Análise Philips Brilliance 288P: Um monitor ideal para multitasking

O monitor PHILIPS BRILLIANCE 288P é ideal para trabalhar, com uma área de trabalho generosa e com definição de imagem 4K torna-se o aliado perfeito para aqueles trabalhos que nos fazem ter dezenas de janelas abertas no nosso ambiente de trabalho. Com o valor a rondar os €400 este Philips apresenta-se com uma ótima relação qualidade / preço. Podem ler a nosssa analise ao monitor aqui - https://www.futurebehind.com/analise-philips-brilliance-288p/

Quando procuramos um monitor para trabalhar com um computador procuramos algo com boas dimensões e com uma área de trabalho generosa que nos permita ter vários programas ou janelas abertas ao mesmo tempo e mesmo assim ser capaz de trabalhar com todas. Mas hoje em dia isto não é tudo, principalmente se o monitor que procura for para uso pessoal. Nos dias de hoje os computadores não são unicamente máquinas de trabalho, acabamos por jogar, ouvir música, consumir conteúdo audiovisual ou mesmo aceder às nossas redes sociais  através do nosso computador pessoal. Dito isto, é importante procurar um monitor com características que nos permita tirar o máximo partido das características do nosso computador.

Para trabalho queremos um ecrã que nos ajude no multitasking e com uma área de trabalho com alguma dimensão. Para consumo multimédia queremos uma boa definição de imagem, cores reais, um bom contraste para permitir visualizar mesmo as cenas mais escuras durante um filme e ainda colunas com boa capacidade de reprodução para não termos que ligar colunas extra e ocupar assim mais espaço. Para jogar queremos tudo o que descrevemos em cima mas adicionamos uma boa taxa de atualização e um bom tempo de resposta para termos jogos fluídos, principalmente se formos fãs de jogos como Call of Duty WW2 ou mesmo Gran Turismo Sport.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

No Future Behind temos trabalhado com um monitor 4K UltraHD de 28” (71.1cm) da Philips, o Philips Brilliance 288P, e vamos deixar aqui a nossa análise ao mesmo.


Especificações

Philips 288P 

 

Tamanho do ecrã: 28″

Proporção: 16:9

Brilho: 300 cd/m²

Contraste: 1000:1

Resolução: 3840 x 2160 píxeis

Tipo de painel: TFT-LCD

Backlight: W-LED System

Tempo de resposta: 5 ms 

Taxa de atualização: 60 Hz

Cores suportadas: 1.07 mil milhões de cores 

Tipo de ligações: HDMI 2.0 / VGA / DVI-Dual Link / Display Port 1.2 / USB 2.0 x2 / USB 3.0 x2 

Design, conectividade e especificações

O Philips Brilliance 288P apresenta um design sóbrio que acaba por ficar bem enquadrado tanto em ambientes profissionais como em ambientes mais relaxados. As margens em volta do ecrã não são muito largas o que acaba por ser um aspeto positivo para a reprodução multimédia ao mesmo tempo que dá um ar moderno ao monitor.

Os botões para acesso aos menus estão presentes no canto inferior do monitor e são tácteis, o que pode tornar o navegar nos menus um pouco mais complicado pois algumas vezes é necessário pressionar os sensores dos botões com um pouco mais de força fazendo com que o monitor abane caso não o esteja a prender com os dedos na parte traseira. Existe unicamente um botão físico para ligar e desligar o monitor da corrente elétrica, botão esse que está situado na parte lateral juntamente com as 4 entradas USB (2x 2.0 e 2x 3.0).

Ainda no capítulo da conectividade o monitor disponibiliza portas HDMI 2.0 (1x) / VGA (1x) / Display Port 2.0 (1x) / DVI-Dual Link (1x). Todas estas portas estão situadas na parte traseira do monitor. Um dos pontos menos bons relativamente a este Philips é a escassez de portas HDMI. Um monitor 4K apenas com uma porta HDMI acaba por ser limitativo, sim sabemos que a entrada DisplayPort 1.2 também permite resoluções em UltraHD mas imagine tentar ligar um portátil, uma consola e algo como um ChromeCast ao mesmo monitor… não vai ser fácil e acaba por ter que trocar cabos, ou investir num HDMI Switch, sempre que quiser mudar de um dispositivo para o outro.

O Philips Brilliance 288P conta ainda com a tecnologia MultiView que permite ter ao mesmo tempo no ecrã imagens de duas fontes diferentes, ideal para multitasking num ambiente de escritório ou simplesmente para manter a sua rede social debaixo de olho enquanto se diverte a ver um filme ou a jogar.

O Philips Brilliance 288P permite ainda que o utilizador ajuste a sua altura e inclinação. Pode também colocar o monitor na horizontal ou na vertical, sendo esta última característica muito útil para trabalho pois algumas aplicações serão mais fáceis de trabalhar com o monitor na posição vertical. Toda esta customização é possível devido a SmartErgoBase que equipa este monitor 4K da Philips.

