Aspiradores há muitos, mas o que foi apresentado hoje pela Dyson merece destaque. Não porque aspira, isso todos devem fazer, mas devido à tecnologia que apresenta. O novo Dyson V15 Detect vem equipado com um laser para detectar partículas de pó que não conseguem ser vistas a olho nú.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Durante a apresentação da Dyson, dedicada ao novo aspirador bem como ao novo purificador, ficamos a perceber um pouco mais sobre o que o aparelho é capaz e como funciona. O novo Dyson V15 Detect está equipado com um laser (apenas numa das escovas) com um ângulo preciso de 1.5 graus e a apenas 7.3mm do solo, isto faz com que as pequenas partículas de pó e outros organismos sejam visíveis pelo olho humano ao refletirem a luz do laser e assim, ao aspirar, conseguimos perceber se de facto a superfície está limpa.
Mais impressionante que um aspirador com laser é o facto deste Dyson V15 Detect vir equipado com um sensor que nos diz, em tempo real, o tipo de partículas e a quantidade que foi aspirada pelo aparelho. Tudo isto é mostrado através do ecrã LCD equipado na cabeça do aspirador e funciona com auxílio de um sensor piezoelétrico que dentro do aspirador consegue medir e contar estas partículas até 15 mil por segundo.
A Dyson explica melhor: “O pó entra no aspirador e atinge o sensor piezoelétrico ao entrar no depósito e as vibrações leves convertem-se em sinais elétricos. O tamanho e a quantidade de pó são apresentados no ecrã e assim o utilizador pode saber quanta quantidade de pó o aspirador eliminou e conhecer os tamanhos das diferentes partículas“.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
O mais impressionante foi mesmo ver o Dyson V15 Detect a aspirar fumo que depois de passar pelos filtros do equipamento desaparecia já que o aspirador apenas deitava “ar limpo”… algo que nos pode deixar relaxados ao saber que o que aspiramos fica, de facto, dentro do aspirador.