The Outer Worlds – Murder on Eridanos

Análise The Outer Worlds – Murder on Eridanos

Em 2019, a Obsidian lançou The Outer Worlds e foi um RPG que surgiu num momento oportuno para um título desta natureza, já outros títulos do género eram escassos ou foram lançados com receção negativa, como Fallout 76. Resta saber que tipo de impacto The Outer Worlds pode ter no futuro, mas antes de chegarmos a esse ponto, temos o mais recente DLC, Murder on Eridanos.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Sentimos que Peril on Gorgon, o DLC anterior, era bom quando o analisámos no passado. A experiência parecia um tanto vazia e solitária enquanto vagueávamos por localizações abandonadas, e passávamos a maior parte do tempo a matar marauders e os mais estranhos inimigos que eram apenas criaturas nativas dilaceradas pela radiação. Enquanto Peril on Gorgon não explorou tanto o lado dos NPC e o contexto do diálogo, uma componente muito forte em The Outer Worlds, ainda bem que este não é o caso de Murder on Eridanos. Aqui, a popular atriz de televisão Halcyon Helen foi assassinada num dos hotéis mais chiques da colónia, cabe-nos determinar quem é o culpado.

.

Foi o mordomo?

Um mistério sobre um assassinato que se encaixa perfeitamente no molde de The Outer Worlds, com vários personagens carismáticos que agem como potenciais suspeitos do crime. Temos o namorado não muito inteligente, o colega extravagante e ciumento, o agente da polícia muito reservado sobre tudo, entre muitas personagens que vamos encontrar em Eridanos. Onde o DLC anterior dava mais foco em na exploração e combate, esta segunda oferta fará com que passemos o nosso tempo a investigar os culpados, desencantar possíveis motivos para o crime, encontrando pistas como um detetive.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Enquanto trabalhamos para desembrulhar o imbróglio que leva ao assassino de Helen, descobrimos que há algo maior em jogo. A revelação de um novo refrigerante, conflitos com patrocínios, disputas contratuais, que vai dar sempre ao tema central de The Outer Worlds, a sátira corporativa que vemos em todo o jogo.

The Outer Worlds – Murder on Eridanos

Bem-vindos a Eridanos

A nova localização de Eridanos é bastante imaginativa na sua estética. Definitivamente, é um lugar mais agradável para explorar em comparação com os lugares sombrias que encontrámos em Gorgon, mesmo que ambas as estéticas sejam funcionalmente adequadas para a sua localização. De qualquer forma, estamos num de resort de luxo, um conjunto de várias ilhas flutuantes ligadas por pontes e sempre com muita cor espalhada pelos cenários.

Eridanos é também um DLC bastante longo, deve-se em ao fato de ter vários NPCs para encontrar e conversar, enquanto tentamos descobrir o que exatamente aconteceu na noite do assassinato de Helen. O enredo direciona-nos para mais sequências de combate conforme nos aproximamos do fim, mas há mais equilíbrio entre as batalhas e o diálogo desta vez.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Infelizmente, em relação à oferta em missões secundárias, Murder on Eridanos é mais fraco que as outras partes do jogo, sendo muito diretas para o que estamos habituamos neste género de RPGs. Esta natureza destas missões é algo trazido do DLC anterior e até mesmo do jogo principal, onde parece que muitas delas exigem uma tarefa bastante simples para ser concluída com muito pouco a acontecer no contexto da tomada de decisão e como estas podem ser mais complexas e ter consequências duradouras como na campanha principal.

Algo que não podemos deixar passar é a fraca qualidade técnica do jogo nas consolas. Tempos de carregamento monstruosos que por vezes parece que estamos mais tempo entre ecrãs de loading do que jogo jogado, carregamento muito demorado de texturas, uma lista de pequenas coisas que adicionadas vão saturando quem já tem muitas dezenas de horas em The Outer Worlds.

Considerações finais

The Outer Worlds – Murder on Eridanos é um DLC de tamanho considerável que nos mostra como se faz bem uma história de mistério e assassinato. Todo o talento nos diálogos que a Obsidian já nos habituou nos seus jogos e no jogo base, fazem com que queiramos explorar e expandir todas as ramificações desta aventura, mesmo que as missões secundárias sejam fracas e existam ainda bastantes falhas técnicas que por vezes nos faz querer largar o comando.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Mas para quem é fã do jogo e deste género de RPG é uma oferta a qual não podem deixar passar.


+ Eridanos é uma localização imaginativa
+ Bem escrito e interpretado
+ Para DLC ainda conseguimos tirar algumas horas de jogo

– Problemas técnicos
– Missões secundárias fracas

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

N.R.: A análise a The Outer Worlds – Murder on Eridanos foi realizada numa Xbox One com acesso a uma cópia do DLC, gentilmente cedida pela Best Vision PR