EA SPORTS NHL 24 – Análise

NHL não é algo muito conhecido em Portugal, e o desporto que compõe esta liga também não. Grande parte da população em Portugal o pouco vai saber sobre as regras de hóquei no gelo é que de vez em quando há porrada no ringue… não muito mais que isso.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

Mas há que mudar, e podemos começar essa mudança com EA Sports NHL 24, o jogo da EA Sports que leva a liga norte-americana de hóquei no gelo além fronteiras. As expectativas para o novo título da EA são altas, mas a experiência dentro do ringue não é muita… juntem-se a nós na viagem de descoberta que foi esta análise.

O que é EA Sports NHL 24

Ao calçar os patins (são patins à mesma certo?) a primeira impressão que temos é que para qualquer fã de jogos de desporto este EA Sports NHL 24 é um título que vai dar muitas horas de entretenimento. Conta com um bom número de modos de jogo, tanto offline como online, algo que ajuda sempre a manter o interesse.

Depois dos primeiros jogos o que mais salta à vista é o realismo visual e de movimentos que o título apresenta, quase que nos transporta para uma transmissão televisiva de um jogo na vida real… mas um daqueles jogos, se é que isto existe, onde uma equipa profissional já a jogar contra uma equipa de amadores (a que eu estava a controlar). Mas tinha uma desculpa, eram os meus primeiros jogos e a única coisa que sabia das regras é que podia levar e dar porrada e que o objetivo principal é marcar o que vou chamar de golos.

Com o passar do tempo, e do número de jogos, fui aprendendo algumas das regras. Existem foras de jogo e que marcar golos não é assim tão fácil, centenas de tacadas à baliza e o pequeno disco só bateu nas redes uma única vez.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

EA Sports NHL 24 está muito bem otimizado, apresentado-se fluido e conseguido transmitir intensidade para o ecrã e comando… mesmo quem não é fã da modalidade conseguirá tirar algum divertimento do jogo.

Dentro dos modos de jogo existem modos que se destacam, como é o caso do modo carreira. Onde como em todos os outros jogos do género, temos que começar com as equipas mais fracas e o trabalho que temos pela frente é penoso. Agradar o treinador na pré-época não vai ser fácil, mas se não o fizermos o destino mais provável é o banco de suplentes. Há também que ter cuidado com o que dizemos nas conversas que vamos tendo com membros da equipa ou press… tudo isto vai influenciar o futuro da carreira.

Se nos jogos não se portarem bem é normal que não joguem muitos minutos ou até mesmo que entrem e depressa voltem ao banco de suplentes, ao entrarem em modo porrada com a equipa adversária é provável que o vosso treinador fique também contente por defenderem a equipa… qualquer decisão ou ação durante o jogo vai moldar a forma como conseguem evoluir na equipa.

Claro que não podia faltar o modo Ultimate Team ou até mesmo os modos online para jogar 1vs1 e ainda modos offline com uma diversidade de torneios que impressionou. Pena que os modos online não sejam tantos quanto os modos offline, ao existirem mais torneios e formas de jogar online possivelmente o jogo tornar-se-ia ainda mais interessante.

Considerações Finais

Depois de muitas horas passadas no gelo de EA Sports NHL 24 posso dizer que para além de me ter divertido bastante aprendi mais sobre um desporto que consegue ser muito interessante. As regras têm que ser estudadas antes de entrarem a pés juntos em NHL 24 mas o jogo também vos ajuda a ganhar noções básicas. No fim do dia este hóquei no gelo é muito mais que andar à porrada.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

EA Sports NHL 24 é o jogo ideal para os fãs da modalidade ao mesmo tempo que é capaz de agradar aqueles que estão apenas curiosos. Por fim, dizer apenas que este NHL é um dos espelhos da atenção que a EA quer dar ao desporto.


+ Gráficos impressionantes
+ Diversidade de modos de jogo
+ Jogo bastante fluido

– Precisa de mais modos online

N.R.: A análise a EA Sports NHL 24 foi realizada numa Playstation 5 com uma cópia do jogo cedida pela PlayNxt

Artigo sugerido