O Game Boy original chegou à Europa na reta final de 1990 e mais de 30 anos depois ainda são muitos os entusiastas de videojogos que gostam de pegar nos jogos que chegaram com a consola portátil da Nintendo e até com as consolas que marcaram a evolução do Game Boy original… para além dos jogos Game Boy, também os jogos para Game Boy Color e Game Boy Advance continuam a ter uma boa base de fãs.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok
Para quem gosta deste tipo de jogos, mas não têm a consola ou até prefere o conforto dos comandos mais atuais, ou até do teclado, há uma solução… Chama-se Epilogue GB Operator e é um pequeno dispositivo que permite que qualquer jogo Game Boy, Game Boy Color ou Game Boy Advance seja jogado no PC.
Ponto a Ponto:
Plug & Play, em poucos segundos
A primeira utilização pode ser um pouco mais demorada, já que é necessário instalar o software criado pela Epilogue. A pequena aplicação serve para reconhecer o GB Operator mas também para correr os jogos, rápida e fácil de instalar em poucos minutos estão a jogar.
Depois da primeira utilização fica tudo mais fácil, o GB Operator já tem lugar marcado na minha secretária, e agora, para jogar é tão fácil quanto escolher um dos jogos na minha coleção Gabe Boy, colocar no pequeno dispositivo (sim é mesmo pequeno, são menos de 10cm de comprimento e cerca de 2cm de largura) e automaticamente a aplicação Playback é lançada, reconhecendo o jogo e dando informação como o ano de lançamento, uma introdução sobre o jogo e até a consola para o qual foi lançado!
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok
Depois disto é carregar no start e estão prontos a jogar. O tempo de loading é mínimo e cada um dos jogos que experimentei correu sem qualquer tipo de problema… e sim, até as fotos da câmara do Game Boy podem passar para o PC.
Para mim, e isto vai depender do gosto de cada um, a melhor parte é mesmo conseguir jogar estes jogos no PC, com teclado ou com comando de uma consola moderna… mas mais que isto, consegui-los jogar num ecrã de maiores dimensões ao mesmo tempo que sei que estou a jogar os meus jogos, que não estou simplesmente a correr um jogo através de um emulador digital.
E sim, a aplicação necessária corre em quase tudo: Windoes, Mac e Linux!
Mais do que jogar
Para quem gosta de jogar, mas tem um carinho especial por desenvolver jogos também usar o GB Operator para carregar as suas criações para cartuchos vazios! Depois disto basta jogar cada um dos jogos através do GB Operator ou até na consola original… o céu é o limite.
Com o mercado de retro gaming a crescer é normal que existam também pessoas a tentar “vender gato por lebre”, mas não se preocupem muito! O aparelho desenvolvido pela Epilogue permite ainda verificar se os jogos são originais ou não… uma segurança extra para quem quer aumentar a coleção de jogos Game Boy.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok
Por fim, o GB, permite ainda fazer backup ou até restaurar as saves. Aqueles momentos de tristeza quando temos que mudar a bateria de um dos cartuchos acabaram. O pequeno, grande, aparelho da Epilogue deixa-vos fazer tudo o que a consola original deixava e mais.
Era o que precisava para voltar aos anos 90
Antes de ter o GB Operator na secretária a coleção de jogos Game Boy estava parada, alguns deles numa gaveta sem sequer me lembrar que existiam. Agora, muito devido à facilidade e ao conforto que é estar à secretária, é raro o dia em que não pego num dos jogos para uma sessão, por muito curta que seja acaba por ser fantástico relembrar memórias da primeira consola portátil que tive.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok
O GB Operator custa cerca de 45 euros ($49.99) e a Epilogue prepara-se para começar a enviar uma nova remessa de aparelhos a partir do dia 20 de setembro (devido à procura, os envios tiveram em pausa durante alguns tempos).
Por fim, referir que no site da Epilogue conseguem ainda encontrar uma secção sobre preservação de jogos retro, uma forma interessante de mostrar os jogadores o quão se preocupam com os jogos e com a preservação daquilo que é uma importante parte da nossa cultura.