Metroid Prime Remastered – Análise

Não deve ser surpresa para ninguém, mas Metroid Prime é um dos melhores jogos de sempre e das melhores aventuras que podemos encontrar num sistema Nintendo. Também não será surpresa quando vos disser que esta remasterização é umas das melhores que joguei, mesmo que pudessem ter alterado mais coisas.

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Com todos os rumores que existiram ao longo dos anos sobre este remaster, foi com surpresa e felicidade que vi a Nintendo finalmente abrir o véu sobre a série e lançar o jogo imediatamente após o Nintendo Direct.


Lançado para a Gamecube em 2002, Metroid Prime foi uma grande mudança do estilo 2D habitual na série até então e conquistou os jogadores pela sua história e mecânicas agora adaptadas a 3D e a uma visão em primeira pessoa.

O Retro Studios é a responsável por ambos os jogos e o seu trabalho nesta remasterização não foi apenas melhorar as texturas para HD como algumas equipas fazem, este jogo parece atual para a Nintendo Switch.

Samus Aran, a polícia espacial

O jogo passa-se entre os dois primeiros Metroid originais e começa com Samus a encontrar Ridley numa nave e, após esta entrar em colapso, persegue o seu inimigo, que voltou à vida com implantes cibernéticos, até ao planeta Tallon IV começando assim a nossa aventura. Como qualquer metroidvania (esta é óbvia), o objetivo é explorar o planeta e encontrar as habilidades necessárias num local para que possamos fazer outra ação noutro, progredindo no mapa e na história. Samus não diz uma palavra, nem o lore é contado de forma verbal, mas usar o nosso visor para fazer scan dos inimigos, das paredes com mensagens, praticamente de tudo que possamos ver. Vamos aglomerando informação e aprendendo sobre o planeta e quem o habita. Desde a civilização antiga, os Chozos aos piratas espaciais e os metroids que lá são estudados e conservados.

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Exploramos cinco áreas principais, cada um com o ecossistema, visual e desafios, desde ruínas ancestrais, minas com um laboratório escondido a cavernas cheias de magma e calor extremo. Explorar cada recanto é o que mais me dá prazer neste género de jogos. Não sendo de mundo aberto, mas linear com vários caminhos, procurar recantos e segredos é recompensado, mesmo que seja preciso uma habilidade especial para isso acontecer.

Dentro destas habilidades ou alterações à nossa armadura temos salto duplo, novos projeteis para o nosso braço/canhão, novos visores para o capacete e novas características para a nossa morph ball. Tudo isto nos ajuda a explorar o mapa e chegar a novos lugares para progredir ou apanhar estas mesmas habilidades.


Bonito, mas não só

Como disse anteriormente, o Retro Studios não remasterizou apenas o jogo em grafismo. Claro que as novas texturas em HD ajudam muito, novos modelos, o jogo parece muito atual e como se fosse um jogo recente para a Nintendo Switch. Há detalhes que fazem toda a diferença, quando atiramos um míssil bem perto, vemos o reflexo da cara de Samus no visor, quando há chuva, ela escorre pelo visor e pelo nosso braço, sendo que com o movimento diferente, a água também se movimenta de acordo. Em termos de iluminação, existe o tom misterioso em algumas zonas, mas em algumas áreas fica demasiado escuro, e mesmo com o nosso visor térmico senti que não era para ser usado ali.

Lá para o fim da nossa aventura, a idade do jogo pesa na maneira que temos de alternar funções para progredir no mapa. Temos de alterar constantemente os visores e os canhões e quando tudo está desbloqueado, este processo é lento, mas necessário.

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Mas também foram melhorados os controlos e as opções de movimento do jogo. A versão original da Gamecube não usava o segundo analógico do comando para controlar a mira, nesta versão temos quatro modos de personalização, que se ajusta a como queremos jogar. O modo que joguei é o qual jogamos qualquer FPS hoje em dia, a movimentação fica fluida e disparar intuitivo. Os outros modos são o original da Gamecube, em que com um botão paramos Samus, miramos e depois movimentámo-nos de novo. O que existe na versão Wii, com controlos de movimento e o último modo combina o movimento com os botões do comando da Gamecube, o que não é interessante.

A nível sonoro, os efeitos estão no ponto, arrisco a dizer que são os originais, mas gostaria que a banda sonora tivesse uma segunda opção remasterizada porque parece datada e gostava de ter outra música, orquestrada ou mais limpa para acompanhar este produto tão polido.

Considerações finais

Metroid Prime Rematered é o jogo que me lembro há 20 anos. Se fosse jogar agora o original, queria que fosse como este. A melhor parte é que é!

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O Retro Studios remasterizou o seu melhor jogo em 3D e com resultados notáveis. Atualizou o que era preciso com enorme qualidade e não defrauda os fãs que vêm este Metroid como uma das melhores aventuras das consolas Nintendo. Claro que para novos jogadores, certas partes não envelheceram bem, mas é muito melhor que muitas das opções existentes no mercado para a Nintendo Switch.


+ É o Metroid Prime que nos lembramos
+ Uma excelente aventura
+ Os modos de controlo

– Alternar entre habilidades mais para o fim do jogo

N.R.: A análise a Metroid Prime Remastered foi realizada numa Nintendo Switch com acesso a uma cópia do jogo cedida pela Nintendo Portugal

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