Smart Garden 3 – A melhor forma de ter morangos na sala

Existem várias etapas nada vida, uma delas é quando somos adultos o suficiente para querer ter salsa ou outra qualquer erva aromática a crescer na cozinha. Com a pandemia que ultrapassamos há uns anos também existiram aqueles que se dedicaram a cultivar os seus próprios ingredientes para uma salada ou até quem subiu de patamar e tentou plantar morangos. Se passaram ou acham que vão passar por qualquer uma destas etapas, o Smart Garden 3, da Click And Grow, é para vocês.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

O que é? É provavelmente a forma mais fácil de ter vegetais a crescer em casa sem terem o receio de que depois de se esquecerem de lhes dar água durante uns dias eles deixem de estar próprios para consumo. Estes Smart Gardens estão para a horticultura como a Dolce Gusto está para o café… não precisam de ser entendidos na área para conseguir um bom resultado.

Desde tomates, morangos, salsa, coentros, alface, ervilhas… ou até flores. Na verdade, é o que quiserem, já que a Click And Grow também disponibiliza os pequenos pods (sim porque é mesmo como uma máquina de café, mas já lá vamos) sem sementes para que possam fazer crescer o que quiserem.

Onde comprar:

Com funciona o Smart Garden?

Na verdade, é relativamente simples, funciona mesmo como uma máquina de café com cápsulas. Talvez sejam necessários ainda menos passos já que não existem botões para carregar e não precisam de descalcificar a cada X utilizações.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

Antes de começarem cada um dos passos é importante escolherem o tipo de Smart Garden que querem, por aqui a escolha foi o Smart Garden 3, que tal como o nome indica dá para 3 pods em simultâneo e é, de toda a oferta, o que ocupa menos espaço. No entanto, a Click And Grow têm outras opções caso achem que três não é suficiente ou caso queiram mesmo ter uma destas alternativas no vosso restaurante:

  • Smart Garden 9 & Smart Garden 9 Pro – Ambos dão para 9 pods, a grande diferença está no facto da versão Pro ser controlada por uma app onde podem regular as luzes e onde conseguem até criar o próprio “horário” para as mesmas.
  • The Click And Grow 25 – Ideal para quem quer ter sempre vegetais frescos em casa, ciclos de 5 semanas com colheitas semanais. Esta pequena horta interior também é controlada pela app
  • The Smart Garden 27 – Na verdade, são 3 Smart Garden 9 com um stand. Ideal para casas onde a produção de vegetais ou plantas se quer maior.
  • The Wall Farm Indoor Vertical Garden – Um verdadeiro jardim interior com a possibilidade de ter 51 plantas a crescer ao mesmo tempo. Perfeito para escolas, restaurantes ou para verdadeiros entusiastas da jardinagem.

Qualquer uma destas soluções tem como base os mesmos passos, ao receber os pods basta escolher os que queremos colocar no smart garden, colocar um pod em cada um dos compartimentos, colocar água e ligar. A partir daqui o jardim faz quase todo o trabalho, basta colocar agua sempre que notarem que o reservatório (que aguenta algumas semanas sem precisar de se preocuparem) está a ficar vazio e esperar para ver as plantas a começar a crescer.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

As luzes do smart garden, que funcionam em ciclos de algumas horas durante o dia, juntamente com pequenas tampas de plástico transparente vão criar o ambiente perfeito para que as plantas comecem a germinar e crescer. Por aqui os três pods com manjericão começaram a mostrar as primeiras folhas passado pouco mais de uma semana e agora, um mês depois, as plantas continuam a crescer a bom ritmo.

Mas a magia não é apenas a luz e água: cada um dos pods é desenvolvido para que as plantas tenham a quantidade ideal de oxigénio e nutrientes para que se desenvolvam sem precisar de qualquer tipo de aditivos… podem ter a certeza que qualquer coisa que cultivem com o Smart Garden 3 vai ser totalmente biológico.

Onde é que posso usar o Smart Garden?

Não importa se vivem numa grande cidade, num prédio, numa vivenda ou se têm muita ou pouca luz em casa. O Smart Garden da Click And Grow foi desenhado para ter os mesmos resultados em qualquer local ou divisão da casa.

A melhor parte? Para além de terem os pods sem sementes, onde podem plantar o que assim entenderem, a marca disponibiliza ainda mais de 75 plantas diferentes e um serviço de subscrição para que os vegetais nunca faltem na vossa alimentação, ou que as plantas estão sempre prontas a dar alguma cor à casa.

Tudo isto durante 365 dias por ano onde, para ter a plantação ativa, só precisam de se preocupar em ir adicionando água e ter a certeza que o jardim está sempre ligado à corrente elétrica.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

A app que serve para controlar alguns dos equipamentos, pode ainda ser usada para adicionarem cada um dos vossos jardins e as plantas que estão a cultivar para assim ficarem a saber mais sobre as mesmas, do que precisam para crescer de forma saudável e ainda para estimar o consumo de água de cada um dos jardins (caso não sejam as versões com Bluetooth onde o controlo é muito mais personalizado).

Por fim, importa referir algo muito importante: o Smart Garden 3 permitiu-me fazer algo que nunca tinha alcançado, fazer crescer plantas que de facto vão ser usadas na minha alimentação. Anteriormente, qualquer uma das minhas tentativas (dentro e fora de casa) acabaram a correr mal… não tenho aquele green thumb, mas agora com o Smart Garden não preciso.

Este artigo contém links que podem levar o Future Behind a ganhar uma pequena comissão

André Oliveira Santos: Licenciado em comunicação, a trabalhar em fotografia. Sempre tive um gosto especial e uma grande paixão por gadgets, videojogos e novas tecnologias no geral.
Artigo sugerido