Para que não tenha que ligar equipamento de som para consumir conteúdo multimídia o Philips 288P vem equipado com duas colunas de 3W que se encontram na parte inferior do monitor. A nível de som, é o que podemos esperar de colunas integradas, a qualidade do som não é perfeita mas acaba por ser o suficiente para disfrutar de um filme ou ouvir a sua playlist favorita.

Na galeria abaixo pode ver a localização das colunas bem como outros pormenores que fazem do Philips Brilliance 288P um monitor bastante versátil.

 

Netflix, youtube… Mas e que tal os jogos?

Uma das primeira coisas que fizemos quando recebemos o monitor Philips Brilliance 288P foi conectá-lo a um computador e abrir a conta Netflix. Sejamos sinceros, um dos grande usos que damos a um monitor quando estamos em casa é o consumo de conteúdos multimédia.

Para consumo multimédia o monitor da Philips não desiludiu, com definição UltraHD (3840 x 2160) e com mais de mil milhões de cores suportadas a performance do monitor foi bastante satisfatória, acabando por colmatar a falta de HDR. Existe um pouco de “color bleeding”, principalmente nas cores mais escuras mas nada que estrague a nossa experiência.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Mas e para jogar? O primeiro jogo que experimentamos foi FIFA18 numa PlayStation4 Pro,  a qualidade grafica continua presente e os movimentos dos jogadores são fluídos mesmo com a taxa de atualização de 60Hz e o tempo de resposta de 5ms. O tempo de resposta pode ser reduzido para até 1ms com a tecnologia SmartResponse da Philips mas aqui, surpreendemente, acabamos por ter uma sombra a seguir o jogador quando usamos a SmartResponse no seu máximo. Esta sombra desaparece por completo quando ao usar a mesma tecnologia mas nas definições médias.

Outro dos títulos que experimentamos foi Hello Neighbor para a Nintendo Switch. A resolução HD da consola da marca japonesa foi bem representada no monitor Philips tornando experiência de jogo bastante agradável e nada cansativa para os olhos.

Com jogos graficamente mais exigentes, como é o caso de Detroit: Become Human, sente-se um pouco a falta do HDR mas a ampla paleta de cores suportada pelo Philips Brilliance 288P acaba por fazer com que a experiência de jogo continue a ser positiva.

Considerações Finais  

O Philips 288P é um monitor ideal se estiver a procurar algo para a sua vida profissional, seja ela qual for. Com um espaço de trabalho de boas dimensões e com a tecnologia MultiView é perfeito para MultiTasking caso queira escrever um texto ao mesmo tempo que vê um video no youtube que até pode estar a ser reproduzido por um segundo dispositivo ligado ao mesmo ecrã. Caso trabalhe em edição de imagem fique a saber que o Philips Brilliance 288P também apresentou uma boa performance quando editamos algumas fotografias com o Adobe Photoshop, reproduzindo as cores de forma fiel.

Na reprodução multimédia podemos dizer que o monitor faz bom uso das suas características UltraHD e apresenta-nos conteúdos bem definidos e um som que embora não seja perfeito é nítido e livre de ruídos. Aqui, a única coisa que pedíamos era mais uma porta HDMI para que pudéssemos ter um computador portátil e um dispositivo de streaming, como o Google ChromeCast ou a Amazon FireTv, ligados ao mesmo tempo. 

A vertente gaming é talvez o calcanhar de aquiles do Philips Brilliance 288P, o tempo de resposta não é o ideal e a taxa de atualização poderia ser um pouco mais alta. No entanto é importante referir que este não é um monitor gaming e que existem outros modelos que podem ser mais indicados para si se for um monitor exclusivamente para gaming o que está a procurar. Tendo isto em conta podemos dizer que o Philips 288P está à altura e nunca tornou a nossa experiência de jogo desagradável.

Por fim, com um preço a rondar os €400 o Philips Brilliance 288P é o monitor com uma excelente relação de qualidade/preço. Por este valor fica com um monitor UltraHD bastante versátil capaz de desempenhar qualquer função desde o trabalho ao lazer.

 

N.R.: O monitor analisado foi gentilmente cedido pela Philips Portugal

 

Philips Brilliance 288P
Reader Rating1 Vote
9.9
Relação qualidade preço
Qualidade de imagem 4K
USB 3.0 com Fast Charging
Ecrã com boa reprodução de imagem mesmo em ambientes mais luminosos
Apenas uma porta HDMI
Taxa de atualização apenas de 60 Hz
8
EM 10
André Oliveira Santos: Licenciado em comunicação, a trabalhar em fotografia. Sempre tive um gosto especial e uma grande paixão por gadgets, videojogos e novas tecnologias no geral.
Artigo sugerido