Artigo por - Guilherme Teixeira
Quando pensamos em jogos PvP a nossa mente leva-nos para shooters ou MMO’s inspirados nos mais variados universos. No entanto, não é muito comum vermos o mundo de Robin Hood transportado para o mundo dos videojogos, muito menos como um PvP online. Mas é isso mesmo que Hood: Outlaws & Legends oferece: um multiplayer competitivo 4v4 alicerçado em mecânicas de stealth no universo de Robin Hood.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
.
Em Hood: Outlaws & Legends podemos controlar a personagem óbvia do universo ou então um dos três compatriotas que seguem Robin Hood na incansável busca dos tesouros dos ricos para dar aos pobres. O conceito que a Focus Home Interactive apresenta em Hood: Outlaws & Legends é bastante interessante, mas um bom jogo PvP online precisa de ter uma boa implementação da premissa, e infelizmente isso não acontece aqui a 100%.
Este jogo recorta ideias e mecânicas de séries como Assassin’s Creed, Hitman ou Metal Gear Solid, mas a cola que agrupa tudo não é forte o suficiente para termos aqui um produto recomendado.
As partidas de Hood: Outlaws & Legends são compostas por duas equipas de ladrões (que se jogam uma contra a outra) e consistem em quatro fases principais: Roubo da chave do cofre onde se encontra o tesouro; Entrar no cofre; Levar o tesouro para um ponto de extracção; Defender o tesouro enquanto é extraído do mapa. Enquanto uma das equipas pode estar a levar a cargo estas tarefas, a outra equipa irá tentar fazer o máximo para impedir a concretização dos objetivos da outra.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Este loop de jogabilidade é bastante promissor e inovador em relação aos seus contemporâneos, mas a verdade é que a implementação desajeitada não permite que as ideias atingem o seu real potencial. Isto porque a maior parte dos jogos (pelo menos os que disputei) acabavam maioritariamente por mandar fora no final todas as condições para que este Hood: Outlaws & Legends fosse considerado um jogo de stealth na sua raiz. Visto que as duas equipas disputam os mesmos objetivos, elas acabam-se por encontrar frequentemente em certas partes do mapa, e as partidas nesses momentos viravam um completo jogo de acção, deixando a descrição completamente de parte.
Obviamente, sendo este um jogo multiplayer online, que isto pode ter sido apenas e só da minha experiência pessoal, mas estes momentos repetiram-se frequentemente e achei sempre que aconteciam um completo desserviço perante a premissa do título. Isto até porque as personagens que aqui controlamos têm características específicas para o stealth. Se a acção ao menos fosse impecável, talvez não tivesse uma opinião tão negativa destes momentos, mas como certamente já depreenderam, isso não é o caso. Vê-se claramente que o jogo foi desenhado primeiramente (e talvez apenas só) como stealth, pois o combate é impreciso e as animações de luta não são sequer das mais competentes.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
No entanto, quando o jogo funciona respeitando a premissa inicial, Hood: Outlaws & Legends consegue maravilhar qualquer jogador. Graficamente o jogo é muito detalhado, com realce nas igrejas medievais e na atmosfera que circunda a acção, as mecânicas de stealth funcionam bem e obrigam a que a estratégia de jogo seja pensada em grupo, o que torna a experiência muito mais recompensadora do que a de entrar num espírito totalmente combativo.
E o calcanhar de Aquiles de qualquer título tão dependente do serviço online é a sua base de jogadores. Apesar de o jogo ser efectivamente original e fresco, nunca é um bom sinal ficarmos algum tempo à espera no lobby para entrar numa partida. A Focus Home Interactive prometeu acompanhar de perto o jogo com várias actualizações nas próximas semanas, mas actualmente o conteúdo e o número de jogadores parece um tanto quanto… escasso.
Considerações Finais
Finalizando, Hood: Outlaws & Legends tinha o potencial para ser daqueles jogos marcantes e que podia juntar muitos jogadores, mas seja pelo facto de permitir que as partidas acabem por desencadear em bulhas feias, ou seja, pelo facto de o conteúdo ser curto inicialmente, a verdade é que o jogo não nos agarrou como poderia ter feito.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Esperamos que o futuro traga boas novidades ao jogo e que a base de jogadores aumente consideravelmente, porque a originalidade e as ideias aqui apresentadas merecem ser compensadas dessa forma.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
N.R.: A análise a Hood: Outlaws & Legends foi realizada numa Xbox Series S, com acesso a uma cópia do jogo, gentilmente cedida pela Play & Game.