Quando procuramos um computador portátil para trabalhar, muitas vezes preferimos os mais leves e pequenos, por uma questão de portabilidade. Contudo, sabemos perfeitamente que ao fazê-lo, perdemos ao nível da comodidade e, também, da produtividade. Quem não tem um posto de trabalho fixo, sabe o quão difícil é trabalhar oito horas por dia num ecrã de 11’’, mas também a satisfação que dá carregar menos de 1 kg às costas todos os dias.
Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Foi precisamente para este segmento que a AOC, à semelhança de outras marcas conhecidas no mercado, lançou o AOC I1601FWUX, um monitor secundário de 15.6’’, que quer seja para trabalhar de forma mais cómoda ou assistir a uma série no comboio, por ter apenas 820g, facilmente se transporta para todo o lado dentro de uma mochila.
AOC
AOC I1601FWUX
Proporção: 16:9
Brilho: 200 cd/m²
Contraste: 700:1
Resolução: 1920 x 1080 píxeis
Tipo de painel: LED IPS
Tempo de resposta: 5 ms
Taxa de atualização: 60 Hz
Cores suportadas: 262.000(18-bit)
Tipo de ligações: USB C
Dentro e fora da caixa
Na caixa encontramos uma capa magnética dobrável, um cabo USB Tipo-C com 1 metro, um CD de instalação de drivers e um guia de iniciação rápida.
O monitor tem 8.5mm de espessura e é, na nossa opinião, muito bonito. No entanto, a sua moldura com 14mm laterais e de topo e 25mm de fundo é bastante larga para um dispositivo da atualidade e o seu aspeto brilhante denuncia toda e qualquer impressão digital. Já o corpo do monitor em metal e minimalista, com apenas um botão para ligar/desligar e também para aceder às configurações, e uma entrada USB-C, apresenta um toque muito mais premium do que qualquer outra parte do monitor.
Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
A instalação, por ser plug and play, é tão simples quanto ligar o monitor ao computador através do cabo que a marca disponibiliza dentro da caixa. Embora traga um CD de drivers, não haverá já muitos computadores portáteis com drive para CD, por isso não vemos a real versatilidade desta opção.
Conectividade
Este monitor da AOC apresenta uma única entrada USB Tipo-C que suporta DisplayPort via DP Alt Mode. Nem todos os computadores suportam este tipo, principalmente os mais antigos, mas com os modelos que utilizámos para testar – um Microsoft Surface Go e um MacBook Air – não tivemos qualquer problema. Esta entrada serve tanto para carregar o monitor como para fazer a passagem do vídeo.
Segundo a marca, o monitor tem um consumo máximo de 8 watts, o que é bastante se o computador ao qual estiver ligado tiver uma fonte de alimentação com pouca potência. Durante o período de teste, levámos o monitor connosco para trabalhar ao ar livre e percebemos que, ao não estarmos ligados a qualquer fonte de alimentação e porque o monitor se alimenta da bateria do dispositivo ao qual está ligado, a bateria do nosso computador portátil foi rapidamente drenada pelo monitor.
Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Tentámos também conectá-lo a outros dispositivos, através de adaptadores para USB Tipo-A, mas sem sucesso. Acreditamos que daqui a uns anos, tendo em conta a velocidade da adoção do USB Tipo-C pelas marcas, isto não represente um problema. Contudo, hoje em dia, todos nós ainda temos equipamentos que fazem uso do USB Tipo-A, pelo que ter esta opção, teria sido inteligente por parte da AOC.
Alertamos também para que se precisarem de comprar um novo cabo para este monitor, garantam que o mesmo é Super High Speed USB 3.1 ou melhor, caso contrário não irá funcionar.
Capa magnética
A capa flexível magnética estilo origami é muito semelhante ao que já estamos habituados a ver nas smart cover dos iPads, por exemplo, e tem uma aderência bastante boa a qualquer tipo de superfície.
Podemos escolher entre a orientação vertical ou horizontal, consoante o uso que queiramos dar, mas gostaríamos que à primeira utilização esta fosse mais intuitiva, pois estivemos algum tempo a tentar perceber exatamente qual a melhor forma de a posicionar, algo que não acontece com outras smart covers no mercado.
Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Apesar de ter como função também a proteção do ecrã quando não está a ser utilizado, os ímanes não aderem a um único ponto do monitor, o que nos leva a ter sempre que a reposicionar para garantir a total proteção do equipamento. Ainda relativamente aos ímanes, poderiam ser mais robustos, pois com um toque mais brusco, a capa acaba por não suportar o peso do monitor e cair.
O material da capa, de pele sintética, é muito sensível às impressões digitais e a qualquer tipo de gordura.
Minimalista mas funcional
Como já referimos, o AOC I1601FWUX é bastante minimalista, com apenas uma entrada USB Tipo-C e um botão para ligar/desligar e controlar todas as definições do monitor. Se quiserem, então, alterar as definições do monitor, basta tocar no botão de ligar/desligar e utilizar este mesmo botão para navegar pelos menus, que contém ícones para controlar o Brilho, Contraste, Overdrive, LowBlue, Linguagem e Sair. Poderão também utilizar o software se quiserem mais opções, como presets e outras calibragens.
Com uma resolução máxima de 1920×1080, a AOC não disponibilizou, com este modelo, o monitor com o melhor brilho do mercado. No entanto, com 220 cd/m2, o I1601FWUX tem a luminosidade suficiente para uma utilização tanto dentro como fora de casa. Numa sessão de trabalho na rua, o brilho do monitor comportou-se perfeitamente. Também os seus 5ms de resposta são suficientes para a maioria das situações, nomeadamente trabalhos menos exigentes ou até mesmo para assistirmos uma série ou filme no Netflix.
Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Este monitor oferece ângulos de visão fantásticos. Raramente assistimos à alteração de cores entre os diferentes ângulos, algo que dificilmente se verifica em monitores LCD. Já não podemos dizer o mesmo ao nível do contraste, onde por vezes a retroiluminação era percetível e os pretos não tinham profundidade, mas para produtividade não consideramos que isto seja imprescindível.
Considerações Finais
O AOC I1601FWUX é uma escolha óbvia para quem quer comprar um monitor secundário portátil. Para além de ser um equipamento bonito, o seu preço é muito convidativo quando comparado com outros dispositivos semelhantes no mercado.
Pelo seu peso e tamanho e por não precisar de uma fonte de alimentação externa, torna-se realmente portátil e fácil de levar para todo o lado dentro de uma mochila. Não é um monitor para gaming ou para um público mais exigente ao nível da qualidade de imagem, mas não irá desiludir, principalmente pelo seu brilho e excelentes ângulos de visão.
Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
A capa magnética tem alguns problemas, mas faz um bom trabalho ao nível da proteção do ecrã e do suporte do monitor, se não houver crianças ou animais por perto que possam vir abanar o nosso setup.
Não sendo um monitor para todos os públicos, o AOC I1601FWUX foi desenhado para aumentar a produtividade dos seus utilizadores e, a esse nível, cumpre o que promete.
N.R.: A análise ao monitor AOC I1601FWUX foi realizada co macesso a um monitor gentilmente cedido pela AOC