O mundo da impressão 3D evoluiu a grande ritmo nos últimos anos, se num passado recente as impressoras 3D tinham um aspeto industrial, preços proibitivos e quem as quisesse usar precisava de algum nível de conhecimento em como operar estas máquinas, agora já não é bem assim. Se no passado começar um projeto que envolvesse impressão 3D significava horas e horas gastas a perceber como trabalhar com as máquinas e material desperdiçado para conseguir modelos perto da perfeição, agora já não é bem assim… e a prova está na QIDI Tech Q1 Pro.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok
Nas últimas semanas tive a oportunidade de testar o mais recente lançamento da QIDI Tech e lançar-me na aventura que é a impressão 3D, e se comecei por imprimir um pequeno benchy (modelo disponibilizado pela QIDI Tech) depressa evolui para modelos de figuras da minha infância (sim, Son Goku, estou a olhar para ti) e, como adulto responsável que sou, decidi levar o meu poder de organização para OVER 9000 e começar a imprimir caixas para organizar cada espaço da casa. Caixas para algodão e cotonetes, caixas para a comida das gatas, organizadores para pilhas, holders para headphones… Imaginem-se a fazer scroll no AliExpress ou Temu, mas em vez de comprar, imprimem.
Não vos vou mentir, estava com algum receio de não conseguir ter uma experiência rica o suficiente para analisar a QIDI Tech Q1 Pro, muito devido à minha falta de contacto com este mundo até aqui, mas a verdade é que estou mais que pronto para vos contar como correu.
Onde comprar:
Ponto a Ponto:
Configurar e escolher o material
Antes de chegar a Q1 Pro tive que fazer um pouco de pesquisa e perceber qual era o melhor material para usar com a impressora, e depois de escolher o material escolher onde o comprar. Até aqui tudo bem, primeiro porque a nova impressora da QIDI Tech aceita quase todos os tipos de filamentos (PLA, ABS, ASA, PETG) e depois porque a própria marca tem as suas próprias ofertas, dentro da mesma gama de preços dos concorrentes, algo que ajuda bastante neste processo.
Escolhido o tipo de filamento e as cores, foi só esperar que a Q1 Pro chegasse e tirar da caixa. O receio voltou, será que vou conseguir trabalhar com isto? Impressora fora da caixa, seguir as instruções para tirar o material que vinha segurar a base de impressão, o motor e a nozzle e está na hora de ligar a impressora.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok
Quando a impressora ligou todo o receio desapareceu, senti-me confiante que ia conseguir. O que é que me deu tal confiança? O facto da QIDI Tech ter feito um excelente trabalho no livro de instruções e no próprio software presente na máquina. Não só o livro guia qualquer utilizador, passo a passo, em como preparar a impressora para o primeiro trabalho, mas o software dá-vos a mão enquanto configuram a impressora e fazem load do primeiro rolo de filamento. Até aqui uma coisa é cerca, se seguirem as instruções e não começarem a inventar, não há nada que possa correr mal.
Depois da configuração inicial foi altura de instalar o Slicer no PC, fornecido pela marca na pen USB que vem com a impressora e a app (disponível em Android e iOS) que permite controlar a Q1 Pro através do smartphone, aceder a qualquer momento ao estado da impressão e ainda ver a impressão através de uma câmara 1080p posicionada dentro da impressora que nos permite ainda criar um timelapse de cada projeto impresso.
O processo de impressão
A primeira experiência foi a de imprimir um benchy que para espanto meu saiu perfeito à primeira, bastou seguir as instruções apresentadas na impressora e esperar que o projeto ficasse completo. Ao usar PLA que não o Rapido, vendido pela QIDI Tech, a marca sugere com muita força que é importante abrir o topo da impressora e a porta, algo que fiz na primeira impressão. Na segunda, também um benchy, decidi experimentar e abri apenas o topo da impressora, deixado a porta fechada, e o resultado foi o esperado: o pequeno barco imprimiu, mas ficou com defeitos visíveis dado que as condições não eram as ideias, por isso fica a dica: sigam as recomendações da impressora e não vão encontrar problema algum, mesmo que a vossa experiência seja perto de nula.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok
Depois dos pequenos barcos que, na verdade, servem de teste para a impressora, foi altura para passar algo diferente. Comprei um modelo do Goku e comecei a imprimir depois de criar o .gcode no slicer da QIDI Tech, tudo parecia estar a correr bem até ao momento em que os braços começaram a imprimir sem ter qualquer tipo de suporte… altura de parar a impressão e voltar ao slicer desta vez seguir os conselhos dados ao criar o .gcode e colocar suportes na impressão (sim, erro de principiante não o ter feito logo à primeira). A segunda tentativa de impressão do Goku na QIDI Tech Q1 Pro correu lindamente e o modelo ficou muito melhor do que o que esperava, mostrando que a impressora consegue lidar bem com algum nível de detalhes, mesmo em modelos mais pequenos.
Só falta pintar, mas fodem ficar com uma ideia do processo e de como ficou o modelo depois de impresso:
Principais características da QIDI Tech Q1 Pro
De todas as características da nova impressora da QIDI Tech estas são as mais interessantes:
- Sistema de nivelamento inteligente que funciona de forma automática
- Motor Dual Z-Axis de nível profissional
- Sistema de nivelação melhorado
- Maior nível de precisão
- Compatível com grande parte dos filamentos presentes no mercado
- Novo Extruder com uma nozzle dupla e temperatura de 350ºc
- Câmara de aquecimento até aos 60ºc.
