De tempos a tempos vão surgindo tentativas de oferecer de forma renovada as experiências que marcaram a década de oitenta e noventa nos salões de jogos. Esses tempos já vão longe, e mesmo no país onde as arcadas ainda vivem e respiram alguma saúde, esse modelo tem vindo a sofrer várias alterações, o que, a maioria dos títulos mais destacados já quase lá não habitam. Esses esforços em manter o legado de alguns dos principais títulos que absorviam moedas e alimentava o espírito competitivo de pontuações máximas, têm vindo a surgir para as consolas.
Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Buster Bros., mais conhecido como Pang, Pac-Man ou Bubble Bobble, foram alguns dos títulos que marcaram aquele período, mas a lista é praticamente interminável, visto que a larga quantidade de jogos que se tornam altamente populares é ainda hoje de uma forma geral muito um pouco explicável, pois houve uma fase que quase não saiam jogos maus para salões de jogos, e isso é altamente meritório.
Trazer parte do passado para o presente
A tentativa de revitalizar o nome do clássico Bubble Bobble surge com Bubble Bobble 4 Friends: The Baron is Back, onde a dupla de dragões Bud e Bod regressão com visuais mais arredondados, apelativos, e, obviamente, mais atuais. A premissa em desta nova proposta da TAITO passa por tornar as sessões estilo arcadas, curtas e de jogabilidade simples, aquilo que tornou a série principal popular. Tanto de forma cooperativa, como a solo, os jogadores têm para destronar 200 níveis, com cenários todos eles com inúmeras armadilhas, inimigos, e várias plataformas que vão fazer o jogador sair da sua zona de conforto conforme o avanço vai sendo feito.
Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
A proposta da dificuldade crescente está bem desenvolvida, dando a qualquer tipo de jogador a possibilidade de ir crescendo conforme vai defrontando cada nível. Claro que conforme os cenários vão sendo destronados, a dificuldade tende a aumentar e não só o jogador terá de ser mais habilidoso, mas também terá de ter cuidado a outros pormenores que até então não eram tão relevantes.
Uma atualização bem-vinda para encorpar a primeira proposta
Este acrescento – The Baron is Back, surge em meio de atualização face à proposta original de Bubble Bobble 4 Friends, que depois de várias críticas, principalmente da imprensa especializada, ter dado conta que a ausência de conteúdo, assim como a falta de novidades relevantes para o preço que era pedido pelo jogo, não correspondia ao que seria suposto. Posto isto, esta versão, que surgirá de forma gratuita para quem comprou o jogo original, traz consigo o dobro dos níveis, possibilidade para jogar de forma cooperativa até 4 jogadores, e para além disso, novos bosses estão também eles disponíveis para infernizar a vida aos jogadores. Presente está também o jogo original Bubble Bobble, lançado em 1986 para dar alimentar a nostalgia daqueles que conviveram de perto com a proposta que deu início a uma saga mundialmente conhecida.
Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Bubble Bobble 4 Friends: The Baron is Back é apesar de tudo uma versão apta aos padrões da atualidade, mas ao fim de algumas horas a sensação que dá é que faz falta alguma conspurcação típica dos períodos dourados dos salões de jogos. A competição apesar de estar presente, podendo ser conferida através de classificações online, também não é altamente competitiva, principalmente pela forma macia como alguns níveis foram feitos.
Considerações Finais
Bubble Bobble 4 Friends: The Baron is Back é uma versão apetrechada do primeiro lançamento do título pensado especialmente para os que cresceram com a saga da dos dragões fofos que encantaram nos tempos frenéticos dos salões de jogos. O novo estilo de jogo com sensações de clássico e inspirado essencialmente no jogo original, com visuais renovados, sons aprimorados, e também com grande foco em pontuações e escalada de níveis, é bem-vindo.
Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
No entanto, sente-se alguma falta de sujidade típica das máquinas de arcadas, onde as rasteiras eram mais evidentes, e cada nível era ultrapassado com algum esforço, principalmente nas primeiras tentativas. Peca ainda por alguma falta de conteúdo, apesar de esta atualização trazer mais 100 níveis e novos chefes, mas ainda continua um pouco limitado para o tipo de proposta que os tempos atuais exigem.
Clica na imagem para mais informação sobre as nossas classificaçõesSiga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
N.R.: A análise a Bubble Bobble 4 Friends: The Baron is Back foi realizada numa Playstation 4 com acesso a uma cópia do jogo, gentilmente disponibilizada pela PR Hound