AOC CU34G2XP/BK

AOC CU34G2XP/BK – Produtividade e gaming lado a lado

Quando recebi o AOC CU34G2XP/BK a ideia era ter um monitor para tarefas do dia a dia, mas que, ao mesmo tempo, pudesse ser usado para aquela sessão de jogo depois de um dia de trabalho. Painel curvo de 34” com antiglare, resolução de 3440×1440, taxa de atualização de 180 Hz e tempo de resposta de 1ms (GTG) o CU34G2XP/BK tem tudo, pelo menos no papel, para um monitor perfeito para ambos os objetivos.

Segue o Future Behind: TikTok Instagram | Facebook | X

O ecrã que estava a usar antes deste AOC CU34G2XP/BK era um ecrã de tela plana com 27”, logo é normal que a primeira coisa que tenha chamado à atenção assim que comecei a usar o monitor da AOC foi, não só a diferença de tamanho, mas também o facto de ser um ecrã curvo. Ao início foi estranho, mas a adaptação acabou por ser rápida e agora não me imagino a usar um tipo de monitor diferente. É muito mais confortável para os olhos, acabando por ser menos cansativo de usar… e para jogar? É perfeito, mais imersão e, tal como antes, menos cansativo.

Mas a melhor parte? Essa é mesmo o preço; um monitor QHD, com uma taxa de atualizaçao de até 180 Hz, curvo e tempo de resposta bastante baixo que pode ser comprado por valores a rondar os 300 euros? É mesmo este AOC CU34G2XP/BK.

Amazon EShttps://amzn.to/3VVmVPM

AOC CU34G2XP 1

Falta-lhe o HDMI 2.1

As opções de conectividade são muitas e, como é habito em monitores mais recentes, vem equipado com entradas HDMI e DisplayPort permitindo assim ao utilizador ter vários equipamentos ligados ao mesmo tempo. Conta ainda com uma saída de áudio (3.5mm), quatro portas USB e ainda uma para carregamento rápido. Ideal para mater a secretária sem carregadores.

Segue o Future Behind: TikTok Instagram | Facebook | X

Mas sendo um monitor em que o principal foco é o gaming e contando com duas entradas Display Port 1.4 esperava-se que este AOC CU34G2XP/BK viesse também equipado com HDMI 2.1, mas não. As duas entradas HDMI desta oferta da AOC são HDMI 2.0. Ok, isto não é problemático, principalmente tendo em conta o preço do monitor, mas foi o primeiro ponto que não cumpriu as expectativas.

Por aqui os testes foram feitos com dois PCs e uma consola ligada ao monitor, usando uma das entradas DP e duas HDMI e mudar de input é relativamente simples. No entanto, tal como noutros monitores da AOC, e até da Philips, os menus deixam um pouco a desejar. Embora aqui se perceba tento em conta a gama do equipamento, noutros de gamas superiores onde a experiência é idêntica fica um pouco abaixo daquilo que seria esperado.

Qualidade de imagem e um som que é o que vocês quiserem

Com vários modos para o monitor, desde FPS a Racing a cor do monitor e o seu desempenho adapta-se ao estilo de jogo, algo esperado em monitores dedicados a videojogos. O menu G-Menu, podia ser mais simples de navegar, não sendo a primeira vez que é referida numa análise a um monitor que a tecnologia vai evoluindo, mas a UX dos monitores parou ali no início da década passada.

O AOC CU34G2XP/BK conta ainda com Shadow Control, motion blur reduction, frame counter e ainda low input lag para que a experiência de jogo seja a melhor possível. Em relação à qualidade de imagem, a tela QHD porta-se relativamente bem tanto para videojogos como para reprodução multimédia. O nível de contraste de 4000:1 e um DELTA E inferior a 2 (de 0 a 100) (DELTA E é a medida usada para perceber quão boa é a representação da cor em monitores ou em impressões) permite que as cores, até as mais escuras, estejam bem representadas, não existindo grandes níveis de light bleed à volta dessas tais cores mais escuras. Um excelente resultado para um monitor desta gama.

Segue o Future Behind: TikTok Instagram | Facebook | X

A tela QHD de 34” é também, para mim pelo menos, o tamanho ideal para produtividade. Permite ter várias janelas abertas com um tamanho que permite a leitura sem grandes esforços. O tamanho, lado a lado com a curvatura da tela, fazem com que um dia de trabalho com o AOC CU34G2XP/BK seja relativamente aceitável (afinal de contas continua a ser trabalho). O monitor conta ainda com um modo de Low Blue Light, ajudando a que os olhos não fiquem tão cansados, perfeito para quem passa muitas horas no PC.

Agora, porque é que o som deste monitor é exatamente aquilo que vocês quiserem? Porque o AOC CU34G2XP/BK não tem speakers. Ou seja, ao custo do monitor terão que adicionar X euros para o vosso próprio output. Sejam headphones conectados ao PC ou à saida de áudio do monitor, colunas ou uma soundbar… a escolha é vossa.

new rating recomendados2

Considerações finais

O AOC CU34G2XP/BK é uma boa escolha quando olhamos para a relação entre a qualidade e o preço. Claro que lhe faltam algumas coisas, sendo a principal os speakers, mas é normal que acabe por ter que existir algumas cedências para se continuar a ter uma excelente tela num monitor que não custa umas largas centenas de euros.

Segue o Future Behind: TikTok Instagram | Facebook | X

Caso já tenham colunas, soundbar ou um headset e estejam a procurar um monitor para as vossas sessões de jogo e até de trabalho, esta oferta da AOC é algo que tenho que recomendar. Não se vão arrepender.