A Santa Monica Studio revelou, através de um artigo no PlayStation Blog, algumas das opções de acessibilidade que introduziu em God of War Ragnarok e a maneira que redesenhou a interface do utilizador para dar mais flexibilidade ao jogador na maneira que pode abordar e interagir com o jogo.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Algumas destas opções transitaram de God of War de 2018 e outras são totalmente novas:
Sprint Auto Sprint
- Quando ativo, basta pressionar o analógico numa direção por um curto período de tempo para começar a sprintar automaticamente.
Persistent Dot
- Pode ser introduzido um ponto no centro do ecrã, de três tamanhos à escolha e sete cores diferentes.
Aim Style
- Podemos escolher entre pressionar o botão ou ligar e desligar a posição de mira.
Block Style
- Podemos escolher entre pressionar o botão ou ligar e desligar a posição de defesa.
Novo em God of War Ragnarok
Foram melhorados os sistemas de legendas e de legendas ocultas, permitindo mais personalização neste campo. Poderemos alterar o tamanho e cores das legendas à nossa maneira.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Existe também a possibilidade de mostrar ou esconder os Speaker Names, ou seja, mostrar nas legendas quem está a falar.
Subtitle and Caption Background Blur
- Foi incluída a opção que permite desfocar o fundo atrás das legendas para que possam ser mais destacadas em cenas mais complexas.
Subtitle Background
- Foi incluída a opção para escurecer o fundo atrás das legendas para se lerem melhor em alguns ambientes, como a neve.
Direction indicator
- Existe a opção de ter um ícone no ecrã para mostrar de onde vem o som. Também para ajudar nos puzzles em que o som tem um papel preponderante.
Uma das opções mais pedidas em God of War volta e com mais opções, tamanho de texto e dos icones.
O remapeamento dos controlos também vai ser possível e para além de haver vários presets predefinidos para o jogador escolher, mas os botões do comando vão poder ser trocados um por um.
High Contrast Mode
- Este novo modo deixa aplicar cor aos objetos, como inimigos e outros personagens bem como uma variedade de tipos de itens. Como outra opção podemos retirar a saturação do fundo para aumentar o contraste. A customização deixa escolher a palete de cores que serve melhor ao jogador.
Vamos também encontrar acessibilidade nas assistências ao navegar pelo mapa.
Navigation Assist
- Este sistema de navegação da câmara deixa-nos orientados para o objetivo marcado no nosso compasso. Quando não estamos em combate, pressionamos este botão e irá orientar-nos para o próximo objetivo.
Travel Assistance
- Saltar e subir plataformas entre outras formas de ultrapassar obstáculos no cenário podem ser automatizados baseado na direção que pressionamos.
Audio cues
- O estúdio juntou som a certas ações para que apenas com o áudio, o jogador entenda o que terá de fazer. O volume destes sons podem ser ajustados separadamente.
O Santa Monica Studios refere ainda que estão comprometidos em melhorar a acessibilidade e personalização do jogo e que mais notícias estão para chegar. God of War Ragnarok chega ainda em 2022 às consolas PlayStation 4 e PlayStation 5.