Story of Seasons: A Wounderful Life – Análise

A Marvelous Games continua a sua série Story of Seasons com o recente lançamento de A Wounderful Life que chegará aos amantes de jogos de simulação farming no dia 27 de junho, com lançamento marcado para Nintendo Switch, PC, PlayStation 5 e Xbox Series X | S.

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Neste novo jogo da franquia de Story of Seasons, a nossa personagem está responsável por concretizar o sonho do pai: ter uma fazenda própria, com múltiplos animais e uma abundância de alimentos e plantas. Tudo isto com a ajuda do amigo, Takakura. Story of Seasons: A Wonderful Life segue o mesmo ritmo que outros jogos da franquia – embora o objetivo principal seja suceder como fazendeiro, é importante construir relações com os habitantes de Forgotten Valley.

Dependendo do esforço, certas relações podem levar a casamentos e a novas gerações com o poder de decidir as próprias carreiras.

Após os primeiros dias, a rotina torna-se fácil: depois de brincar um pouco com o cão que me foi dado nos primeiros momentos de jogo, é importante começar o dia a tomar conta dos animais ou da plantação que fui criando. Os animais vão precisar de comida, atenção e é importante aproveitar os produtos que nos dão, por exemplo: vacas darão leite e ovelhas darão lã. A qualidade destes produtos é dependente da vossa relação: quanto mais afeto e cuidado derem, melhor será a qualidade, e o preço pelo qual o poderão vender. Enquanto jogava, reparei que a energia da minha personagem não mudava muito (praticamente nada) quando tomávamos conta dos animais, mas baixava rapidamente quando era necessário regar as plantas, algo que poderá, para tornar o jogo mais justo, ser ajustado antes do lançamento de Story of Seasons: A Wonderful Life.

Várias vezes, a energia não era suficiente para tomar conta de todas as plantas em cerca de 20 espaços. Para resolver este assunto, é importante terem recursos suficientes para criar receitas e aumentar a vossa energia, porque senão, o vosso dia acaba às 10 da manhã e a vila tem muito mais para oferecer e explorar.

Se tiverem energia suficiente após completarem as tarefas na fazenda, Forgotten Valley oferece uma plenitude de atividades: pescar, escavar relíquias no espaço arqueológico, aproveitar os festivais ou, simplesmente, conversar com os habitantes da vila e quem sabe, descobrir a vossa cara-metade.

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Story of Seasons: A Wonderful Life é focado não só na fazenda, mas nas relações familiares. Para além da fazenda ser o sonho do vosso pai, Takakura é bem claro quando vos diz no vosso segundo dia: eu começava a conhecer os habitantes para decidires com quem queres casar, era importante isso acontecer no fim do teu primeiro ano! Tal como em outros jogos, incluindo dentro da mesma franquia, ganhares o afeto dos habitantes (e potenciais futur@s cara-metade) é exigente. Sugiro que não se fiquem pelas conversas diárias, mas que descubram também importante os presentes favoritos dos vossos sortud@s e apostarem nisso frequentemente.

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Uma das vossas primeiras escolhas em Story of Seasons: A Wonderful Life é o vosso animal de estimação. Takakura apresenta-vos duas hipóteses e após escolherem o vosso favorito, é importante dar um nome! Todos os vossos animais irão precisar de nome, por isso comecem a preparar ideias!

Takakura também vos irá apresentar um cavalo e vocês podem escolher a cor e o nome. Ter um cavalo é das melhores maneiras de andar pela vila! Super rápido e bastante divertido quando saltam troncos caídos, etc. O vosso estábulo pode rapidamente ficar cheio com vacas de diferentes raças e ovelhas, por isso escolham bem as vossas hipóteses, especialmente se querem receber produtos diversos para receitas ou futuras vendas.


Algo diferente em Story of Seasons: A Wonderful Life é a ausência de uma loja, onde podem comprar as sementes e outros produtos. Neste jogo, terão que se deslocar à fazenda de um NPC com o nome de Vesta e comprar os artigos. Às vezes conseguem comprar enquanto a personagem está a tomar conta da plantação, mas outras vezes essa opção não aparece e têm que entrar em casa dela e pedir a um dos filhos para vos ajudar.

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Para evoluir as vossas ferramentas, terão que esperar pelo Van, um NPC que aparece duas vezes por mês na vila e traz sempre produtos diferentes. Contudo, não precisam de saber isto tudo à primeira! No vosso primeiro dia, Takakura oferece-vos uma tour pela vila e introduz-vos a todos os habitantes. Podem escolher não fazer esta tour, e conhecerem o espaço e pessoas no vosso tempo, mas desta forma poderão perder informação importante para o jogo, tal como saber quem vende o quê e a que horas.

Grande parte da informação necessária para saber o que fazer estará disponível no livro do Takakura, que inclui todas as notas relevantes para não se sentirem perdidos. Mas queremos incluir umas notas extras:

  • Para ter a certeza que os vossos animais não passam a noite ao relento, é importante tocarem o sino para eles descansarem dentro dos respectivos estábulos.
  • A venda de produtos é feita na caixa amarela e tudo o que comprarem será recebido numa caixa azul. Tudo isto está localizado ao pé da vossa nova casa.
  • Adquirir novos animais ou expandir o que têm é feito através do ledger que está ao pé da caixa amarela.
  • É importante visitarem os spirits diariamente para aprenderem novas receitas.
  • Independentemente da atividade que estiveres a fazer, assim que um dos novos animais que comprares chegar, o Takakura chama-te para o estábulo para lhe dares nome e após a tua decisão, a tua personagem irá aparecer em frente ao estábulo.
  • Dentro de casa irás encontrar um rádio, através do qual poderás escolher a tua música de fundo no jogo. Se quiseres mais opções, terás que te focar na tua relação com Gustaf, o músico da vila.

Embora o jogo tenha bastante para oferecer, há certas situações que ainda não compreendo, sendo a principal o gasto de energia e como este é calculado. Como é referido acima, tomar conta dos vossos animais é bastante ligeiro, mas a vossa personagem não tem energia suficiente para regar as plantas diariamente (sabendo que algumas plantas precisam de ser regadas duas vezes por dia!). Explorar o local arqueológico é relativamente ok, e pescar não gasta energia nenhuma de todo.

Considerações Finais

Story of Seasons: A Wonderful Life é exatamente aquilo que esperava: um jogo simples de entender, podendo levar a um estado de calma para fãs de rotina e farming simulators. É particularmente interessante como o jogo introduziu novas atividades, tal como o local arqueológico, para diversificar a rotina e as preferências de vários jogadores. Embora Marvelous Games precise de explicar ou analisar certas características, A Wonderful Life promete ser mais um clássico dentro do género.

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Story of Seasons: A Wonderful Life dia 27 de junho, com lançamento marcado para Nintendo Switch, PC, PlayStation 5 e Xbox Series X | S.


+ Novas atividades introduzidas na série
+ Podemos ter um cão como animal de estimação!
+ Mundo parece mais extenso que nos jogos anteriores

– Energia consumida não faz sentido em maior parte dos casos
– Alguns problemas durante a venda de produtos

N.R.: A análise a Story of Seasons: A Wonderful Life foi realizada numa Nintendo Switch com acesso a uma cópia do jogo cedida pela Marvelous Europe.

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