EpoMaker RT100

EpoMaker RT100 – O teclado mecânico que traz uma mini TV

Nunca foi fácil escolher um teclado mecânico, pelo menos para mim. A qualidade das key-caps, os switches, se é ISO ou ANSI, se tem ligação USB ou alguma forma de wireless.. Olhar para todos estes aspetos e conseguir combinar tudo de forma a ter o teclado perfeito pode ser complicado, ou podia… É aqui que entra a EpoMaker com o seu novo EpoMaker RT100, um teclado que combina switches silenciosos, keycaps confortáveis para escrever, e ligações USB, wireless e bluetooth.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

A nova aposta da marca chega ainda com uma mini TV, que embora venha incluída na caixa do produto, é completamente opcional. O RT100 pode ser encontrado no site da marca, por cerca de $120, onde podem escolher entre a cor, aos tipos de switches e ainda o formato do teclado.

https://www.tiktok.com/@futurebehind/video/7329929317238983969

Perfeito para multitasking

Um dos problemas que sempre encontrei ao usar teclados mecânicos foi a dificuldade em conectar o dispositivo a diferentes computadores durante o dia de trabalho. Fosse porque o PC de trabalho tinha o bluetooth bloqueado, ou porque eram preciso trocar o cabo USB de um para o outro, havia sempre alguma coisa a dificultar uma tarefa que se quer simples e rápida.

O EpoMaker RT100 é o primeiro teclado que uso que me dá isso mesmo: uma facilidade extrema na troca de um PC para o outro, incluindo Macs. O teclado vem equipado com ligação wireless (através de um acessório USB para conectar ao PC), bluetooth e USB, permitindo ainda selecionar se estamos a usar um PC Windows ou um equipamento com macOS.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

E a melhor parte nem é o facto de ter três formas de ligações diferentes, a melhor parte é mesmo a facilidade com que trocamos entre elas, permitindo, para todos os efeitos, ter três computadores ligados ao teclado. Para trocar entre métodos de ligação basta clicar no shift + tecla para o método que querem selecionar e o teclado automaticamente, e com alguma rapidez, troca para o PC que estiver a usar esse tipo de ligação. Algo que, para mim, é uma dádiva dos céus, já que durante o dia tenho que usar obrigatoriamente dois PCs e com esta facilidade de troca acabo por conseguir ganhar algum tempo durante o dia… em dias mais ocupados todos os minutos contam.


Sim, o teclado tem uma mini TV

Calma, obviamente não vão conseguir ver uma série ou o último filme do Christopher Nolan na TV, mas vão conseguir ter informações que podem ser úteis e ainda uma área onde podem fazer upload de animações ou imagens estáticas que podem ser criadas por vocês ou ainda por qualquer outro membro da comunidade que decida fazer upload das suas criações para que todos possam usar.

A mini TV liga-se ao teclado através de uma entrada USB-C especifica, ou seja, não é a mesma que usam para conectar o teclado ao PC ou para carregar. Sendo totalmente opcional, podem também personalizar a mesma para vos mostrar a data e hora, temperatura no exterior, uso do CPU e claro, a tal imagem que vos falava. Para além disto têm também informação sobre a bateria e o tipo de ligação que estão a usar, algo que pode ser benéfico caso, tal como eu, usem vários PCs ao mesmo tempo, e queiram saber de imediato se a ligação foi bem sucedida.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

A primeira interação com a mini TV não só fácil, tive alguns problemas para conseguir ligar ao PC e ter a info do CPU ou até mesmo para acertar a data. No entanto, após ler as instruções disponíveis no site da marca acabei por conseguir ultrapassar o problema e atualizar tudo o que precisava.

No canto superior direito existe ainda um pequeno dial que pode ser configurado para variadas ações, mas que idealmente pode usar para controlar apps como o Spotify ou o Apple Music e ainda aumentar e diminuir o volume do PC. Algo bastante útil caso gostei de ouvir música enquanto trabalham.

Indicar ainda que a backlight do teclado é completamente personalizável, tanto a nível de cores como de efeitos. Todos sabemos que teclado sem RGB nem é bem um teclado.

Conforto na utilização

Começar por indicar que o software desenvolvido pela marca para dar suporte aos seus teclados, para além de ser o centro de controlo para tudo o que é personalização no teclado, permite ainda a criação de macros.

O EpoMaker RT100, na sua versão ISO-UK, conta com 98 teclas, e é pequeno o suficiente para não ocupar muito espaço, mas tem algo super importante num teclado: numpad. Muitas vezes é necessário sacrificar o numpad para conseguir ter um teclado que não ocupe muito espaço, não é o caso com o RT100, que muito por culpa do dial referido anteriormente, que acaba por poder ser mapeado para funções que o teclado pode não ter de origem.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

Para além disto, o teclado conta ainda com três posições, para que cada pessoa o possa usar no ângulo que acharem mais confortável. As keycaps são em PBT e apresentação-se com uma textura suave, tornando a sua utilização super confortável mesmo durante longos períodos de tempo.

Por fim, importa ainda referir que o EpoMaker RT100 conta com teclas anti-ghosting, fazendo assim com que o teclado responda a inputs simultâneos mesmo com a utilização de macros.

O RT100 pode ser encontrado no site da marca onde é altamente personalizável [link no topo do artigo] ou ainda no Amazon ES na versão aqui testada [ANSI].

new rating recomendados2
Este artigo contém links que podem levar o Future Behind a ganhar uma pequena comissão