Análise Bee Simulator

O fascínio pelos videojogos foi se tornando cada vez mais sério principalmente pelo grande desenvolvimento e evolução de interação que foi crescendo com o passar dos anos. Muito para além das simples propostas de jogos de aventuras, lutas, tiros, ou até mesmo de puzzles, os jogos que começaram a buscar as simples experiências de simulação de atividades começaram a ganhar um olhar diferente de quem esperava bem mais do que uma jornada épica ou com uma história mística.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

O simples facto de poder fazer de conta, de encarnar o papel de alguém, ou de poder gerir um negócio virtual sem consequências reais para o caso de alguma coisa correr mal, foram experiências que abriram portas a um público diferente e alargou claramente o mercado a outros entusiastas de entretenimento digital no geral. Posto isto, as propostas de simuladores atualmente no mercado são inúmeras, mas há sempre espaço para mais algumas. Desta vez, a proposta passa por encarnar a vida de uma abelha, de observar o mundo pelos olhos de uma abelha. Bee Simulator, é, portanto, o jogo que se segue.

Sensibilizar para a importância das abelhas

Bee Simulator é um jogo que busca fundamentalmente oferecer conhecimento, sensibilizar, e de uma forma equilibrada e lógica, entregar um propósito extra narrativo, para que o jogador não esteja simplesmente à toa num mundo aberto a comandar uma abelha. Há, portanto, um tipo de história em redor do jogo, que aborda os primeiros batimentos de assas de uma abelha e conforme o desenrolar da aventura se desenvolve, vai esclarecendo como funcionam as rotinas destes insetos voadores, quem lhes atribui as ordens, os cargos que cada uma tem e de como cada abelha contribuiu para a sua colmeia. Tudo funciona de forma embutida numa espécie de aventura bastante simples e com vários objetivos ao longo de cada etapa. Quanto aos principais vilões… são, obviamente, os humanos.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Durante toda a experiência de Bee Simulator, o jogo vai transmitindo e sensibilizando para os problemas que podem existir na ausência destes insetos voadores, para destruição de cada vez mais colmeias, para o quanto contribuem para a indústria alimentar e especialmente, a importância que têm para a vida do planeta. A jornada é feita de forma média, com um pequeno tutorial inicial onde é dado a conhecer a jogabilidade básica que o jogo irá exigir. Há várias abordagens durante a aventura, que passam essencialmente por recuperar pólen (existindo vários tipos), lutar contra terríveis vespas ou outros seres voadores, realizar perseguições loucas contra os inimigos que insistem em desgraçar a vida da colmeia e ainda, através de inúmeros mini-jogos, simples e curtas atividades divertidas. Bee Simulator não oferece muita longevidade, podendo ser finalizado com pouco mais de um par de horas. Contudo, para quem quiser estender um pouco mais a jornada, há ainda alguns desafios extra.

 

Acessível a todos os jogadores

Bee Simulator não é um jogo difícil e que exija grande perícia dos jogadores, sendo indicado essencialmente para jogadores menos experientes. Dispõe de dois tipos de dificuldade – fácil e difícil. Ainda assim, embora tenha uma experiência acessível, os controlos no início podem fazer alguma confusão, e o ajuste de sensibilidade pode e deve ser requerido principalmente por jogadores que costumam ter problemas com movimentos rápidos de camera.  À exceção disso, graficamente Bee Simulator é bastante bonito e possui cores vibrantes. O mundo aberto é variado e exibe-se com objetos bem desenhados, com bons efeitos de cores, muitos detalhes e boa escala e sensação de dimensão.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Bee Simulator poderia e devia ser, tal como o título indica, um simulador. Mas não é. A ideia que poderá passar em primeira instância é que se trata de facto de um simulador puro e duro, mas está bastante longe disso. Bee Simulator entrega de uma forma ligeira uma aventura com uma história embrulhada para o público mais jovem, com algumas atividades que não terão valor de repetição. A história curta assenta-lhe bem, mas para o preço que atualmente está, não é de todo o mais correto.

Considerações Finais

Bee Simulator é um título ligeiro com fortes mensagens de sensibilização para a importância da vida das abelhas. É bastante acessível, podendo ser jogado por jogadores menos experientes e oferece uma jogabilidade que rapidamente se aperfeiçoa. É relaxante, tem vários mini-jogos, é didático, e poderá ser ótimo para ser jogado em família. Contudo, não se trata de um simulador e possui uma jornada curta, que apesar de estar bem executada, poderá desiludir quem pretende um jogo com uma ampla vida de simulação.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Bee Simulator já se encontra disponível para Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch, tendo data de lançamento para Windows PC no fim de 2020.

N.R.: A análise a Bee Simulator foi realizada numa PlayStation 4 com acesso a uma cópia do jogo, gentilmente disponibilizada pela UpLoad Distribution

 

 

 

Bee Simulator - Uma curta aventura
Reader Rating2 Votes
Muitas curiosidades sobre as abelhas
História simples que poderá agradar o público juvenil
Acessível e de rápida aprendizagem
Não é um simulador
Jornada curta que não apela à repetição
Controlos muito sensíveis
2.5
Tiago Marafona: Um autêntico fã de RPGs japoneses e um belo apreciador de jogos de plataformas. Nunca diz não aos clássicos Super Mario, The Legend of Zelda e Final Fantasy. É também um acérrimo admirador do trabalho do Ryu Ga Gotoku e da Monolith Soft.
Artigo sugerido