OPPO Reno12 Pro – A aposta da OPPO em inteligência artificial

Os smartphones vão chegando ao mercado a um ritmo alucinante e a cada geração existe a aposta é numa tecnologia diferente, já foram as câmaras, a tentativa nas baterias, a capacidade dos telemóveis para multitask ou até para correr jogos para além dos normais mobile… esta geração é claramente a que marca a chegada da inteligência artificial aos telemóveis, seja para melhorar ou editar as fotos ou para tarefas que ajudam a organizar melhor o dia. As gigantes do mercado mobile abriram o mercado, mas são marcas como a OPPO, agora com o seu OPPO Reno12 Pro, que querem marcar passo e fazer com que estes avanços tecnológicos cheguem ao maior número de pessoas possível.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

O OPPO Reno12 Pro já está disponível no mercado português e facilmente se encontra com um preço a rondar os €550 euros, algo que para um equipamento com 12 + 12 GB de RAM, 512 GB de armazenamento interno, câmara de 50MP e um ecrã AMOLED de 6,7” e uma bateria de 5000 mAh é um excelente preço.

Onde comprar:

Principais características e design

O OPPO Reno12 Pro apresenta-se com um design bastante elegante, principalmente na cor aqui testada, onde o acabamento dá-lhe um toque único que faz com que se destaque de grande parte dos equipamentos disponíveis no mercado.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

A construção do telemóvel está bastante sólida, assemelhando-se à qualidade de outros topos de gama que geralmente chegam ao mercado por preços muito superiores aos deste OPPO. Uma das coisas que mais me surpreendeu no Reno12 Pro foi a qualidade do ecrã AMOLED e o brilho de até 1200nits quando em contacto direto com luzes mais fortes, como a do sol. Ter a possibilidade de conseguir ver conteúdo, mesmo mais escuro, em condições exteriores onde normalmente fica complicado é algo fantástico, principalmente quando sei que tenho a segurança de continuar a ter bateria para o dia todo sem problema algum.

Mas o OPPO Reno12 Pro é muito mais que o seu ecrã e chegou com características de fazer corar qualquer topo de gama:

  • Ecrã: 6.7″ AMOLED, 120Hz refresh rate, 2412 x 1080
  • Camara: Trazeira: 50MP, 8MP ultra-wide, 50MP telephoto; Selfie: 50MP
  • Processador: MediaTek Dimensity 7300-Energy
  • Memória: 12GB RAM, 512GB memória interna
  • Bateria: 4880mAh (Rated), 5000mAh (Typical), carregamento rápido SUPERVOOC
  • OS: ColorOS 14.1
  • Dimensões e peso: 161.5mm x 74.8mm x 7.4-7.45mm, 180-181g
  • Conectividade: 5G, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.4, NFC

Uma coisa é certa, a bateria não desilude

Já vos falei da qualidade do ecrã e de como não preciso de me preocupar se a bateria dura o dia todo ou não, e a verdade é que o Reno12 Pro surpreendeu neste campo também. Com uma utilização acima do normal, algo que por sua vez é normal durante uma análise, a bateria do novo lançamento da OPPO durou sempre para mais que 24 horas sem ter que carregar o que indica que provavelmente com uma utilização normal e com a bateria no pleno da sua saúde são capazes de ter aqui um telemóvel que só precisam de colocar a carregar a cada dois dias…. claro que se utilizarem o telemóvel para tudo e mais alguma coisa a vida diária da bateria vai descer, mas de qualquer das formas uma coisa é certa: podem sair de casa cedo e voltar bem ao fim do dia que não vão ficar sem bateria a meio da viagem para casa.

Para além de uma excelente capacidade, o carregamento rápido da OPPO permite que consigam carregar o telemóvel (0-100%) em menos de 50 minutos, algo fantástico e que faz com que com, em menos de 30 minutos, consigam ter bateria para o resto do dia… isto é, caso se tenham esquecido de carregar o smartphone no fim do dia anterior.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

De todos os dias de teste, o único dia em que tive que carregar o telemóvel a meio do dia, foi quando testei a capacidade o telemóvel para jogar, desde aplicações nativas a serviços como os da Xbox e da PlayStation… aqui claro que tive chegou uma altura em que a bateria estava a pedir descanso, mas diria que é normal. De referir ainda que o OPPO Reno12 Pro portou-se muito bem nestes testes e, voltando a referir o ecrã, é uma excelente opção caso queiram um smartphone com esta utilização em mente.


É como ter uma câmara fotográfica e um portátil no bolso

Uma semana de férias. Quero tirar fotos a tudo o que mexe, mas para além de querer tirar as fotos também quero editar cada uma das que vou partilhar ou publicar. Normalmente para isto preciso de uma máquina fotográfica e um portátil ou tablet (na verdade, uso um tablet, o iPad Pro M1) para editar as fotos… seja trabalhar a luz da foto, a cor ou simplesmente dar-lhe aquele toque mais chamativo para ficar no ponto para uma foto de rede social… ou até tirar aquele Humano que se lembrou de ficar mesmo a meio da paisagem. Mas e se pudesse fazer isto tudo apenas num único dispositivo?

