Está calor e com as temperaturas mais altas é necessário ter alguns cuidados para ter a certeza que conseguimos estar o mais confortáveis, e saudáveis, possível durante os dias em que as temperaturas ultrapassam em muito os 30ºC, chegando mesmo a ultrapassar os 40ºC em algumas zonas de Portugal.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok
Para além de ser importante beber bastante água para manter o corpo hidratado, é também importante seguir algumas rotinas em casa para manter o espaço o mais fresco possível para assim conseguir ter o máximo conforto possível, naquele que para muitos ainda é o local de trabalho.
Algumas das dicas que se seguem são mais fáceis de seguir que outras, pelo que o ideal é perceber quais conseguimos concretizar e assim manter a casa o mais fresca possível:
- Abrir as janelas de manhã e ao fim do dia, mantendo-as fechadas durante as horas de mais calor, idealmente com as persianas ou cortinas fechadas para bloquear a entrada de calor.
- Tentar manter os eletrodomésticos ligados apenas quando necessário, principalmente em espaços mais pequenos.
- Trocar lâmpadas incandescentes por LEDs, para além de consumirem menos energia, geram também menos calor.
- Janelas de vidro duplo, com isolamento térmico, são úteis durante o inverno mas também durante o verão, já que isolam a habitação de forma mais eficiente.
- Se possível, verifica os isolamentos das portas e janelas. Nas portas, caso estejam a alguma distância do chão podem sempre usar um “chouriço” (ou uma toalha) para isolar a entrada de calor.
- Caso exista espaço, podem decorar a casa com plantas altas perto das janelas, para alem de fazerem sobra ajudam a manter a casa fresca. Em casas com varanda, podem usar as mesmas para ter plantas, mais uma vez criam sombra e ajudam a controlar a temperatura da casa.
- Ao cozinhar, nos dias de calor, opta por refeições que evitem o uso de fogão e forno. Saladas e comidas frias ajudam a refrescar o corpo e podem mesmo acabar por ser mais saudáveis… e consegues evitar produzir calor ao usar equipamentos com o forno e o fogão.
- Caso trabalhes de casa, usa um ventilador na divisão onde tens os equipamentos informáticos. Um computador ligado durante o dia acaba por gerar bastante calor.
- Evita banhos e duches demorados ou com água muito quente. Podem saber bem, mas vão aquecer a casa.
No mercado existem ventiladores que para além de refrescarem a casa ajudam a purificar o ar e que, para além disso, conseguem ainda ser controlados para diferentes temperaturas e até através de aplicações mobile. Um desses exemplos é o Dyson Purifier Cool Formaldehyde, a posta da Dyson para ventiladores premium.
Lê a nossa análise ao Dyson Purifier Cool Formaldehyde
A marca tem também outras soluções, mais pequenas, que ajudam a refrescar a casa e alguma delas até podem ser o investimento para o inverno já que produzem não só ar frio mas também ar quente… podendo ser uma boa solução para controlar a temperatura em espaços sem ar condicionado