Análise The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV

O sucesso de vendas da Playstation 4 no mercado permitiu não só uma larga durabilidade no ativo, como também permitiu que várias séries tivessem sequelas e prequelas, e até conjuntos, para que os jogadores pudessem acompanhar, caso quisessem, do início ao fim de uma saga, ou pelo menos, do encerramento de um capítulo. E essa hipótese nem sempre foi possível que acontecesse.

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Existiram vários ports, remasterizações, remakes e até alguns “falsos” lançamentos com melhorias, dentro desta geração que se aproxima a passos largos de dar início a uma nova linhagem de máquinas. Mas houve várias sugestões para que os jogadores não tivessem a necessidade de recorrer às consolas do passado para jogarem o início de uma série, e isso é meritório. Nunca, como nesta geração, se teve tanto a possibilidade de ter o catálogo de uma série disponível desde o primeiro até ao último jogo, e até de algumas sagas já bem extensas presentes no mercado, e prontas para serem desfrutadas de visuais e áudios melhorados, desempenhos revistos e adaptados às propostas modernas.

Um dos casos bem-sucedidos e como exemplo a série The Legend of Heroes que já conta com uma larga e vasta coleção de jogos, com várias ramificações e conjuntos de jogos que preenchem a saga. Porém, a Nihon Falcom utilizou a base da Playstation 4 no mercado e teve o discernimento de colocar toda a saga Trails of Cold Steel – inclusive o quarto e último jogo que chega agora às nossas mãos, numa só consola, e que faz questão de encerrar pelo menos este capítulo.

O encerramento de um capítulo longo

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV é, portanto, o jogo tão esperado que vem fechar o capítulo Trails of Cold Steel, uma aventura que se iniciou em 2013 e que agora encerra com praticamente a mesma fórmula, sem nunca ter perdido o fulgor, e sem nunca ter esquecido aquilo que fez a série ter tido o sucesso que teve. A particularidade de se assistir ao crescimento das várias personagens e de heróis, não só fisicamente, e que marcaram outras sequelas, e também da série principal, é bem satisfatório de se presenciar.

O ambiente na sociedade está cada vez mais crispado. O império Ereboniano está maior e com capacidade para engolir todo o continente, ganhando cada vez mais força para invadir e provocar a desordem para a conquista absoluta. Tendo em conta a forma como o terceiro jogo termina, os heróis da Classe VII estão desfalcados com a ausência da sua figura central: Rean Schwarzer. Porém, novos e antigos heróis juntam-se para combater o mal e resgatar Rean, num misto de recuo e avanço, de figuras do presente e do passado, num verdadeiro aglomerado de opções para agradar os fãs, mas tudo se combina de uma forma admirável.

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The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV não muda e oferece mais do mesmo que já foi presenciado anteriormente, portanto, os jogadores que ficaram satisfeitos com o que foram assistindo ao longo dos últimos três jogos, este quarto título vem com muitas similaridades com o terceiro jogo. O ambiente escolar permanece, a forma como as personagens vão crescendo e os laços que o jogador vai criando com cada uma delas, também não mudaram. O formato como a história vai envolvendo o jogador também não se alterou, e com isso vem também a forma como a narrativa é mostrada, que nem sempre é ritmada como deveria ser. Por vezes, os longos vídeos que são mostrados e as longas cenas de animação que acompanham cada sequência, cortam por completo o compasso do jogo – um defeito que vem acompanhando a saga e que nunca foi completamente remendado. Por vezes há também excesso de informação, que poderia estar presente em diários, caso o jogador quisesse consultar e aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre a atmosfera do jogo.

Mais uma jornada longa com muitas ocupações extra

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV é mais um título que oferece várias dezenas de horas, que poderá transpor as centenas com bastante facilidade, sobretudo pela oferta disponível de várias dificuldades e minijogos, missões opcionais e ainda algumas atividades extra que podem prolongar a experiência. Tal como já foi referido, o quarto jogo traz tudo: mais personagens, tanto novas como algumas já bem conhecidas, não só da série principal como também das prequelas. A forma como o jogo se desenrola também não se afasta muito do que a série foi, e as áreas vão sendo desbloqueadas com o recurso de uma nave conforme o progresso da história.

Outra das particularidades que a série The Legend of Heroes sempre conservou, foi as batalhas por turnos, que se foram tornando cada vez mais robustas, com um sistema que se tornou polido a cada jogo. Trails of Cold Steel IV bastante do que aconteceu no seu antecessor, com a possibilidade de invocar magias, ataques especiais que utilizam pontos de combate, e estratégias extra, onde o jogador pode posicionar cada personagem no campo de batalha. No meio disso, há ainda a opção de tornar a batalha automática e de acelerar os combates, e claro, as tão desejadas batalhas com mechas.

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Visualmente, The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV traz melhoramentos, mas não muitos. A fórmula continua a mesma, com várias limitações nas animações das personagens, alguns movimentos um pouco robóticos e algumas áreas um pouco vazias. Porém, as cores, as personagens e parte dos edifícios são bem desenhados, coisa que nunca perdeu o charme e foram evoluindo com o desenrolar da série. Este quarto capítulo, não exibe o que seria suposto para o final de geração de uma consola, que tantos exemplos deu de títulos muito mais sofisticados graficamente. Já no campo sonoro, cumpre com as expectativas e segue a linha do que seria suposto para um título da Nihon Falcom: melodias épicas, ritmadas, e com uma variedade significativa.

Considerações Finais

Depois de uma série de quatro jogos e de vários anos de produção, eis que a saga Trails of Cold Steel chega ao fim. The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV não é o jogo que mais arrisca da série, prendendo-se imenso a várias caraterísticas que já eram conhecidas dos três jogos, assim como também consome imenso do seu antecessor, e com consequência disso tira proveito das várias coisas boas que a série foi consolidando. É um jogo longo, com imenso conteúdo e ainda traz personagens de vários jogos e ramificações da série, o que oferece um sentimento extra a quem foi assistindo ao crescimento da saga.

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É mais um título demasiado amplo, tal como a série se foi tornando, e por mais uma vez, o ritmo do enredo nem sempre é bem balanceado, possivelmente pelo excesso de informação que nem sempre acrescenta alguma coisa ao mundo do jogo.

Clica na imagem para mais informação sobre as nossas classificações

+ Enredo forte e larga longevidade

+ Cruza personagens relevantes do passado e junta às personagens do presente

+ Sistema de batalha por turnos bastante maduro

+ Encerra e coloca a série Trails of Cold Steel toda disponível na PlayStation 4

– Ritmo da história mal balanceada

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N.R.: A análise a The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV foi realizada numa Playstation 4 com acesso a uma cópia do jogo, gentilmente disponibilizada pela NIS America

Tiago Marafona: Um autêntico fã de RPGs japoneses e um belo apreciador de jogos de plataformas. Nunca diz não aos clássicos Super Mario, The Legend of Zelda e Final Fantasy. É também um acérrimo admirador do trabalho do Ryu Ga Gotoku e da Monolith Soft.
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