Huion Kamvas 13 – Uma mesa de desenho ideal para quem está a começar

Não interessa quando, onde ou porquê. De uma forma ou de outra já todos desenhamos algo na vida, é uma ação natural. Durante um jogo, durante uma aula, durante o dia de trabalho para explicar outro ou simplesmente porque gostamos de desenhar. A Huion é uma marca especializada em mesas e tablets de desenho, onde a oferta vai desde produtos para profissionais até produtos para que crianças comecem a dar os primeiros passos na arte do desenho. No meio disto está o Huion Kamvas 13, um tablet com características para agradar um profissional, mas simples de usar e com um preço que não vai afastar quem está a procurar um novo hobby.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

Sempre gostei de desenhar, mas nunca tive jeito. O que fez com que deixasse o que podia ser uma atividade bastante relaxante de lado, principalmente porque não queria estar a desperdiçar papel. Com o aparecimento das canetas para iPad voltei a pegar, mas depressa me fartei, muito porque o iPad estava ali com outras atividades à disposição e acaba por começar a ouvir música, jogar, ou até ver uma série em vez de desenhar.

O Huion Kamvas 13 veio mudar isso, ligado ao PC (ou telemóvel) serve simplesmente como um input para aquilo que se está a passar no dispositivo ao qual está conectado. Embora as apps continuem lá, acabo por olhar para o Kamvas com um único propósito: serve para desenhar.

Características do Kamvas 13

Com um ecrã IPS de 13,.3” com resolução 1920*1080, contraste de 1000:1 e 16.7 milhões de cores, o Kamvas 13 conta ainda com uma camada anti-reflexo e 8192 pontos de pressão. A ligação ao PC pode ser feita de duas formas: através de um único cabo USB-C ou através de uma ligação de três pontos com HDMI, e dois USB-C, sendo que um deles é para energia.

Na caixa encontraram ainda um stand com três inclinações variáveis, uma luva de desenho para evitar que a mão seja reconhecida pelo ecrã enquanto desenham e claro, a terceira geração de canetas da marca que conta com uma resolução de 5080 LPIs e não precisa de bateria para funcionar.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

O Kamvas 13 pesa apenas 980g e tem as seguintes dimensões: 366.5 x 217.4 x 11.8mm, fazendo com que seja tão fácil de transportar quanto um tablet e a sua compatibilidade com Android faz com que possam usar o dispositivo mesmo fora de casa.

Todo o tablet é construido em plástico, e mesmo sendo um dispositivo leve apresenta uma boa qualidade de construção, aparentando ser resistente o suficiente para poder ser uma boa aposta para profissionais da área que queiram ter uma mesa de desenho sempre à mão, não importando o local onde estão.


Para desenho ou Photoshop

Claro que quero ser melhor a desenhar, até porque é uma atividade que realmente me faz relaxar, mas a verdade é que vai demorar algum tempo. Portanto, optei por dar outro, por agora, outro uso ao Kamvas 13 e o tablet da Huion surpreendeu pela positiva!

Um dos hobbies que mais gosto me dá fazer é fotografia, e como tal são muitas as fotos que precisam de edição, principalmente agora que fiz upgrade à câmara e claro que com máquina nova a vontade de sair à rua para fotografar é ainda maior. Se maior parte da edição é um simples ajuste aos níveis de luz, contraste e calibrar a cor o melhor possível, existem algumas imagens que requerem mais atenção para conseguir a fotografia perfeita. Seja a retirar objetos que não fazem sentido, a criar máscaras ou simplesmente a editar a iluminação de apenas uma parte da imagem… tudo tarefas que fazem muito uso de ferramentas que se comportam como um pincel, algo que, para além de ser mais lento, pode ser complicado de controlar com precisão quando a usar o rato.

Com o Kamvas 13 essa dificuldade não existe. A precisão do ecrã e da caneta é impressionante e permite selecionar, ou “pintar”, zonas especificas sem grandes dificuldades. O processo de edição, que geralmente demora algum tempo, pode agora ser feito com maior rapidez e com uma facilidade que nunca pensei que poderia ser possível sem acesso a mesas de edição ou ecrãs táteis que custam milhares de euros.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

Claro que este tipo de dispositivos é, muitas vezes, visto como um produto de nicho, mas a verdade é que quer sejam iniciantes na arte do desenho ou simplesmente gostem de fotografia e passem muito tempo a editar, a oferta da marca vai de certo agradar-vos.

O Kamvas 13 pode ser encontrado no site da marca, ou na Amazon ES. No mercado por cerca de €350, pode ser encontrado, na altura da publicação deste artigo, na Amazon ES com um desconto considerável.

Este artigo contém links que podem levar o Future Behind a ganhar uma pequena comissão
André Oliveira Santos: Licenciado em comunicação, a trabalhar em fotografia. Sempre tive um gosto especial e uma grande paixão por gadgets, videojogos e novas tecnologias no geral.
Artigo sugerido