Google Pixel 9a

Google Pixel 9a – Análise

O Google Pixel 9a é a mais recente adição à linha de smartphones da Google, posicionando-se como uma opção de gama-média com características de topo. Com um design bastante renovado, desempenho robusto e funcionalidades avançadas de inteligência artificial que o aproxima dos seus irmãos mais velhos Pixel 9 e 9 Pro, o Pixel 9a promete oferecer uma experiência premium a um preço acessível.

Vou falar principalmente do Pixel 9a obviamente, mas também compará-lo com o 8a, por ser o seu antecessor, destacando as suas diferenças.

Design e Construção

Com muitas diferenças do seu antecessor, Pixel 8a, o Pixel 9a apresenta um design moderno com lados planos e cantos arredondados, com um aspeto sofisticado e parece um smartphone premium.

Disponível em quatro cores, Obsidiana, Porcelana, Peónia e Íris, o equipamento destaca-se à vista pelo distanciamento no estilo comparado ao Pixel 8a. A estrutura é construída em alumínio 100% reciclado, enquanto a traseira é composta por plástico altamente reciclável, refletindo o compromisso ambiental da Google com os seus equipamentos. O Pixel 9a é resistente à água e ao pó, permitindo submersão até 1,5 metros de profundidade, ou seja, com certificação IP68.

Equipado com um ecrã OLED de 6,3 polegadas, maior que antecessor, o Pixel 9a oferece uma resolução de 2424×1080 píxeis. O brilho máximo de 2700 nits assegura uma boa visibilidade mesmo em dias muito solarengos ou visibilidade clara, sob luz intensa. A taxa de atualização adaptativa vai de 60 até 120Hz faz com que a navegação seja super suave e até mais intuitiva com o movimento dos nossos dedos.

O Pixel 9a é alimentado pelo processador Google Tensor G4, o mesmo utilizado nos modelos topo de gama Pixel 9 e Pixel 9 Pro.

Oferece um desempenho rápido e eficiente, e nota-se especialmente em tarefas que envolvem inteligência artificial. Pode não ser o melhor nas pontuações em benchmarks, mas temos de perceber que é um equipamento de gama média.

 O dispositivo vem com 8 GB de memória RAM e opções de armazenamento interno de 128 GB ou 256 GB, garantindo espaço suficiente para aplicações, fotos e vídeos.

O Pixel 9 chega com a versão 15 do Android que também é do seu antecessor, em termos de suporte, a marca oferece 7 anos de atualizações, por isso a preocupação sobre a sua longevidade não é um problema.

Simplicidade e personalização

Eu adoro quando um smartphone (um equipamento que anda sempre connosco e olhamos para ele dezenas de vezes ao dia), nos permite configurá-lo como queremos. O Pixel 9a é um bom exemplo disto e para além de conseguirmos por o nosso fundo preferido, podemos criá-lo a partir de I.A…

Com o I.A. Wallpaper podemos criar um fundo a partir da alteração de frases simples dadas pelo software baseado num tema (Imaginário, Minerais, X-Ray, Texturas, entre outras), mas que podemos alterar várias palavras, transformando o resultado em imagens idílicas para personalização do nosso fundo de ecrã.

É bastante simples alterar até a cor dos ícones das aplicações de acordo com as cores dos temas para uma uniformização de todo um estilo no nosso equipamento do dia a dia.


Câmara polivalente

A Google sempre se destacou no campo fotográfico, e o Pixel 9a não é exceção. Na parte traseira temos duas câmaras, uma principal de 48MP com abertura f/1.7 e estabilização de imagem e uma câmara ultrawide de 13MP. Pela primeira vez na série A, o Pixel 9a introduz o Macro Focus, permitindo capturar detalhes em fotos e vídeos com muito bons resultados.

Hoje em dia mais megapixéis não significa uma câmara melhor, tendo muito a ajuda de todo o software que a apoia e aqui nota-se bastante a qualidade dos Pixel.

Na área da inteligência artificial existem as funcionalidades avançadas de fotografia, como “Add me”, “Best Take” e “Magic Editor” que bem integradas, melhoram bastante a experiência fotográfica.

A nível de estrutura do smartphone, desapareceu por completo a barra com as câmaras na traseira do equipamento, ficando agora completamente liso, sem haver diferença em altura com a traseira do smartphone. Uma novidade bastante significativa com todos os outros Pixel lançados até agora.

Bateria

A autonomia de bateria foi claramente uma prioridade no Pixel 9a. Com uma bateria de 5.100 mAh, o dispositivo promete mais de 30 horas de uso contínuo.

De acordo com o fabricante, o modo de poupança de bateria extrema estende ainda mais a duração da mesma, oferecendo até 100 horas de utilização. Além disso, o Pixel 9a suporta carregamento rápido de 23W e carregamento sem fio até 7.5W, proporcionando flexibilidade e conveniência aos utilizadores.

O carregamento com fio ainda é um pouco aquém relativamente a outros equipamentos, mas para uma utilização regular, cumpre muito e bem a sua função.

Considerações finais

Com um preço de partida de 559 Euros, o Pixel 9a é uma opção acessível no mercado de gama média, oferecendo características de topo a um preço competitivo. O lançamento está previsto para 14 de abril de 2025, com disponibilidade na Google Store e através de parceiros de retalho.

O Google Pixel 9a representa um equilíbrio notável entre preço e desempenho e mostra que é possível ter um bom smartphone sem grandes encargos já que vos irá durar alguns anos de acordo com os 7 anos de atualização prometidos pela marca.

É um equipamento “simples” que vos deixa personalizar ao nosso belo prazer, que não tem muitas aplicações pré-instaladas e não se sente pesado perante as várias ações que podemos fazer ao mesmo tempo.

Com um design moderno, desempenho sólido, capacidades fotográficas avançadas e um compromisso exemplar com atualizações, o Pixel 9a é uma escolha a considerar para quem procura um smartphone de gama-média com funcionalidades premium.

Se tenho algo a apontar pela negativa é a insistência da Google em manter a moldura em volta do ecrã, não o deixando ir até à borda do mesmo.

new rating recomendados2

+ design arrojado e premium
+ simples e personalizável
+ dos melhores equipamentos de gama média
+ qualidade da câmara

– A moldura em volta do ecrã