A verdade é que posso. Com o OPPO Reno12 Pro posso. A câmara principal com 50MP e ainda uma telefoto com também 50MP fazem com que o este smartphone consiga ser bastante versátil no que toca à sua capacidade para ser um excelente companheiro de viagem a pensar na fotografia de férias. Os resultados conseguidos, mesmo com a ultrawide de 8MP, são bastante positivos e conseguem ser reproduzidos mesmo em ecrãs maiores, continuando a parecer muito bem. Claro que isto não é só a câmara e os seus sensores. Milagres não se fazem e os sensores em dispositivos móveis, por muitos megapixeis que tenham, vão ser sempre mais pequenos que os sensores das normais máquinas fotográficas, mesmo as de entrada de gama… e aqui sim, o tamanho importa.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

Onde o Reno12 Pro ganha a estas câmaras é no pós-processamento das fotos. A magia quase automática, feita a cada disparo, faz com que as fotos ganhem uma qualidade surpreendente para um sensor que sabemos que será sempre pequeno quando em comparação. É também aqui que entra, pela primeira vez, a inteligência artificial [IA]. À medida que esta tecnologia vai sendo desenvolvida e utilizada para este pós-processamento é normal que a cada dia que passa vejamos novos telemóveis a aparecer com resultados ainda mais surpreendentes… imagino que os equipamentos e o seu software e IA consigam cada vez mais perceber onde precisam de criar mais pixeis, onde meter mais cor, onde tirar cor, como calibrar a luz e até o tom a dar a cada foto. Logo aqui, sem qualquer tipo de edição feita por vocês, a foto vai estar pronta para ser publicada em qualquer rede social sem muito trabalho. E se há coisa que a OPPO sempre se orgulhou, e no Reno12 Pro, continua a mostrar, é a capacidade dos seus equipamentos em reproduzir a cor que vimos com os nossos olhos de forma bastante fiel.

Depois de toda esta edição feita quase que como por magia, ainda precisamos de fazer mais alguma coisa? Claro… é sempre importante dar aquele toque mais pessoal a cada fotografia, mas não precisamos do portátil. Cada vez mais os telemóveis têm capacidade suficiente, sem necessidade de aplicações extra, de fazer essa mesma edição. O OPPO Reno12 Pro, com ajuda de IA, sobe o nível ao deixar através de um único toque no ecrã editar a luz, contraste e dar o tal toque de “rede social” a cada uma das fotos… e para além disto conta ainda com o quase obrigatório “magic eraser” para retirar objetos ou até pessoas e animais que não queremos naquela fotografia. Claro que não é perfeito, não é a mesma coisa que passar horas a editar em software como Photoshop, mas para um processo que demora apenas alguns segundos é mais que surpreendente e para descobrirem erros vão ter que estar muito, mas mesmo muito, atentos.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

Por fim apenas deixar uma referência à qualidade do vídeo (4K) que o smartphone consegue captar, perfeito para momentos descontraídos de férias ou até caso queiram, por exemplo, começar a criar conteúdo áudio-visual e não possam investir numa câmara.

Considerações finais

O OPPO Reno12 Pro pode ser encontrado no mercado a rondar os €550, como por exemplo na AMAZON ES, e por este preço vai ser complicado encontrarem outro telemóvel com estas caracteristicas e que se comporte tão bem como o lançamento da OPPO, especialmente no que toca às capacidades da câmara, bateria e claro, inteligência artificial caso seja algo que também procuraram num telemóvel.

Deixar ainda uma nota para a tecnologia LinkBoost IA da OPPO que, com a utilização de uma Antena Surround 360º, consegue aumentar a potência normal da antena e ainda selecionar de forma a inteligente a rede para que se conseguiam ligar ao mundo mesmo em situações mais complicadas como, por exemplo, um jogo de futebol ou um concerto onde existe uma grande densidade populacional a utilizar a rede.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

O LinkBoost IA para a série Reno12 é um conjunto de otimizações em que a OPPO foi pioneira, proporcionando uma cobertura de rede líder na sua classe, mesmo em situações difíceis. As principais melhorias incluem a Antena Surround 360º, o aumento da potência da antena e a seleção inteligente da rede. Onde quer que esteja no mundo, estas tecnologias essenciais resultam numa ligação superior à da concorrência, quer esteja a enfrentar um sinal fraco ou uma série de outras condições de rede complexas.

Mas mais importante que isto tudo, pelo menos parar mim, num mundo cheio de telemóveis em que quase todos têm o mesmo aspeto, a OPPO conseguiu lançar um equipamento que se destaca no design ao mesmo tempo que consegue manter uma aparência clássica.

André Oliveira Santos: Licenciado em comunicação, a trabalhar em fotografia. Sempre tive um gosto especial e uma grande paixão por gadgets, videojogos e novas tecnologias no geral.
Artigo sugerido