Razer Kaira Pro PS5 – Análise

A Playstation 5 oferece no seu hardware e características muitas formas de enaltecer a experiência do jogador. As mais notáveis são o 3D áudio e o feedback háptico e o Razer Kaira Pro PS5 traz estes dois conceitos de mão dada para promover a imersão na PS5. Por causa destas inclusões este headset é um dos melhores equipamentos para usar no sistema.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Em termos de material, o Kaira Pro é bastante apelativo. Drivers de titânio de 50mm, os auscultadores são em napa, led’s com o símbolo da marca e o microfone híper cardioide unidirecional. No entanto o que se destaca são os drivers HyperSense que nos trazem o feedback háptico em cada um dos auscultadores. Sentimos a vibração trabalhar em frequências de som especificas, normalmente o bass e resulta não só com jogos, mas com música, filmes e séries de televisão se estivermos ligados a uma PS5 ou PC. O nível de intensidade é regulável ao carregar num botão no auscultador direito.

O Kaira Pro usa Bluetooth e traz consigo um adaptador wireless USB-C 2.4GHz para se ligar aos mais diversos dispositivos. Conseguimos fazer chamadas telefónicas enquanto ligados por Bluetooth enquanto o áudio do jogo continua a tocar por wireless. O adaptador funciona também com os dois cabos USB que vêm na caixa. Um é USB-A macho para USB-C macho e o outro é USB-B macho para USB-C fêmea.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Foi com este adaptador que tive problemas ao ligar à PS5. O adaptador tem uma forma muito sóbria e ao ligarmos diretamente na consola (a entrada USB-C é na parte frontal da PS5), esteticamente não fica mal e parece que foi feito mesmo para isso. Mas ao ligar o headset tive problemas de lag no Dual Sense e não sabia o porquê de tal acontecer. Só ao fim de trocar ideias com amigos é que em vez do adaptador ficar ligado diretamente na consola, ligar a um dos cabos fornecidos na caixa e esse cabo sim, ligar ao USB da consola. Não é uma solução ideal esteticamente, que fica mais um cabo pendurado na nossa PS5. Parece-me estranho esta versão dos Kaira Pro ser para a PS5 e depois uma ligação simples plug and play dar este problema. Fiquei a pensar que seria a carga elétrica que passa na entrada USB-C da consola que pode interferir com o sinal wireless.

De salientar o feedback rápido do suporte técnico da Razer, que após fazer uma questão no Reddit, fizeram de tudo para me ajudar a debelar a situação em interações muito rápidas, nunca esperei muito para obter resposta deles. Mesmo que não tenham resolvido a situação, é de louvar o suporte que tive.

O som à vossa escolha

Cinco perfis de som vêm disponíveis no Kaira Pro: Default, Amplified, Enhanced Bass, FPS e Custom que dá para configurar. O Default é o mais balanceado deles todos, Amplified amplifica como diz o nome, o treble e o bass ficando o som mais completo. Enhanced Bass é explicito no que faz e o FPS parece que conseguimos detetar melhor os sons mais suaves, talvez para que nos jogos consigamos ouvir melhor em nosso redor.

O Custom é personalizável e podemos ajustar o perfil como quisermos através a aplicação para smartphone Razer Audio.

Relativamente à duração da bateria, a marca refere que com os led’s Chroma e o feedback háptico ligados, o headset pode durar até 11 horas até precisarem de carregamento. Com estas características desligadas podem ir até às 50 horas com uma única carga sendo que demoraram cerca de 4 horas a carregarem completamente.

O Kaira Pro tira todo o partido do sistema 3D áudio da PS5 em conjunto com o feedback háptico dentro do headset.

Testei vários jogos, Horizon Forbidden West, Returnal, GT7 e Elden Ring e devo dizer que é uma experiência formidável. Os sons mais graves que geralmente geram mais tensão no jogador, são acompanhados de vibrações que coincidem com a ação e com a vibração do Dual Sense criando momentos inesquecíveis. Em Elden Ring por exemplo, ao entrar numa zona de boss, inicia sempre uma música orquestrada épica com o intuito de nos sentir mais tensos e com medo do que se avizinha, sentimos a forte vibração nos auscultadores e aquele nervoso miudinho instala-se ainda mais rápido.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Em GT7, dá para ouvir a aproximação dos carros na pista e em Horizon Forbidden West, sentimos todo o poder dos Kaira Pro ao combater um Thunderjaw. Estes pequenos momentos agigantam-se com o poder da vibração. Até a ver televisão, filmes e ouvir música, sentimos esta característica e torna o entretenimento melhor.

O microfone híper cardioide não é topo de gama, mas cumpre os requisitos, apanha bem a nossa voz e depois de alguns ajustes ao falar com uns amigos, fica bem calibrado. Mas podia ser mais longo o micro, ficando na sua total extensão, apenas no canto da boca. Devia ser mais extenso para nosso conforto.

Estética e conforto

O Razer Kaira Pro PS5 combina muito bem com a vossa consola da Sony, não fosse ele desenhado especificamente para tal. Com o suporte de cabeça em branco e o preto dos auscultadores, é semelhante no esquema de cores aos outros equipamentos da PS5 e o símbolo da Razer iluminado pelos led’s, que podem ser de várias cores (controlado pela aplicação do smartphone), mas se deixarmos em azul, ficam sem tirar nem por um equipamento “feito” para a PS5.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

São extremamente confortáveis já que ao regular para o nosso tamanho, eles apertam na cabeça, mas não em demasiado e sentindo-os seguros por qualquer ação repentina que façamos. Claro que ao fim de umas horas ao usar, podemos sentir alguma pressão, mas nada que se sinta demasiadamente desconfortável.

Ainda sobre o design, a única coisa que posso apontar que poderia estar melhor organizado são a quantidade de botões que os auscultadores possuem para a rápida interação do jogador com o equipamento. Os primeiros tempos podem ser confusos, mas a habituação é rápida porque precisamos de saber onde mexer para aumentar ou diminuir a vibração, regular o volume e emparelhar o headset com outros dispositivos.

Considerações finais

Se têm uma PlayStation 5, os Razer Kaira Pro PS5 são do melhor que podem ter para vos acompanhar nas vossas aventuras. A imersão que o feedback háptico nos traz para além da qualidade de som tornam este equipamento difícil de não aconselhar para quem leva a qualidade a sério. Em conjunto com os diferentes perfis de som e o seu design estético, o Kaira Pro está no topo dos headset a recomendar.


+ O software Hypersense que nos traz a vibração háptica
+ Bateria que dura bastante consoante o que temos ligado
+ Qualidade de som
+ Estética que combina com a consola

– O microfone podia ser maior e melhor
– Não traz cabo jack para ligar ao comando
– Problemas com o adaptador Bluetooth ao ligar na consola diretamente

N.R.: A análise aos Razer Kaira Pro PS5 foi realizada numa PlayStation 5 com acesso a uma unidade do headset cedida pela Razer ES.

Artigo sugerido