Análise Melbits World: Um puzzler para crianças adultas

Apesar de a época festiva já ter acabado, com o frio que ainda se faz sentir continua a saber bem reunir a família em casa para uma tarde de jogatana. E se conseguirmos incluir também os mais novos, maior a confusão e, claro, a diversão! Foi com esta premissa, e com o incentivo que foi o prémio PlayStation Talents 2017 em Espanha, que o estúdio startup espanhol Melbot Studios desenvolveu Melbits World, um puzzler para a tecnologia PlayLink, exclusiva da PlayStation, que promete ajudar os pais a entreter os seus filhos enquanto conciliam a vida real com a digital. Mas será que conseguiram cumprir a promessa?

Salvem a Internet

Melbits World é um jogo colaborativo para até 4 jogadores cujo objetivo é garantir que o número necessário de Melbits, uns seres digitais muito fofinhos e coloridos, cheguem ao final de cada nível, para manter as boas energias da internet ao neutralizar vírus e tudo o que de mau a pode afetar. Cada um dos jogadores controla determinadas peças do cenário que permitem às personagens progredir no nível e, desde trampolins a blocos elevatórios, cada movimento destas peças desempenha um papel fundamental quando bem executado para chegarmos ao final.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Caso se distraiam e percam pelo caminho algum Melbit necessário para completar o nível, terão de recomeçar. Adicionalmente, podemos tentar apanhar items que se encontram espalhados pelo cenário e que acrescentam algum grau de dificuldade ao jogo. Já a visão isométrica facilita bastante a tarefa porque facilmente percebemos que elementos devemos controlar em cada nível e por onde andam os Melbits que temos de guiar.

Perfeito para o sistema PlayLink

A ideia não é nova ou revolucionária, mas a forma como o jogo integra com o PlayLink acaba por conferir uma dinâmica bastante interessante à sua jogabilidade. Para quem não está familiarizado com o conceito, a tecnologia PlayLink faz uso de smartphones e tablets para controlar o que se passa no ecrã, substituindo assim o uso dos comandos da PlayStation.

Existem vários tipos de jogos PlayLink, desde thrillers a jogos estilo arcade, ou jogos únicos como o És tu!. Atualmente são cerca de 13 os títulos disponíveis na PlayStation Store, mas há entre eles algo comum – todos são jogos sociais para serem disfrutados com outros jogadores. E Melbits World não é diferente, pois ao não controlarmos diretamente as personagens, somos obrigados a interagir frequentemente com os outros jogadores a fim de garantirmos que o caminho está livre para os Melbits passarem e conseguirmos alcançar o final do nível.

Impróprio para crianças

Mas se, à primeira vista, pelo seu visual colorido e amigável, Melbits World parece ser um jogo para crianças, não se deixem enganar pela classificação PEGI3. Os primeiros níveis são, de facto, bastante simples, mas a atenção e coordenação que certos níveis exigem vão fazer a delícia dos adultos (e a frustração de alguns, também). No total são mais de 30 os níveis de Melbits World, sendo que, a partir do terceiro nível, ficam dúvidas de que existam por aí muitas crianças com destreza suficiente para facilmente perceber o que fazer e como executar.

Considerações Finais

Adorado por uns e criticado por outros, a verdade é que a Sony PlayStation tem vindo a apostar bastante no lançamento de títulos PlayLink para a PS4. A componente social é cada vez mais encarada como uma mais valia no mundo dos videojogos e, neste caso concreto, só não joga quem não tiver um dispositivo móvel, já que é possível fazer o download gratuito da app para qualquer smartphone ou tablet.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Melbits World assenta bem no sistema PlayLink e a jogabilidade nada perde sem a utilização dos DualShock. Pelo contrário, a “ginástica” exigida aos jogadores acaba por ser facilitada pelo ecrã touch dos smartphones e tablets. Por ser colaborativo, é fácil distrairmo-nos a dar ou receber instruções e, assim, termos de recomeçar o nível, mas é também por isso que Melbits World acaba por ser um puzzler familiar bastante divertido e aconselhado a todos os fãs do género.

Melbits World está disponível desde novembro passado para o sistema PlayLink da PlayStation.

N.R.: A análise de Melbits World foi realizada numa PlayStation 4 Pro com acesso a uma cópia digital do jogo disponibilizada pelo estudio
Melbot Studios.

Melbits World
Reader Rating0 Votes
0
Desafiante, mas acessível
Visualmente bonito
Bom jogo colaborativo
Dificuldade imprópria para crianças
Alguns níveis são “mais do mesmo”
7
EM 10
Ana Morais: Digital Marketer de profissão e gamer desde os anos 80. Gosta de todo o tipo de jogos, mas prefere JRPGs, jogos de acção e plataformas.
Artigo sugerido