Uma das experiências de realidade virtual mais conhecidas chama-se Tilt Brush e foi desenvolvida pela Google para os HTC Vive. Na prática é uma ferramenta que permite aos utilizadores fazerem pinturas virtuais e a três dimensões. Pode sempre ver este vídeo para perceber melhor no que consiste.
Ainda não é certo por que motivo a Google não lançou o Tilt Brush nos Oculus Rift, mas a Oculus decidiu que estava na hora de ter a sua própria ferramenta criativa.
Em 2015 e fruto de uma hackathon, nasceu a Quill, uma ferramenta de desenho com um estilo de arte muito próprio.
Agora sabe-se que a versão de testes da experiência vai ficar disponível para todos os utilizadores dos Oculus Rift no dia 6 de dezembro, escreve o Engadget. Um dos aspetos positivos deste lançamento é que Quill será uma ferramenta gratuita.
Agora a grande contrapartida: a única forma de os utilizadores poderem trabalhar com a Quill é tendo os Oculus Touch, os controladores dedicados para os óculos de realidade virtual do Facebook.
Os Oculus Touch chegam justamente no dia 6 de dezembro ao mercado, mas implicam um investimento de quase 200 euros. Ou seja, apesar de ser gratuita, a experiência Quill só poderá ser testada por quem tiver os controladores dedicados.
A versão definitiva de Quill só será lançada no início de 2017, refere a Oculus.