MLB The Show 23

MLB The Show 23 – Análise

MLB The Show 23, o jogo que nos apresenta aquela que é a melhor liga de basebol do mundo, e que é da responsabilidade do San Diego Studio, quis apresentar-se de cara lavada, trazendo novidades (principalmente a nível visual) que começam logo no vídeo de introdução ao jogo ao fazerem um “mix” de Baseball com Jazz.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok


Para além do novo visual, o jogo em si não é muito diferente da edição do ano passado. Continuamos a ter um nível de grafismo e de realismo impressionante em todos os aspetos do jogo. MLB The Show 23 em muitos dos modos de jogo não sofreu alterações significantes, houve a introdução de novos estádios, melhoramento no ato de lançar a bola pelo lançador, introdução de novas cartas e a introdução da Negro League.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

Para além das normais atualizações dos jogadores e estádios que normalmente acontecem em jogos desportivos, houve também alteração ao lançamento da bola que conta agora com mais opções de como fazer tal lançamento para tentarmos o strike ao batedor. No jogo jogado deu a sensação de estar mais fluido e intuitivo em relação ao ano passado, assim aproveitando melhor as capacidades das consolas de nova geração (neste caso foi testado na PlayStation 5).

Os modos de jogo continuam essencialmente os mesmos:

  • ROAD TO THE SHOW que é um modo carreira em que escolhes o teu avatar e o tipo de jogador que queres ser e claro, a equipa. A carreira tem início numa liga segundaria (a MILB) e conforme o desempenho vais ser chamado para a liga principal e claro, depois de MUITO esforço e dedicação, lá consegues o teu espaço numa grande equipa, passando o objetivo a ser a conquista do campeonato.
  • DIAMOND DYNASTY que fazendo um paralelismo com FIFA (ou o que será o novo EA SPORTS FC) é o equivalente ao modo Ultimate Team. Vamos ganhando packs (ou comprando) para construir uma equipa de sonho. Com a introdução de 25 novos jogadores já são mais de 180, os jogadores disponíveis.
  • MARCH TO OCTOBER para quem não quer fazer um campeonato inteiro esta é uma boa opção. Vamos apenas participar nos jogos e nas alturas mais importantes da época, mas temos que dar o nosso melhor porque o resultado do jogo vai ter influência nos restantes. MLB: The Show 23 vai baixar ou aumentar a moral da equipa tendo em conta os resultados destes jogos, e, claro, quanto melhor for a nossa moral maior é a probabilidade de obter vitórias.
  • FRANCHISE este é o modo para os treinadores de bancada, para quem gosta de procurar as futuras estrelas e coordenar uma equipa. Um modo de jogo bastante completo e uma opção para quem gosta de jogos do género de Football Manager, mas agora dedicado ao Baseball.

Estes acabam por ser os principais modos de jogo, mas existem ainda modos online para fazer torneios com amigos, modos de exibição, e o Home Run Derby. Este último foi um dos meus favoritos. Dá para jogar online e offline e o objetivo do jogo é fazer o máximo possível de Home Runs em apenas 4 minutos para assim passar, ronda a ronda, até à final.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

O modo online, durante os jogos, conta com um pequeno erro de design que faz com que enquanto esperamos pelo lançador, se algum jogador sair, a mensagem que aparece com essa informação tapa, em demasia, a visibilidade e, quando desaparece, a bola já está demasiado perto para conseguirmos fazer alguma coisa decente.

MLB The Show 23 conta ainda com a adição da Negro League. Um novo modo de jogo, em parceria com o Negro Leagues Baseball Museum, onde contamos com várias lendas da Negro Leagues Baseball que, por sua vez, contam com vários episódios (vídeos onde aprendemos mais sobre cada um dos jogadores) e objetivos para fazer, sempre relacionados com tais jogadores.

b6b63c5d8b1ce66b20ad38517985a1aaffdaccf4

Considerações Finais

Este ano o San Diego Studio quis acrescentar algo mais ao jogo, para evitar ser apenas uma atualização anual de um título desportivo. A verdade é que conseguiram melhorar algumas coisas, principalmente no que toca à fluidez do jogo e apresentando controlos mais intuitivos. Temos ainda mais opções de lançamento e a oportunidade de aprender sobre a história do Baseball nos Estados Unidos da América.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

Para além disso, MLB The Show 23 conta com um bom nível de imersão e faz com que qualquer jogador o consiga jogar. Sejam estreantes ou veteranos do desporto, The Show é tem uma forma bastante intuitiva de vos fazer entrar no jogo. Se gostam ou se têm curiosidade sobre a MLB este é um jogo obrigatório.

nota 4

+ Jogo que consegue ser bastante imersivo, especialmente dentro da categoria
+ Modos de jogo variados e inclusão da Negro League
+ Sequência final impressionante

– As microtransações continuam presentes
– Falta de legendas em português

N.R.: A análise a MLB The Show 23 foi realizada numa Playstation 5 com uma cópia do jogo cedida pela Playstation Portugal.