No que toca a videojogos que nos fazem levantar da cadeira ou do sofá e mexer um bocado, os comandos de movimento da Wii revolucionaram a indústria no segmento do exercício físico com o Wii Fit e Just Dance, e este último ainda lançou uma versão para esta consola em 2020!
No fim de 2019 a Nintendo trouxe Ring Fit Adventure para a Switch, que adicionou mecânicas de RPG e uma história ao género, bem como um novo periférico para ajudar a exercitar.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Existem agora algumas opções para quem quer que a sua Switch seja parte integrante da sua rotina diária de exercício e o Knockout Home Fitness foca-se no boxe e kickboxing para ajudar os jogadores a queimar calorias e a ficar em forma.
Definitivamente este título da Xseed Games consegue-nos cansar e fazer suar, mas faz decisões estranhas quanto ao tipo de jogador para que é. Há exercícios para todos, principiantes e mais avançados, mas a maneira que faz o plano de fitness é estranha.
Vamos ginasticar!
No menu principal existem três opções: Personal Training, 3-Minute Fitness e My Report. Este último apenas representa um calendário que regista em que dias exercitámos e quantas calorias perdemos, que é de acordo com o peso que pusemos no nosso perfil (de início introduzimos o nosso peso e altura). O modo em que certeza passei mais tempo foi o 3-Minute Training, já que o Personal Training só está disponível uma vez por dia. O 3-Minute Training contém sessenta curtos exercícios centrados em aquecimento, boxe, luta e podemos escolher dos que já estão desbloqueados e repeti-los as vezes que nos apetecer.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
O Personal Training escolhe três rotinas para fazermos seguidas e que dura uns dez a doze minutos, achei este modo muito bom para começar ou acabar o dia. Rápido e pode ser desafiante, mas tive de me aplicar para sentir resultados no corpo. O problema é que este treino é a única maneira de desbloquear novas atividades e apenas uma ou duas de cada vez. Significa que demoramos semanas a “jogar” para ter acesso aos exercícios no modo 3-Minute Fitness. Enquanto isto pode não ser nada de especial para quem quer começar uma rotina de exercício como eu, mas para quem quer mais desafio, tem de penar e esperar para desbloquear melhores rotinas ou mais à nossa imagem.
E um, e dois, e três!
A jogabilidade de Knockout Home Fitness é bastante simples e acessível. Quando começamos, temos no ecrã o nosso treinador (que selecionamos de início, quer dizer, até desbloquearmos mais), acompanhado de dois assistentes. À medida que nos vão guiando pelos diferentes movimentos, em baixo no ecrã existem filas de oito marcadores (como um jogo de ritmo), que gradualmente vão subindo e indicam as ações que temos de fazer enquanto temos os nossos Joy-Con nas mãos. No canto inferior direito indica a combo que temos, e quanto maior a combo não interrompida com erros, maior é a nossa pontuação no fim da rotina.
Pena que a coroa dourada (que ganhamos ao ter uma pontuação perfeita de 100 ao termos feito todos os movimentos em Excellent) nos poderá falhar por termos um Great apenas porque o comando não registou corretamente um movimento e não porque simplesmente não o fizemos. A maior pena que tenho é que não haja nada neste jogo que possa aproveitar algum acessório do Ring Fit Adventure, pelo menos a fita para a perna, já que podemos dar joelhadas e pontapés, esses movimentos são registados pelos Joy-Con que estão nas mãos. Ou seja, é todo um movimento completo de pernas, mas regista na mão. Podemos apenas sacudir o comando e aparece feito.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
As ações a fazer, vão aparecendo e o nosso treinador está sempre a dizer-nos o que fazer e como fazer. Os diálogos não são muito expansivos nem muito variados e cingem-se ás ordens dos movimentos e a pequenos comentários.
O grafismo é muito simples, assim como os menus. Considerando mesmo que seja um jogo de fitness, poderia ter uma apresentação melhor, mais cuidada. A música é muito genérica, música de ginásio e aulas body-pump, que apenas mantêm um ritmo alto para nos motivar nas rotinas. É mais uma coisa a desbloquear neste jogo.
Considerações finais
No geral, consegui suar ao misturar o modo Personal Training com mais cinco ou seis rotinas do 3-Minute Workout. É um jogo, como diz o nome, muito virado para o combate, artes marciais e os movimentos são apenas vários murros, joelhadas e pontapés que são misturados em exercícios completos. Para quem gosta de aulas em grupo no ginásio, é isto que vão encontrar em alguns tipos dessas aulas e assim podem fazer em casa.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Mas existe uma certa frustração no tempo que demora a desbloquear tudo (novas salas de aula, músicas e todos os treinadores), bem como pouca explicação para os movimentos que estamos a fazer (mais a maneira que os Joy-Con reconhecem o movimento), e nunca senti, depois do primeiro dia, que os murros e algumas variantes (gancho, jab, defesas) foram bem explicados como deviam ser.
Tive de me aplicar para sentir que algo estava a progredir, podemos apenas esticar o braço e o comando regista a ação, mas se queremos suar temos de parecer o Rocky Balboa a treinar.
Se quiserem um jogo de exercício baseado em combate, podem ter aqui um produto muito interessante, mas se quiserem algo mais consistente, aguardem pelo próximo personal trainer.
N.R.: A análise a Knockout Home Fitness foi realizada numa Nintendo Switch com acesso a uma cópia do jogo cedida pela Marvelous Europe.