Diablo IV tem lançamento marcado para dia 6 de junho de 2023, mas durante as últimas semanas os jogadores tiveram a possibilidade de explorar parte do mapa e da história desta que é a 4ª interação da franquia Diablo. Primeiro numa fase beta fechada, e depois numa fase beta aberta e disponível para todas as plataformas onde o jogo estará disponível: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X | S e PC.
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Durante a fase beta os jogadores tiveram a oportunidade também de levar as suas personagens até ao nível 25, mas quem chegou com uma personagem até ao nível 20 receberá, quando Diablo IV finalmente chegar, o seguinte:
- Título de Initial Casualty (ao chegar a Kyovashad com uma personagem)
- Título de Early Voyager (ao chegar ao nível 20 com uma personagem)
- Item cosmético: Beta Wolf Pack (ao chegar ao nível 20 com uma personagem)
Claro que não ia perder a oportunidade de conseguir viajar com um pequeno lobo às costas durante a minha demanda em World of Sanctuary e lancei-me à aventura durante a fase beta. Pela primeira vez em Diablo, foram estas as primeiras impressões.
Nunca tinha pegado num Diablo, mas já tinha consumido conteúdo do terceiro e a primeira coisa que me chamou à atenção na beta de Diablo IV foi o salto que foi dado a nível visual. Desde as cidades, às pequenas vilas, ou até as florestas, grutas ou até campos gelados carregados de neve, o detalhe de cada um destes ambientes deixou-me boquiaberto. Os reflexos da luz no chão, nos edifícios ou nas paredes das grutas, o trabalho feito com as sombras ou com as diferentes intensidades de luz no percorrer do mapa levam a um grau de imersão que não estou habituado em jogos isométricos.
O combate começa lento, com poucos inimigos e com bosses que, numa party de 4, acabam por ser simples de combater e passar sem grande dificuldade, mas à medida que fui avançando nas quests e chegando a níveis superiores percebi também que os confrontos com inimigos começaram a ficar mais intensos e que os bosses começaram a apresentar mais dificuldade, mostrando que Diablo IV tem uma curva de aprendizagem que leva os jogadores menos familiarizados com o género a entrar no jogo e a conseguir aproveitar o mesmo sem se sentirem demasiado sobrecarregados com o que o lhes vai sendo apresentado apresentando.
A árvore de habilidades é de uma imensidão impressionante, mostrando que em junho, quando o jogo sair, terei que me esforçar muito mais para conseguir perceber a profundidade do sistema de combate de Diablo IV. O mapa? O mapa é gigante. No espaço disponível para a fase beta já parecia enorme, e sem os fast travel disponíveis em algumas localizações era cansativo ir de alguns pontos até às missões ou dungeons… sobre o mapa completo consigo apenas imaginar que terei muito mais para explorar, para andar e, espero eu, mais pontos de fast travel.
As dungeons são desafiantes o suficiente e conseguem ser um tamanho interessante para que a própria exploração do local possa ser complicada, sendo que tiver que voltar para trás alguma vezes porque acaba em becos sem saída. A parte boa é que a qualquer altura conseguimos ir ao mapa e fazer fast travel para o início da dungeon. E, não pensem que é só andar para a frente e para trás, há saltos para dar, paredes para subir ou desfiladeiros para descer, acrescentando alguma verticalidade ao mapa do novo Diablo.
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Durante a fase beta existiram alguns problemas com lag ou sessões de jogo que automaticamente paravam ou membros da party que eram expulsos sem aviso, apenas porque ficaram muito para trás durante uma quest… seria interessante, caso isto seja uma “feature” que existisse um aviso no ecrã ao estilo do “estás a entrar numa área proibida, volta para trás”. Por fim, o loot… a quantidade de itens lendários que me saíram em talvez 10 horas de jogo deixa-me uma ideia presa na cabeça: é apenas um chamariz para levar os jogadores a comprarem o jogo, após o lançamento a quantidade de loot lendário ou até raro, será muito reduzida.
Há muito mais para falar sobre o jogo, mas deixo-o para a análise do novo título da Blizzard, por agora posso certamente dizer que, com ou sem loot lendário, Diablo IV é uma experiência fantástica, principalmente quando em party com amigos.