O headset, ou headphones para quem não está interessado em falar, tem sido dos acessórios mais procurados no gaming nos últimos anos. Cada vez mais marcas lançam os seus próprios equipamentos, de várias gamas, porque sabem que existem mercado para preencher. A Lenovo tem, ao longo dos anos, investido imenso na vertente gaming, maioritariamente com a marca Legion e agora lançou novos headsets nomeadamente os Lenovo Legion H500 Pro 7.1, um equipamento stereo 7.1.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Especificações dos Lenovo Legion H500 Pro 7.1
- Cor – Grafite
- Conexão – Cabo USB 2.0 ou 4 – pole 3.5 mm
- Comprimento cabo – 3.5 mm cable 1 m
- Controlos – 7.1 on / off, EQ, Liga e desliga microfone, Volume
- Microfone – Omnidirecional
- Frequência – 20 Hz – 20 KHz
- Impedância – 32 ohms
- Sensibilidade – 96 ± 3 dB / 1 mW @ 1 KHz
- Distorção – < 5%
Conforto e qualidade
O Lenovo Legion H500 é um produto premium e nota-se na sua construção. Tem pele sintética nos auscultadores e na armação que está em contacto com a cabeça. O arco superior é de metal e tudo apresenta um acabamento de excelência. Confortável e flexível são as melhores palavras para descrever as suas qualidades, bem como a estética do H500.
Não tem botões nos auscultadores e o microfone retráctil está do lado esquerdo onde geralmente se encontra nos headsets. A única falha que encontrei, é que o equipamento ainda tem umas medidas consideráveis e não se consegue dobrar ou arrumar de maneira que se possa transportar mais facilmente.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
O Lenovo Legion H500 vem com um jack de 3.5mm e com acrescento USB de 1 metro de comprimento que contém a placa de som com equalizador e o 7.1.
Existem três definições automáticas para o equalizador, gaming, música e filmes. O botão 7.1 faz com que a troca para tipo de som seja muito rápida, apenas clicando e o modo de som é ativado.
Desempenho
O áudio “normal” do headset foca-se muito nos graves para que nos possa imergir mais no que estamos a jogar, mas como o equalizador, os tais três modos que falei antes, podemos trocar a nosso belo prazer. A definição para gaming acentua o bass, para música balanceia todo o som e para filmes prioritiza as vozes. O 7.1 é excelente para sentir mais imersão do que estamos a jogar por exemplo.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Como é headset tem de ter microfone e este traz cancelamento de ruído. No geral, o micro é decente para comunicar com os nossos companheiros de equipa ou até tanto para fazer stream das sessões de jogo. A qualidade de som que transmite é percetível… sendo este o principal requerimento para um microfone.
Considerações finais
A Lenovo fez um excelente trabalho com o Lenovo Legion H500 Pro 7.1 e, como disse no início, há várias marcas e modelos no mercado para todos os gostos. Este modelo, só com fio, adapta-se a várias realidades do jogador. Pode ser ligado com o jack a um comando ou ao PC por USB… tirando proveito do headset de qualquer uma das formas.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Na construção, ser feito de metal faz com que dure muito tempo e mesmo com uma dimensão considerável são confortáveis e o microfone é retráctil e não apenas dobrável. Na parte que conta: o som, o cancelamento de ruido é bastante bom e o bass que debita com os jogos, mas também com músicas mais apropriadas é forte e pungente.
Só gostava que tivessem feito algo de diferente com os cabos, a extensão para PC ajuda, mas quem usa apenas o jack de 3.5mm pode precisar de algo mais longo para estar mais à vontade. Os Lenovo Legion H500 Pro são um produto premium que vale a pena dar uma oportunidade para quem deseja melhorar a qualidade do seu setup.
N.R.: A análise aos Lenovo Legion H500 Pro foi realizada com acesso a uma cópia cedida pela marca.