VRR chega à PlayStation 5 esta semana. Quais os jogos que vão suportar a tecnologia?

Foi através do blog oficial da PlayStation que Hideaki Nishino, Senior Vice President para Platform Experience, anunciou que a tecnologia Variable Refresh Rate (VRR) vai começar a ser lançada na PlayStation 5 durante esta semana. A VRR chega a jogos como Call of Duty: Vanguard e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, mas não só.

A tecnologia VRR faz, em TVs e monitores compatíveis quando ligados à PlayStation 5 através de HDMI 2.1, com que a refresh rate seja automaticamente atualizada para que o monitor esteja a “entregar” o mesmo número de frames por segundo que a consola, evitando assim a criação de artefactos e transformando a experiência em algo muito mais suave.

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Por exemplo, com VRR, se o jogo estiver a entregar 50Hz o monitor vai atualizar para 50Hz, se o jogo estiver a entregar 70Hz o monitor (caso tenha essa capacidade) vai atualizar para 70Hz, estando sempre ao mesmo nível do que está a ser entregue pelo jogo.

Por agora são estes os jogos que vão receber uma atualização para passarem a suportar VRR:

  • Astro’s Playroom
  • Call of Duty: Vanguard
  • Call of Duty: Black Ops Cold War
  • Destiny 2
  • Devil May Cry 5 Special Edition
  • DIRT 5
  • Godfall
  • Marvel’s Spider-Man Remastered
  • Marvel’s Spider-Man: Miles Morales
  • Ratchet & Clank: Rift Apart
  • Resident Evil Village
  • Tiny Tina’s Wonderlands
  • Tom Clancy’s Rainbow Six Siege
  • Tribes of Midgard

Como ativar a Variable Refresh Rate (VRR) na PlayStation 5?

Com a atualização a chegar nos próximos dias a todas as PlayStation 5 basta que os jogadores tenham a sua consola ligada à internet para receber a atualização e a tecnologia VRR será automaticamente ativada caso estejam a usar uma ligação HDMI 2.1 numa TV ou monitor compatível.

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Para além disso, no menu “Ecrã e vídeo” podem desligar a VRR e ainda escolher ativar a tecnologia para jogos que não estejam otimizados para tal. Explica a PlayStation que optar por esta opção poderá aumentar a qualidade de imagem em alguns jogos… caso não resulte ou apresente resultados contrários basta desligar.

Crédito: PlayStation
André Oliveira Santos: Licenciado em comunicação, a trabalhar em fotografia. Sempre tive um gosto especial e uma grande paixão por gadgets, videojogos e novas tecnologias no geral.
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