H2x1 NSwitchDS OkunokaMadness 1

Análise OkunoKa Madness

OkunoKa Madness é um título de um género que nos diz muito e que está a ter um retorno muito interessante, já que era o que estava na berra na altura da Playstation e Playstation 2. Os jogos de plataformas estão a ter um ressurgimento, não só jogos mais casuais, mas também jogos que são bastante desafiantes, e em que as mecânicas simples, aliadas à complexidade crescente dos níveis, podem-nos levar ao desespero. O melhor exemplo, num passado recente, é sem dúvida Super Meat Boy, que continua a ser um dos favoritos dos jogadores. Difícil e sem perdoar, é um teste ao jogador mais paciente. OkunoKa não é exceção. Se são do tipo de partir comandos na adversidade, este título não é para vós.

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Não vamos encontrar horas e horas de história com o nosso personagem Ka, quando este é movido única e exclusivamente pela fome. Sim, o nosso objetivo e levar o nosso herói azul para comer o monstrinho no fim do nível. Mas, como já perceberam, é mais fácil falar que fazer. Vamos encontrar lasers, picos e rockets no nosso caminho quando apenas temos a capacidade de saltar e correr. Tudo isto, aliado ao facto de morrermos num só toque, é o que nos vai fazer repetir muito o nosso caminho até termos a perícia necessária para ultrapassar estes perigos.

Ka Ninja Warrior

Neste género a jogabilidade é rainha e Ka controla-se excecionalmente bem com toda a precisão que necessitamos para nos evadirmos a todas as armadilhas que estão no nosso caminho, e que são muitas. Saltar de parede a parede para plataformas é muito fácil e a nossa habilidade para correr significa que podemos abordar os cenários com uma rapidez incrível quando já sentimos esse ritmo. Quando nos acostumamos na arte da evasão de obstáculos, OkunoKa adiciona a habilidade de ligar e desligar tipos de plataformas a nosso belo prazer.

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Eventualmente temos três tipos de cores de plataformas, as quais podemos escolhendo quais ficam ativas as quais servem para plataformas de saltos, mas também para bloquear outros perigos. Usar este poder de trocar de plataformas, saltar e escalar paredes em movimentos sucessivos pode ser bastante difícil e abusar da nossa melhor coordenação motora, mas é um desafio excelente e uma recompensa ainda maior quando chegamos ao fim. Mesmo nos níveis iniciais acreditem que irão morrer muitas vezes, mas graças aos tempos de carregamento que são quase inexistentes, podemos rapidamente voltar e morrer de novo.

Jogo de ritmo

Dos quatro mundos que existem, cada um deles termina com um nível de boss que são sem dúvida dos mais difíceis do jogo. Estas batalhas levam-nos a memorizar os seus padrões de ataque de forma a evitar os seus ataques poderosos e usar as tais barreiras coloridas para bloquear os seus ataques. Aqui está a parte mais frustrante do jogo, porque apenas um passo em falso e comprometemos tudo o que fizemos até então, até porque estas lutas são mais demoradas. Todo o jogo faz que o abordemos como um jogo de ritmo. Ao repetirmos o nível pela vigésima vez, já sabemos que temos de carregar nos botões do comando de uma certa maneira, o difícil é acertar.

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Ao chegarmos ao fim encontramos vários desafios adicionais para que possamos satisfazer o nosso masoquismo. O modo madness tem um mundo adicional mais difícil que os anteriores e existem ainda mais obstáculos que querem acabar com Ka, com ele e com a nossa paciência. Há também um modo de time trial que nos permite tentar terminar um mundo o mais rapidamente possível, perfeito para quem gosta de desafios adicionais à dificuldade. Caso queiram um teste ainda mais complicado, temos em cada nível uns monstros cor de rosa que estão espalhados em zona particularmente difíceis de chegar, um pouco semelhante aos morangos em Celeste. Ao encontrar estes monstros,  para além de atingir ranking S no nível, desbloqueia novas personagens que não são apenas skins para Ka, mas que dão habilidades novas e acresce repetibilidade a OkunoKa.

Considerações finais

É fácil ficar focado apenas na jogabilidade de OkunoKa Madness porque realmente é rainha, e a unica verdadeira necessidade para este género de jogo… se a jogabilidade não for boa, simplesmente os produtores falharam na execução. Mas a Ignition Publishing acertou no alvo e não falamos apenas nas mecânicas.

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A arte gráfica fenomenal (que infelizmente estamos demasiado concentrados nos desafios para a apreciar) e se pararmos um bocadinho conseguimos ver o esforço feito nesta área. Não vimos bugs e o rápido tempo de carregamento tanto no início, tanto no carregamento dos níveis e quando morremos é sinal que foi talhado para satisfazer os fãs do género.

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Um grande jogo de plataformas para quem consegue lidar com a dificuldade. E se conseguirem, podem esperar um jogo com bastante conteúdo para ser ainda mais masoquista.

 

+ Jogabilidade pura

+ Dinâmica das habilidades das cores

+ Muito conteúdo adicional

– Os bosses conseguem ser algo frustrantes

N.R.: A análise a OkunoKa Madness foi realizada numa PlayStation 4 com acesso a uma cópia do jogo, gentilmente disponibilizada pela Cosmocover.