LEGO Horizon Adventures – Análise

Desde 1995 que a gigante LEGO licencia a sua marca para a produção de videojogos e nos últimos anos isso tem-se acentuado com a junção a outras marcas e licenças muito fortes, como a Marvel, DC e Star Wars por exemplo, bem como com as suas próprias coleções e filmes que são um tremendo sucesso… agora é a vez de LEGO Horizon Adventures.

Segue o Future Behind: TikTok Instagram | Facebook | X

As parcerias com as licenças de videojogos começaram o ano passado quando um modo LEGO foi adicionado a Fortnite com grande sucesso, um bom exemplo de como se pode usar estes blocos de construção no jogo da Epic.

Reza a história que foi o Tallneck, o primeiro conjunto que a LEGO trouxe de Horizon ao universo das peças de construção, que despoletou a conversa de se produzir um jogo entre a empresa dinamarquesa e a Guerrilla Games.

A vez de Aloy

LEGO Horizon Adventures reconta a história de Horizon Zero Dawn, mas com aquele toque mágico que caracteriza os jogos e filmes da LEGO . Para além do estilo gráfico, é um jogo com muita piada, muito bem escrito e com todo o charme que podemos esperar de um produto como este.

Graficamente é impecável a capturar a magia e o visual tanto da série Horizon como das milhares de peças LEGO que podemos identificar no jogo. Os níveis e o All Mother (o nosso hub) parecem dioramas e com uma fidelidade visual fora do comum e arrisco dizer que é o jogo LEGO mais bonito que já vi.

Toda a criatividade que a Guerrilla implementou nos seus jogos da série Horizon, a Studio Gobo, que foi a equipa selecionada para a produção do jogo, recriou bastante bem os personagens principais e principalmente as máquinas, os espetaculares inimigos que Aloy e seus companheiros têm de eliminar.

Segue o Future Behind: TikTok Instagram | Facebook | X

As cinemáticas parecem retiradas dos filmes animados e como falei anteriormente, é muito cómico ao transmitir a história do jogo e de certo modo unifica todos os produtos LEGO em termos estéticos e de apresentação. A apresentação de Sylens é hilariante e a morte do boss final também muito engraçada.

No nosso hub, o All Mother é onde nos podemos expressar criativamente e comprar as nossas habilidades com as peças que vamos amealhando um pouco por todo o lado. Temos várias construções à escolha e que vão aumentando a quantidade à medida que vamos completando os níveis. Customizar esta pequena aldeia é bastante satisfatório porque podemos escolher de outros conjuntos sem ser só baseado no Horizon.

Para além do jogo que lhe dá o nome, podemos escolher das coleções LEGO City, Ninjago, Amusement e Village para construções de habitações, skins dos personagens e pequenas peças como canteiros, árvores entre muitos outros objetos e decorações. Nas construções maiores, podemos customizar o telhado, cor e tipo de piso, deixando tudo ao nosso gosto como se fosse real, tudo montado na nossa sala.

Peças LEGO por todo o lado

Para quem já jogou os títulos da LEGO sabe que em qualquer coisa que se faça, amealhamos milhares de peças que funciona como moeda de compra. Em LEGO Horizon Adventures é igual e o principal objetivo é colecionar a peça dourada no fim dos níveis.

E é aqui que tudo se simplifica ainda mais. Os jogos LEGO são direcionados para um público mais novo e com Horizon faz sentido pela introdução dos jogos originais aos mais jovens e nota-se bastante na construção dos níveis. Bastante lineares, com pouca exploração e sem inimigos exceto em áreas próprias para combate, ou seja, não vamos progredindo no nível com inimigos à mistura. Combatemo-los sempre em arenas próprias.

Segue o Future Behind: TikTok Instagram | Facebook | X

Mas o ponto alto de LEGO Horizon Adventures são os cauldrons, onde vamos onde as máquinas são fabricadas. Muito mais simples que os de Horizon Zero Dawn, mas a sua estética e bosses finais são sempre impressionantes.

Ao terminar a aventura temos o desafio adicional de defrontar os Apex Predators de cada zona em troca de uma peça vermelha. Estes combates são mais complicados, mas é bom ter algo mais para alcançar no jogo, porque de resto a fazer só o Community Jobs, que são objetivos secundários passivos como, terminar um nível mascarado de polícia, eliminar x máquinas com objetos do cenário, em troca de mais peças.

Desiludiu-me um pouco ser tão fácil, mas não sou hipócrita ao dizer que o jogo ser simples é mau, diverti-me imenso do início até ao final das quatro zonas que temos de nos aventurar.

Arco, Martelo, Lança ou… uma Galinha Bomba?

Pode ser simples na génese da construção dos níveis e um jogo relativamente fácil, mas se aumentarem a dificuldade podem ter um desafio sério no combate de LEGO Horizon Adventures. Mas desenganem-se se o combate não é divertido, porque o é e muito variado por “culpa” das opções que nos dão de jogar de muitas maneiras.

Primeiro de tudo, não jogamos só com Aloy. À medida que vamos progredindo, mais três personagens são desbloqueados e todos com a sua arma principal. Podemos jogar em modo cooperativo local e online, para quem quiser companhia na aventura.

Segue o Future Behind: TikTok Instagram | Facebook | X

Aloy traz o seu arco e flecha, Vaarl uma lança, Teersa explosivos e Erend um martelo, e apanhamos muitas variantes destas armas, todas prontinhas para despedaçar as máquinas em mil pecinhas. Para além destas variantes (elementais, quantidade de munição, maneiras de usar a arma), somos equipados com uma habilidade extra e pode ser de ataque ou defesa.

Entre estes truques na manga que levamos para as arenas estão umas botas que nos permite esquivar, o poder de congelar inimigos e o hilariante vendedor de cachorros quentes. Sim, do nada parece um carrinho ambulante de cachorros quentes em que o seu vendedor atira sem dó nem piedade cachorros explosivos em determinada área.

Considerações finais

Não joguei todos os LEGO “inserir licença aqui”, mas sempre foram jogos que me desgastaram um pouco, pelo colecionismo de peças (tinha obsessão por partir tudo para ganhar sempre mais pecinhas), mas pela falta de apego às próprias coleções da marca dinamarquesa.

Segue o Future Behind: TikTok Instagram | Facebook | X

Com Horizon é diferente porque são dos meus jogos preferidos e confesso que tinha muito receio de como LEGO Horizon Adventures iria ficar, mas para quem é fã de Aloy e do mundo criado pela Guerrilla não fica defraudado e acho que vão gostar ainda mais da série pelo toque cómico que lhe é dada neste jogo. Tratado como um filme LEGO , tem cinemáticas e diálogos hilariantes, as vozes originais (exceto a do malogrado Lance Reddick) e todo o seu aspeto é formidável.

Sim, é bastante fácil e linear sem muita variedade na construção dos seus níveis, mas é algo para os mais jovens e é acessível para quem se quer familiarizar com a série e LEGO Horizon Adventures respeita e eleva o produto original.

LEGO Horizon Adventures respeita e eleva o produto original.


+ Estilo e gráficos bastante bons
+ O tratamento filme LEGO
+ Muito engraçado e as vozes originais ajudam muito

– Níveis curtos e lineares

N.R.: A análise a LEGO Horizon Adventures foi realizada numa PlayStation 5 com uma cópia do jogo cedida pela PlayStation Portugal.

Artigo sugerido