partículas (bem com outros poluentes), e o segundo é um filtro que serve para eliminar as partículas) de Formaldeído, transformando-as em H2O e CO2.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Para além de refrescar, ajudar com o pó e eliminar partículas que não conseguimos ver, mas que acabam por estragar o ar que respiramos todos os dias na nossa casa, o purificador da Dyson vem ainda equipado com um pequeno ecrã que nos permite ver a qualidade do ar em tempo real, a humidade presente na divisão e ainda a temperatura. Importa ainda referir, que o Dyson Purifier Cool Formaldehyde pode ser controlado através da app Dyson Link ou através do pequeno comando que vem a acompanhar o aparelho, sendo que a app permite ainda obter mais informação sobre a qualidade do ar.
Antes de passarmos para o quarto explicar que este purificador pode estar numa posição fixa ou rodar em 45, 60, 180 e 350 graus. Ah e a gata cá de casa, não se assustou com o Dyson como geralmente se assusta com outros ventiladores ou ventoinhas. Já está a valer a pena. Gato feliz, casa feliz.
No quarto
Nas noites quentes de verão, e numa casa sem ar condicionado, existe sempre alguma dificuldade em adormecer ou até a dormir descansado. Principalmente devido ao calor mas também à humidade que se pode fazer sentir. A solução até aqui tem sido o recorrer a uma torre de ventilação normal, mas nunca a consegui deixar ligada a noite toda devido ao barulho que faz a rodar ou até a deitar o tal “ar fresco”.
Com o Dyson Purifier Cool Formaldehyde as noites mais quentes durante o verão passaram a ser muito melhores. Primeiro porque o purificador consegue ser bastante silencioso e até vem equipado com um modo noturno que, para além de baixar a luz do ecrã do equipamento, vai monitorizando a qualidade e temperatura do ar para conseguir manter ambos os elementos a um nível constante utilizando sempre as definições mais silenciosas. Foi este modo que permitiu que as noites passassem a ser de descanso, e deixei de acordar constantemente com calor ou com o barulho da torre de ventilação nas noites em que me esquecia de desligar ou que era corajoso para a deixar ligada porque o calor era demasiado.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Para além deste modo noturno, o Dyson em questão vem também equipado com um modo automático que funciona mais ou menos da mesma forma: monitoriza o ar e vai ajustando o seu funcionamento de acordo com as necessidades do momento. Ah e saíram para trabalhar, mas querem o quarto (ou outra qualquer divisão da casa) fresco quando chegarem? Podem utilizar a app Dyson Link mesmo quando estão fora de casa.
Foi também no quarto a primeira vez que vimos o Dyson Purifier Cool Formaldehyde a registar um pico negativo na qualidade do ar. Quando? Quando uma das pessoas na casa se estava a preparar para sair e meteu perfume a cerca de três metros do aparelho. O registo negativo na qualidade do ar foi quase instantâneo e o Dyson, que estava no modo automático, começou logo a trabalhar com um pouco mais de força para conseguir purificar o ar à sua volta.
Na Cozinha
Aqui é fácil de perceber a utilização do Dyson Purifier Cool Formaldehyde. Quem é que nunca pensou em fazer grelhados, mas fica sempre de pé atrás porque o cheio vai acabar por invadir parte, ou até mesmo, a casa toda? É não é?
Usar o exaustor é a primeira opção, mas nem sempre funciona. Por aqui decidimos levar o Dyson para a cozinha enquanto fazíamos algo que sabíamos ir deixar algum fumo e cheiro na divisão. Dyson ligado e começamos a aventura culinária. Após cozinhar, o cheiro ainda lá estiva, mas não estava tão forte como bem sabemos que ficaria sem a utilização do purificador.
O Dyson Purifier Cool Formaldehyde não é milagroso nesta situação, mas ajudou bastante. Ajudou principalmente a evitar que o cheiro se espalhasse pelo resto da casa. Ao verificar a Dyson Link foi possível ver uma diminuição na qualidade do ar ao mesmo tempo que aumentou a temperatura da divisão durante os tempos em que estávamos a cozinhar e algum fumo e vapores foram libertados.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Sobre os testes realizados na cozinha, e noutras divisões, podemos ainda referir que os sensores do Dyson Purifier são bastante sensíveis. Sempre que algum produto de limpeza, à base de spray, é utilizado o aparelho depressa os deteta e trabalha para os eliminar do ar que respiramos.
Por fim, é aconselhável usar o aparelho com janelas fechadas, e em caso de divisões fechadas também com a porta fechada para que o ar na divisão seja, de facto, purificado. Mas voltando ao quarto (virado para o jardim): nos dias de calor é por aqui que a gata da casa sai e entra, pelo que é preciso ter a janela aberta o que pode levar à entrada não só de pó, mas também de pólen. Nesta situação o Dyson ajudou, e ajuda, mesmo com a janela aberta a que uma pessoa que sofre de alergias não tenha tanta dificuldade em estar no quarto (ou noutra divisão, claro) depois de uma tarde de janela aberta com pólen, trazido pelo vento, a entrar.
Nos dias de chuva
Sim, o inverno vai chegar. Os dias de chuva também. Por isso vamos deixar uma dica em como utilizar o Dyson Purifier Cool Formaldehyde durante estes dias, principalmente para pessoas que vivam em apartamentos, ou até casas, sem espaço para secar roupa (ou máquina para o efeito).
O purificador, ao ser utilizado na divisão que usam para ter a roupa a secar, para além de fazer circular o ar e “criar” vento, o que fará com que a roupa acabe por secar mais rápido, ajuda ainda remover os cheiros normais de detergente ou de roupa molhada caso a mesma demore algum tempo a secar.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Importa ainda referir, não sobre este modelo, mas sobre a marca que a Dyson tem também disponíveis purificadores Hot+Cool que permitem criar ar fresco como este que esteve em análise, mas também ar quente. Uma solução a pensar, caso queiram um aparelho para usar quase todos os dias do ano. E todos eles podem ser controlados através da app ou mesmo através da assistente virtual do iOS.
Considerações Finais
É difícil não recomendar o Dyson Purifier Cool Formaldehyde depois de uma tarde de calor. Para além de refrescar ajudou efetivamente a melhorar a qualidade do ar das divisões onde esteve presente. Dizemos isto não só por causa dos dados apresentados na app e monitor do aparelho, mas principalmente por causa da redução do pó nas superficiais desde que começamos a usar o aparelho.
O modelo testado foi pensado para espaços grandes, não só para casas mas também para escritórios onde, em dias normais, acabam por estar com algumas pessoas a trabalhar. O Dyson Purifier Cool Formaldehyde chegou ao mercado com o valor de €649, e pode ser adquirido diretamente no site da marca.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
O preço pode não agradar a toda a gente, é certamente um valor elevado para um aparelho que será utilizado, maioritariamente durante o verão. No entanto, é preciso ter em atenção que este modelo foi pensado para espaços grandes e a verdade é que o aparelho faz um trabalho impressionante no que toca à circulação de ar enquanto mantém as divisões frescas e com ar purificado.
Caso queiram ver uma galeria de imagens do Dyson Purifier Cool Formaldehyde, podem fazê-lo aqui. E, claro, não se esqueçam: a gata cá de casa gostou. Gato feliz, casa feliz.
N.R.: A análise foi realizada com acesso a uma Dyson Purifier Cool Formaldehyde disponibilizado pela marca.