A DON’T NOD, reconhecida por Remember Me e Life is Strange, aventuras com fortes componentes narrativas está a começar a trilhar outros caminhos pouco a pouco.
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Com Jusant já saíram do caminho trilhado (também este um jogo com um estilo muito próprio, mas diferente do feito até então) e com Banishers: Ghosts of New Eden, mantêm a história como foco, mas aventuram-se noutras componentes técnicas do que seria normal num jogo tipicamente DON’T NOD. Este novo título tem elementos de RPG e foca-se numa narrativa em que o jogador tem algum poder de escolha no desenrolar da história.
Onde comprar:
Ponto a ponto:
América Colonial
O jogo decorre no século XVII e segue Antea Duarte e Red mac Raith, um casal de banishers, caçadores de espíritos que perseguem assombrações e enviam-nos para o “outro lado”. Antea responde ao pedido de uma amiga para que viaje para New England, para uma pequena vila, New Eden que se presume estar debaixo de uma maldição por uma entidade que trouxe doença, fome e morte às gentes deste povoado.
Ao chegarem a New Eden, Antea é morta por um espírito (um spoiler que é necessário para que percebam o resto da análise) e é transportada para o mundo dos espíritos, deixando o seu amado Red num impasse. Ou põe o seu espírito a descansar ao fazê-la ascender ou trazê-la de volta para o mundo dos vivos a qualquer custo. Este compromisso irá influenciar o decorrer de toda a história.
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A premissa do jogo, o sobrenatural numa América colonial dos anos 1600, bem como a relação entre este casal de banishers ao longo das várias horas de jogo é bastante cativante, já que dentro da história principal, temos várias pequenas e opcionais, os haunting cases, que nos faz entender melhor o que se passa em New Eden. Terminar todas estas quests e alinhar todas as peças também testa a relação de Red e Antea relativamente às escolhas que consideramos moralmente corretas.
Todas as decisões contam
Fazer escolhas é uma das maiores partes de Banishers: Ghosts of New Eden. Ao longo do jogo, os jogadores terão de tomar decisões que impactam a narrativa e o mundo à sua volta. A primeira grande decisão é o compromisso entre os protagonistas, se optarmos por devolver Antea ao mundo dos vivos, Red tem de sacrificar vários humanos, a troca pela humanidade de Antea são as almas dos humanos que encontramos nas missões haunting cases. E estas são as decisões mais “difíceis” de fazer, consoante a situação que encontramos. Nem sempre o que parece é, e a nossa moralidade leva-nos a fazer escolhas complicadas.
À boa maneira DON’T NOD, muito do lore está nas cartas e documentos que encontramos ao longo do caminho, uma narrativa ambiental para que se perceba o contexto deste mundo sem ser por diálogos demorados e cansativos, que este jogo não tem.
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A história, na generalidade é fácil de acompanhar, tudo está bem atado, muito bem escrito, e os casos que temos de resolver contêm mini histórias muito interessantes, e o que ajuda e muito são as interpretações dos personagens.
Red e Antea são as melhores vozes e interpretam bem a sua dinâmica como casal, mas também como parceiros de profissão. Nos pontos de save, Antea aconchega Red e olham bem um para o outro, tornando a sua relação bem credível.
Os outros personagens que encontramos ao longo da aventura, algumas interpretações são melhores que outras, mas como as histórias são muito boas, focamo-nos no guião e conseguimos tirar o sumo destas interações completando a história principal.
Mapa, estrutura e metroidvania…?
Os mapas em Banishers: Ghosts of New Eden são divididos em múltiplas zonas em vez de um grande mundo aberto (pensem em God of War), unidas por muitos, mas muitos corredores estreitos de modo que o jogo possa carregar a próxima área. Florestas, vilarejos, minas e fortes, são dos locais que a dupla terá de explorar (e acreditem que mesmo sendo linear, o jogo tem muita exploração), e existem pontos de save espalhados pelo mapa os quais podemos descansar, alocar pontos nas habilidades, fazer upgrade dos equipamentos e fast travel.
Algumas zonas estão bloqueadas, mas ao bom estilo do género metroidvania, vamos desbloqueando poderes que ajudam nesse processo, e para quem tem a veia de colecionista, vão precisar de explorar tudo que que está bloqueado. Mesmo no contexto da aventura, voltar atrás e andar muito entre zonas pode ser cansativo mesmo com vários pontos de fast travel.