- Capaz de reconhecer quando os filamentos estão a acabar ou quando o processo de impressão tem algum erro, melhorando o resultado final e o reduzindo o número de erros
- Impressão mais rápida com uma velocidade máxima de 600mm/s
- Construção em metal, sendo mais resistente e apresentando maior estabilidade
- Câmara interna para gravar (em time-lapse) o processo de impressão ou para verificar qual o estado da impressão
- App para seguirem o estado da impressão e controlar a impressora
- Facilidade de configuração
Uma impressora 3D pode ser uma boa forma de começar um negócio
Ter uma impressora 3D é giro, e podem evitar 90% das compras que têm feito no AliExpress ou Temu, mas mais que isso, ter uma impressora 3D como a Q1 Pro é uma excelente oportunidade para começarem o vosso próprio negócio. Se vocês, e eu, compram aquelas caixas, suportes para headphones ou até para telemóvel pela internet fora, outras pessoas fazem o mesmo. Então porque não aproveitar a oportunidade parar criar a vossa própria loja na Etsy, por exemplo? Em menos de dez passos estão a vender os produtos que estavam habituados a comprar:
- Pensem no que querem vender
- Procurem outras lojas que vendam o mesmo, para perceber o que funciona e o que não funciona, bem como os preços que devem praticar
- Escolham um bom número de produtos, mais escolha significa mais oportunidades de venda
- Adquiram tudo o que precisam para começar a criar os produtos que identificaram
- Criem um par de exemplos de cada um dos produtos
- Tirem fotografias com alguma qualidade a cada um dos produtos
- Escolham e criem o nome e design da loja
- Façam upload dos produtos para a vossa nova loja
- Abram a loja!
Mas onde é que a QIDI Tech Q1 Pro vai ajudar neste percurso? A nova Q1 Pro é uma excelente impressora para quem se está a iniciar no mundo da impressão 3D ao mesmo tempo que conta com características normalmente associadas a impressoras dentro de uma gama mais profissional, como é o caso da câmara aquecida e até aos 60ºc ou a base da impressora que sobe até uma temperatura de 120ºc. Ou seja, tem a facilidade de utilização e uma curva de aprendizagem bastante acessível, ao mesmo tempo que têm a qualidade de uma impressora profissional.
Entre o meu trabalho “das 9 às 5” e o Future Behind não tenho tempo para criar um negócio, mas com a impressora há pouco mais de duas semanas e com pouco tempo gasto a fazer pesquisa já criei pequenos suportes para ter os headphones presos debaixo da secretária, caixas para guardar ganchos para o cabelo, caixas para ter a comida húmida das gatas no frigorífico, para algodão e cotonetes e ainda um suporte para telemóvel para estar preso na de lado na secretária e ainda caixas para organizar as pilhas por tamanhos e deixarem de estar espalhadas pela gaveta… as oportunidades são infinitas.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok
A qualidade da impressão estará sempre ligada à qualidade da impressora e, neste campo, fiquei surpreendido com a Q1 Pro. Foram raros os erros e quando existiram foi erro meu, que não segui as recomendações da impressora, ou cometi erros no processo de criação do .gcode do modelo. A impressora consegue criar modelos com detalhes interessantes e a velocidade de impressão também é relativamente rápida, principalmente ao usar os filamentos da marca, onde o tempo de impressão fica reduzido para pelo menos metade.
Outro aspeto importante é a qualidade dos filamentos e dos modelos em si. É importante perceber que se querem bons resultados têm que investir em filamentos um pouco melhores em vez de irem para o mais barato que encontrarem, estes filamentos com menor qualidade vão aumentar a taxa de erros e ainda podem trazer problemas durante a impressão ao ficarem enrolados ou até criar bloqueios na nozzle.
Do lado dos modelos, caso não saibam modelar em 3D e aprender demora tempo, podem sempre comprar modelos criados por outros entusiastas e profissionais da área, caso o façam é importante ter em atenção não só as licenças comerciais (caso queiram criar o tal negócio), mas também a qualidade de cada um dos modelos. Modelos com maior qualidade vão ter também detalhes mais cuidados e um melhor acabamento.
Considerações Finais
Os 10 minutos que a QIDI Tech diz serem necessários para começar a imprimir pareceram demasiado otimistas para alguém sem experiência, mas a verdade é que a promessa é cumprida. De abrir a caixa até ao momento em que comecei a imprimir o benchy foram cerca de 10 minutos, algo que me deixou mais confortável para o que vinha a seguir: imprimir modelos mais complexos.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok
A Q1 Pro já está disponível no mercado europeu, com entrega prevista para o final de junho, e tem um preço introdutório de €469, passando depois para os €599. Olhando para as caracteristicas da impressora (quando comparada com outras ofertas nor mercado) e para a qualidade que apresentou durante os testes, diria que tanto o preço introdutório como o preço “normal” do equipamento fazem com que a Q1 Pro seja uma excelente escolha… vão ficar com um produto que em tudo diz “premium” menos no preço, tudo caracteristicas que colocam o novo produto da QIDI Tech no topo das impressoras 3D disponíveis no mercado dentro da sua gama.
Este artigo contém links que podem levar o Future Behind a ganhar uma pequena comissão