Muitos devem-se lembrar da popular coleção Onde está o Wally?, um conjunto de livros com várias ilustrações temáticas, cada uma mais caótica que a seguinte, onde o leitor tinha de encontrar o personagem Wally.
Adicionalmente, existiam ainda outros desafios como, por exemplo, encontrar as cinco personagens que estavam fora da sua época ou os sete patos que foram visitar o museu. Não seria interessante ter-se essa mesma experiência com a tecnologia dos tempos modernos?
Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
A equipa de Crazy Monkey Studios acredita que sim e tenta oferecer-nos essa experiência através do título Hidden Through Time, um pequeno e adorável jogo, lançado a 12 de março de 2020 para Steam, Xbox One, Nintendo Switch, Playstation 4, iOS e Android.
Onde estão eles?
O jogo apresenta ao jogador um conjunto de cenários que representam diversos momentos da história do planeta. Esses cenários são bastante frenéticos, cheios de pequenos detalhes e com um monte de eventos a ocorrer ao mesmo tempo. Cabe então ao jogador, utilizar o seu olho clínico para explorar detalhadamente o cenário e descobrir um conjunto de objetos ou personagens que o jogo indica a fim de ser possível passar para o nível seguinte. Cada um dos objetos/personagens a serem encontrados tem associada uma breve linha de texto, geralmente com muito humor, que funciona como uma pista para ajudar a descobrir onde é que poderá estar escondido.
Cada um dos cenários, desenhados de uma forma simples, são igualmente carismáticos como caóticos fazendo lembrar os antigos livros de Onde está o Wally? mas, desta vez, com movimento, proporcionando ainda mais vida à cena. A música, apesar de não se alterar ao longo do jogo, é relaxante o que ajuda na concentração mas também em tornar a atividade de procurar o que está escondido um ato de meditação. No entanto, dependendo da plataforma onde esteja a ser jogado, pode também tornar-se numa experiência frustrante dado que, mais vezes do que seria desejado, os objetos a encontrar são tão pequenos que, em ecrãs menos adequados, pode-se tornar impossível de os encontrar.
Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Mesmo sendo uma experiência bastante agradável, Hidden Through Time é melhor aproveitado em pequenas sessões já que o seu modo de história pode ser completado em poucas horas. É possível estender-se essas horas caso o jogador pretenda completar todos os níveis a 100%, não deixando nada por encontrar. Contudo, existe um modo capaz de resolver essa situação tornando as horas de jogabilidade virtualmente ilimitadas: o modo criativo.
Aqui os jogadores têm a hipótese de criar os seus próprios cenários, colocando-os tão caóticos quanto pretendam assim como definir que objetos/personagens e as pistas para os encontrar. Basicamente, como se estivessem a construir o seu próprio Hidden Through Time. Após isso, o jogador tem a hipótese de partilhar a sua criação com o mundo, permitindo que outros jogadores tentem vencer o seu desafio. De igual forma, aqueles que gostem mais de procurar que de criar terão acesso a uma enorme coleção de níveis criados pelos diferentes jogadores. No final, é possível classificar cada nível de forma a beneficiar os níveis criados com cuidado e atenção, ajudando a esconder aqueles menos cuidados.
Vamos encontrá-los todos!
Hidden Through Time é uma fantástica pequena experiência que certamente irá agradar tanto a miúdos como a graúdos. Todos os cenários são divertidos de se explorar, estando cheios de pequenas e divertidas histórias, todas a acontecer ao mesmo tempo.
Uma jogabilidade simples, com um número virtualmente ilimitado de níveis, é um excelente jogo para se ter à mão para pequenos minutos que se tenha de “queimar”. Funcionando quase como um processo de meditação é o jogo para se ter sempre por perto.
Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
N.R.: A análise a Hidden Through Time foi realizada numa Nintendo Switch com acesso a uma cópia digital do jogo, gentilmente cedida pela Evolve PR.