Com este tipo de estrutura resulta um enorme problema, o enorme gasto de tempo que nos obriga a ficar em New Eden sem necessidade alguma. O jogo poderia ficar mais aprumado sem o constante correr de um objetivo para o outro. Em 30 horas de jogo, preferia que tivesse 15, mas que tudo fosse mais requintado.
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Quando quiserem descansar um pouco do caminho principal, podem-se focar nos haunting cases e specter nests. Este conteúdo secundário adiciona e muito ao lore e dão boas recompensas como pontos de upgrade e o mais variado equipamento para irem mais apetrechados para os combates.
Nos haunting cases temos de investigar pistas e entrevistar os colonos envolvidas nos casos para estabelecer motivos do crime e estas missões são o melhor que Banishers: Ghosts of New Eden dá. Alguns destes casos são verdadeiramente arrepiantes e demonstram o que há de pior no ser humano. Assassínio, adultério, roubo e até canibalismo são alguns dos temas presentes nestas missões secundárias.
Combate tag team
Claramente há aqui uma inspiração nos jogos Souls e em God of War no que concerne o combate, mas com alguns twists sobrenaturais porque podemos controlar Red e Antea alternando entre eles os ataques. Antea, na sua forma espectral, tem ataques diferentes e poderes que podem marcar a diferença quando Red precisar de respirar um pouco.
Quando em controlo de Red, cada ataque bem-sucedido com o nosso sabre enche duas barras, uma de banish e outra de spirit. A primeira é um ataque que debita muito dano e perfeito para descontar bastante quando estamos prestes a derrotar um inimigo, enquanto a barra de spirit permite-nos lutar com Antea. Ao trocar para a mestre banisher, conseguimos esmurrar as formas espetrais e usar alguns movimentos especiais como o spirit dash, que nos transportamos diretamente para perto de um inimigo, encurtando distâncias para possíveis ataques. Algumas criaturas são mais vulneráveis a ataques com Antea, por isso saber alternar entre protagonistas é vital.
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Entre os inimigos que nos aparecem pelos caminhos de New Eden, não temos assim tanta variedade, mas há diferenças entre eles. Entre os que estão possuídos e devemos despachá-los primeiro, os que são alfa, que absorvem mais dano, aos bosses, escassos, mas memoráveis dentro do contexto do Banishers. Ficou-me gravado na memória The Puppeteer pelas diferentes mecânicas que tive de empregar e por ser muito interessante para a história.
Detalhes aqui e ali
Este título da DON’T NOD tem gráficos decentes na sua maior parte. O nosso casal de banishers são bastante detalhados e de longe os melhores gráficos do jogo, lado a lado com os bosses. Os outros personagens não tiveram o mesmo tratamento vip e o design dos inimigos é muito semelhante, entre espíritos ou cães e lobos e nenhum outro de grande destaque. Os ambientes estão bem conseguidos, especialmente a floresta e os montes gelados, que ao pararmos um pouco, temos um sentimento de inquietude, principalmente ao chegar a um forte nessa região onde houve um genocídio.
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No áudio já referenciei as performances dos protagonistas como bastante convincentes e os sons de combate destacam-se quando trocamos de personagem em batalha. A banda sonora ajuda na imersão mesmo não sendo vencedora de um prémio, e ajuda bastante como dicas auditivas para momentos chave na aventura.
Tecnicamente o jogo precisava de uns acertos que infelizmente ainda não foram corrigidos completamente. Bugs de som (a música para de repente em certos momentos mais aguerridos), e mesmo jogando em modo performance, houve instantes que sentia abrandamento de frames. Não acontece muita vez, mas acontece até já não ligarmos a esses problemas.
Considerações finais
Adorei Banishers: Ghosts of New Eden como um produto totalmente novo e fresco. A DON’T NOD tem vindo a surpreender e tenho pena que não se tenha publicitado mais este título. Muito bem escrito, principalmente os haunting cases, transportou-me para uma realidade alternativa onde a história tomou um rumo diferente e estes casos sobrenaturais eram verdadeiros e dramáticos.
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Mesmo lineares, os mapas privilegiam exploração e levam-nos para localizações estranhas e inquietantes, que me fez ir sempre mais além em busca de mais lore e complementar este rico mundo. Banishers: Ghosts of New Eden é, até agora, a surpresa do ano. Simplesmente porque não tinha sido muito mostrado em eventos e manteve-me colado ao ecrã durante 30 horas.
N.R.: A análise a Banishers: Ghosts of New Eden foi realizada numa PS5 com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Play&Game.
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