A Nintendo desde que soltou a Nintendo Switch para o mercado tem vindo a utilizar a estratégia de ocultar aquilo que foi a vida útil da Wii U, os títulos que marcaram a experiência daquela consola, as mecânicas inovadoras que foram utilizadas para promover a máquina, e as várias tentativas de reanimação da imagem da empresa no mercado das consolas de mesa, o que resultou em várias cartas de amor aos mais profundos fãs da marca, para que fizessem questão de elevar aquele produto mal-amado que o mercado não compreendeu.
Desde o início de vida da consola hibrida, vários jogos que não funcionaram bem em vendas na geração passada, e que a Nintendo fez questão de voltar a dar-lhes uma segunda oportunidade, porque o problema não estaria na experiência que ofereciam, mas sim no corpo que os alimentava: a Wii U.
Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Surgiram então as várias campanhas de títulos Deluxe – ports diretos de jogos para a Nintendo Switch, que geralmente incluíam todo o conteúdo disponível (incluindo conteúdo desenvolvido posteriormente que poderia ser descarregado), pequenos ajustes adaptados à nova experiência portátil, e algumas afinações na jogabilidade e imagem, que geralmente também transmitiam uma sensação de melhor desempenho. Praticamente quatro anos depois, a híbrida continua a receber jogos de qualidade assegurada, que passaram despercebidos às grandes massas, mas que agora podem vir a ter uma nova vida.
Nova plataforma, nova vida
Pikmin 3 que agora chega em versão Deluxe para Nintendo Switch foi um dos primeiros títulos de peso a chegar à Wii U em 2013, um simples simulador onde o jogador terá momentos de ação e estratégia enquanto comanda pequenas criaturas chamadas Pikmin e enquanto explora vários pontos de um planeta desconhecido, dando-lhes ordens e optando por decisões a todo o instante.
Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Tudo começa com a falta de recursos no planeta de Alph, Brittany e Charlie, que os leva a explorarem o espaço em busca de frutos e outras formas de alimento. Porém, durante a viagem sofrem um pequeno problema veem-se obrigados a ter de aterrar de forma não planeada num planeta desconhecido, onde descobrem criaturas semelhantes a flores, mas que possuem vida própria e que são capazes de executar ordens e de lutar. A missão do jogador passa por recuperar a vitalidade da nave dos três exploradores, enquanto vão reunindo recursos para que se possam nutrir. No entanto, a tarefa nem sempre é fácil, embora tudo seja feito de uma forma ténue, com ambientes pacíficos, sons calmos, e de uma beleza visual sublime.
Cada partida dura 15 minutos (tempo real), onde jogador tem que resgata,r juntamente com cada comandante, todos os Pikmin para cada cápsula individual, caso fique algum para trás, estes servirão de alimento para os terríveis predadores. Tal como já foi descrito, o jogador terá de comandar um conjunto de vários Pikmin através de vários territórios, conforme vai explorando cada área e utilizando a espécie mais indicada para cada momento específico. No total existem cinco espécies diferentes, cada uma com as suas particularidades, sendo que o vermelho é resistente a fogo e indicado para combate corpo a corpo, o de pedra serve essencialmente para destruir plataformas de vidro, ou os amarelos, que se dão muito bem com eletricidade. Durante cada partida vão existir também inimigos e outros malfeitores que tornam cada sessão um pouco mais disputada, ainda assim todo o processo e evolução de dificuldade é gradual e altamente adaptada a jogadores estreantes.
Adaptado com selo de qualidade da Nintendo
Pikmin 3 foi idealmente pensado para ser jogado com recurso de um Game Pad, mas a forma como a Nintendo resolveu essa ausência quase faz esquecer aquele comando da geração passada, onde o jogador poderia observar com maior desempenho e, em tempo real, poderia executar tarefas para cada comandante. Ainda assim, essa funcionalidade deixou de fazer sentido, graças à otimização dos comandos nesta versão Deluxe.
Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Dentro das novidades que Pikmin 3 Deluxe oferece, o que mais se destaca basicamente é a possibilidade de ser jogado de forma cooperativa, embora local, de forma em ecrã dividido. Nesta versão Deluxe, os jogadores podem jogar o modo história de forma sincronizada, tornando cada viagem ainda mais fácil, e obviamente mais divertida. Porém, a dificuldade pensada inicialmente no desenvolvimento do jogo original, acaba por sair beliscada. Esta edição traz também todos os conteúdos adicionais que foram vendidos separadamente e lançados posteriormente na versão original, e ainda, uma dificuldade nova para os jogadores que não estejam interessados em ter uma experiência pacifica.
Pikmin 3 Deluxe não é um jogo que ofereça muitas horas de jogo, podendo ser destronado em pouco menos de uma dezena, porém as missões opcionais e o fator colecionismo poderão presentear com mais algumas horas de diversão. De uma maneira geral, quem jogou o título original poderá não ter grandes argumentos que justifiquem a compra desta versão Deluxe, sem ser voltar a repetir uma jornada épica com as adoráveis criaturas alguns anos depois, mesmo apesar de alguns desempenhos por vezes menos bons, assim como a manipulação e controlo dos Pikmin nem sempre ser totalmente preciso.
Considerações Finais
Pikmin 3 Deluxe é mais um título lançado originalmente para a Wii U e que vem com tudo para a Nintendo Switch. Não é a versão que oferece o melhor desempenho, mas de uma forma geral é a versão mais completa do simulador mais carismático da Nintendo. A execução dos comandos poderia ser melhor, mas ainda assim Pikmin 3 Deluxe é um jogo a ter em conta principalmente para os jogadores que ainda não tiveram a oportunidade de jogar nenhum jogo da série, sendo até, considerado um ótimo ponto de partida.
Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Já os jogadores que tiveram a experiência do jogo original, esta versão não possui grandes acrescentos que justifiquem a compra, porém, a possibilidade de jogá-lo em qualquer sítio, de forma portátil, e a opção de jogar de forma cooperativa no modo história, podem oferecer um conjunto de novas experiências que antes não eram possíveis. Ainda assim, o preço poderia ser mais justo.
Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
N.R.: A análise a Pikmin 3 Deluxe foi realizada numa Nintendo Switch com acesso a uma cópia do jogo, gentilmente disponibilizada pela Nintendo Portugal