Texto por: Pedro Vieira
É sempre complicado responder à mítica pergunta “podes-me recomendar um teclado?”. Escolher um teclado implica vários detalhes: Qual o tamanho? Que tipo de switches? Qual vai ser a utilização que lhe vais dar? Qual o layout que preferes? Entre, claro, toda uma miríade de detalhes que os entusiastas da área poderão recomendar.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok
Hoje, o teclado que vos trazemos é o Razer Huntsman Mini. Não é um teclado que saiu a semana passada, mas continua a ser uma forte aposta para quem prefere um teclado compacto, portátil e que se adapta bem a qualquer situação, chega agora também ao mercado com a adição do layout em Português. O Huntsman Mini tem um formato de 60% (ou seja, contamos só com o essencial, não temos nem setas, nem as teclas F, nem o numpad), o que o torna perfeito para quem gosta de ter um teclado para levar consigo para o trabalho, uma LAN party ou para quem prefere um look mais minimalista em cima da secretária. Este modelo tem uma conexão USB-C destacável, o que facilita ainda mais a sua portabilidade e personalização para quem gosta de utilizar cabos personalizados.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok
A versão que recebemos para análise traz os famosos Purple Switches da Razer, que não só dão um feedback audível e tátil a cada vez que pressionamos uma das teclas, mas também são incrivelmente precisos, tendo o seu ponto de atuação assente nos 1.5mm (como reportado pela própria Razer). Mas aspetos técnicos à parte, utilizar este teclado tem as suas nuances. O tamanho mais compacto pode não ser confortável para quem tem mãos grandes e, para muitos, implica uma curva de aprendizagem, especialmente com a perda das teclas de setas (que foi o meu caso) ou para quem está habituado a utilizar um teclado completo. Os switches são bastante audíveis, o que para alguns pode ser uma excelente característica, para outros, ligeiramente irritante.
É inegável que a construção deste teclado reforça o posicionamento mais premium que a Razer pretende ter no mercado. As teclas feitas em Doubleshot PBT são incrivelmente agradáveis ao toque e fazem com que a escrita seja uma experiência que ativa dois sentidos: o tato e a audição (se, como eu, forem fãs deste tipo de switches mais audíveis).
Para jogar, o Huntsman Mini é um excelente companheiro. A precisão das teclas, a velocidade dos switches e tudo o que a Razer já nos habituou faz com que não haja dúvidas, quer para jogar um acérrimo jogo do vosso FPS ou MOBA preferido. No meu caso pessoal, posso dizer que me ajudou a vencer vários jogos de ARAM em League of Legends, facilitou a minha rotação em Final Fantasy XIV, mas, infelizmente, não ajudou à minha mira nos FPS onde tento ter sucesso.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok
Os ângulos possíveis para este teclado fazem a mão assentar perfeitamente. Para jogos que exijam combinações de teclas mais complicadas, as macros vão ter de ser criadas nos botões essenciais, mas é um processo incrivelmente simples. Este teclado faz parte do ecossistema Razer, por isso temos acesso a toda a suite de Chroma RGB em termos de iluminação, e à integração com o Razer Synapse, que permite o remapeamento de teclas, criação de macros e, claro, regulação dos efeitos de luz que podem ser coordenados com outros elementos do universo Razer, como o Goliathus.
O Huntsman Mini, como vos dissemos no início, é um teclado que já tem o seu tempo e lugar no mercado, mas, na nossa opinião, mantém-se incrivelmente atual e, apesar do seu preço, que pode ser demasiado pesado para algumas carteiras, é uma escolha que, para nós, tem todo o sentido se estás à procura de um teclado compacto, portátil e com acesso a todo um potencial de personalização para o integrar perfeitamente no teu setup… e agora com a possibilidade de escolherem o layout em Português!