EpoMaker DynaTab 75X – Um telcado perfeito para personalizares o teu espaço

O primeiro EpoMaker DynaTab foi lançado a pensar nos dispositivos portáteis, como tablets, mas com o mercado gaming a aumentar e a fazer com que cada vez existam mais pessoas interessadas em teclados mecânicos, porque não aproveitar um teclado com um design de sucesso e criar algo para com o mesmo aspeto, mas capaz de se diferenciar, não só do modelo original, mas de grande parte dos teclados disponíveis no mercado? Foi assim que nasceu o novo EpoMaker DynaTab 75X.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

O DynaTab 75X é um teclado compacto (75%) com aspeto retro e com uma característica que faz com que seja a estrela de qualquer secretária: um ecrã LED RGB “Dot-Matrix” que possibilita não só ter um relógio com data, ver o estado do PC ou a bateria do teclado, mas também de usar e partilhar pixel art ou pequenos textos, dando assim um look único a cada secretária.

Onde comprar:


Caracteristicas do EpoMaker DynaTab 75X

No seu formato de 75%, o EpoMaker DynaTab 75X conta com 84 teclas com capacidade para hot swap, e pode ser customizado para trazer um dos seguintes tipos de switch: Wisteria (Linear), Wisteria (Tactile), Flamingo ou ainda Sea Salt Silent. Com layout ANSI ou ISO-UK o novo DynaTab está disponível para pré-compra em duas cores: Black Grey e Purple White.

Compatível com Windows, macOS, Android e iOS este novo teclado acabou por ser uma excelente ferramenta para alguém como eu, o meu desktop é Windows, o portátil macOS, o tablet é Apple e o telemóvel é o Google Pixel 8 Pro.

Com uma bateria de 10,000mAh, suporte para fast charging e três tipos de conectividade: USB Type-C, Bluetooth, Wireless, o DynaTab 75x é um periférico polivalente capaz de cumprir mesmo para os utilizadores mais exigentes, já que suporta até três equipamentos ao mesmo tempo, bastando trocar o tipo de conectividade para aceder a cada um dos aparelhos. Pesa pouco mais de 1kg (1110g) e com 345 x 181 x 42 mm de dimensão, não ocupa muito espaço e mesmo que o queiram transportar para usar com um Portátil ou até tablet podem fazê-lo sem grande dificuldade.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

Outra característica que gostei bastante, ligada ao design do teclado, é o facto das teclas terem a impressão feita na parte lateral (apenas no modelo em preto) e não no topo, dando assim um aspeto mais limpo ao EpoMaker DynaTab 75X e acabando por fazer com que o periférico fique bem em qualquer secretária. Mesmo que a vossa secretária seja tudo menos minimalista, com o ecrã do teclado e a backlight RGB, têm o look gaming disponível ao alcance de um clique.

Conforto ao escrever e perfeito ao ouvir

A EpoMaker explica a razão para cada uma das camadas presentes no teclado, entre as que absorvem o som, a espuma e padding, todas elas a trabalhar me conjunto para que a experiência com o EpoMaker DynaTab 75X seja a melhor possível. O que eu vos posso explicar é como é que correu a minha experiência:

No meu dia a dia, o meu teclado tem sido de uma outra marca bastante conhecida dentro do mundo dos teclados mecânicos, principalmente porque foi a única marca (dentro das que procurei), que me deu a possibilidade de ter layout português. Mas a verdade é que desde que comecei a usar o DynaTab para efeitos de análise, tenho tentado adaptar-me a escrever em português com o layout apresentado porque o conforto ao escrever, a suavidade das teclas e o som suave, mas mecânico, que emitem cada vez que as pressiono é algo como nunca tinha experimentado antes.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

O toque de cada tecla é suave, e as teclas emitem um som bastante agradável. Alguns teclados mecânicos, dependendo dos switches usados, mas também da qualidade do plástico e componentes, podem emitir sons que passado algum tempo se tornam um pouco irritantes, sons mais estridentes… não é o caso desta versão do EpoMaker DynaTab 75X. O som é suave e o teclado continua confortável para se escrever mesmo passado algumas horas a trabalhar num texto.

Utilização quase perfeita

Tenho passado as últimas semanas a jogar Sons of The Forest. O jogo é para se ser jogado de rato e teclado, não existindo suporte para comando (que geralmente opto por usar), pelo que sessões de jogo mais longas podem-se tornar pouco confortáveis. Não deve existir um único teclado no mundo que faça com que esta afirmação deixe de ser verdade, jogar horas e horas no teclado é pouco confortável. No entanto, EpoMaker DynaTab 75X faz um excelente trabalho no que toca a diminuir o desconforto.

No que toca ao tempo de resposta, se com Bluetooth pode ser um pouco inconsistente, tanto ligado por USB-C como através do adaptador wireless não existe qualquer dificuldade na conexão ou qualquer tipo de input lag. Trocar entre dispositivos também é bastante simples e rápido, basta usar o botão físico na parte superior do teclado e já está.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

No que toca à personalização do ecrã, funciona da mesma forma que no RT100 e é preciso ligar o teclado através de cabo ao PC. No entanto, estando o teclado ainda em pre-order a comunidade EpoMaker ainda não se dedicou a apresentar tantos designs como os que existem para o modelo anteriormente testado… mas claro, podem sempre criar o vosso design, ou usar o monitor para ver o estado do PC ou as horas. Mas sim, ter qualquer tipo de pixel art no ecrã fica sempre melhor!

Considerações Finais

Embora o formato do teclado não seja “normal”, muito por culpa do ecrã no topo, fazendo com que fique com um aspeto mais quadrado que um teclado “normal”, a verdade é que o EpoMaker DynaTab 75X é um teclado para qualquer pessoa, especialmente se estiverem a procurar um teclado diferente, que não ocupe muito espaço e que seja confortável de utilizar. Juntem a tudo isto o facto de conseguirem ter até três equipamentos ligados ao mesmo tempo, e o DynaTab 75X vai ser a estrela de qualquer secretária.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

O EpoMaker DynaTab 75X está neste momento em fase de pré-compra no site da marca e chegou ao mercado com um preço a rondar os €130.

André Oliveira Santos: Licenciado em comunicação, a trabalhar em fotografia. Sempre tive um gosto especial e uma grande paixão por gadgets, videojogos e novas tecnologias no geral.
Artigo sugerido