Monitores há muitos. Com a continuação do tele trabalho e com o crescente número de pessoas que apostam num setup dedicado para os videojogos é normal que se comece a ver, cada vez mais, secretárias com dois monitores. No entanto, nem todos conseguem ter o segundo monitor, seja por uma questão de orçamento ou até mesmo de espaço. A AOC, no seu AOC 16T2, pode muito bem ter a resposta para ambas as situações.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
O AOC 16T2 é um monitor portátil com 15.6″ que se apresenta como uma ferramenta à produtividade, seja para ligar a um portátil ou até a um tablet. Mas será que o pequeno monitor pode ser transformado num segundo monitor em setups desktop?
.
Principais características do AOC 16T2
O AOC 16T2 apresenta-se com resolução FHD (1920×1080), refresh rate de 60Hz e um tempo de resposta de 4ms. O seu ecrã tátil pode não ter o melhor contraste (700:1), mas as portas Micro-HDMI e USB-C (x2) permitem ligar o monitor a grande parte dos dispositivos.
Com dois speakers de 1W o som não é o melhor, mas serve para desenrascar quando não há mais nada, e, por outro lado, a entrada jack 3.5mm resolve a situação caso tenham um par de headphones convosco. Para além de suportar um mount VESA (75×75) o AOC 16T2 vem ainda equipado com uma smart cover que permite colocar o ecrã tanto na horizontal como na vertical enquanto está a ser usado numa secretária ou mesa.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Sobre as características técnicas importa ainda referir algo que de facto nos surpreendeu: a bateria. Para além de ter uma bateria de 8.000mAh que se aguenta muito bem durante a utilização normal do monitor, o AOC 16T2 permite ainda carregar outros dispositivos. Imaginem que estão a ficar sem carga no vosso smartphone, tablet ou até notebook, com o AOC 16T2 podem ligar o dispositivo sem carga ao monitor e carregar o mesmo enquanto o usam.
Continua ser complicado encontrar o AOC 16T2 no mercado nacional, mesmo já estando disponível desde o último trimestre de 2020, por isso recorremos ao Amazon ES para vos dizer que à data da publicação desta análise está a ser comercializado por 323,90€. Caso o encontrem por um valor mais baixo, ou até a ser comercializado no mercado nacional, deixem um comentário com o link no fim desta análise.
Na secretária ou em viagem
Um monitor portátil nunca vai ser o monitor principal, embora o esteja a ser para escrever esta análise. Para terem noção o AOC está ligado por Micro-HDMI e USB-C (já explicamos o porquê de estar ligado assim) a um desktop e em cima da Xbox Series X. Parece que estamos a trabalhar num portátil já que as dimensões são idênticas à maioria dos portáteis que conseguimos encontrar no mercado.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Como estávamos a dizer, antes do desvio, um monitor portátil nunca vai ser o ecrã principal. Não é feito para tal. No entanto, existem duas situações onde este pequeno AOC pode ser bastante útil, uma mais óbvia que outra.
- Em viagem: O AOC 16T2 é um bom companheiro de viagem, seja para aumentar a produtividade ou para consumo multimédia, aliado a um smartphone, durante viagem mais longas. Para produtividade um dos principais focos será o aumento da área de trabalho, pois terão acesso a dos monitores.
- Para produção de conteúdos: Cada vez são mais as pessoas ligadas aos videojogos que gostam de transmitir a sua sessão de jogo, ou até estar a jogar numa consola ao mesmo tempo que estão no Discord no PC. Mas para isto é preciso ter dois monitores e nem todos terão espaço para tal. Mas o monitor portátil da AOC pode ser a resposta para tal. Olhem a imagem abaixo:
Como podem ver pela imagem acima é o monitor ideal para secretárias com pouco espaço, mas onde, mesmo assim, vão querer ter forma de estar a usar dois dispositivos em simultâneo. O melhor? Após usar é só desligar e guardar na gaveta, deixando aquele espaço, que já não é muito, livre para qualquer outra coisa.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Quando estão em viagem (ou em casa) e querem usar a funcionalidade tátil do ecrã deste AOC é importante referir que o mesmo tem que estar ligado através de USB-C. Caso estejam a usar, devido a possíveis incompatibilidades, a ligação Micro-HDMI terão sempre que ter um segundo cabo ligado ao monitor. A parte boa, é que enquanto fazem isto, especialmente se ligado a um desktop, vão estar a carregar o monitor portátil.
Som e Imagem
Esqueçam o som. Os dois speakers de 1W estão lá e até podem servir para uma emergência, mas tal como os monitores portáteis, não foram feitos para ser utilizados como principal fonte de áudio. O som não é definido, principalmente quando puxado ao máximo e os graves são inaudíveis tornando o som estridente e um pouco. Mas lá está, para emergências estão lá e fazem o trabalho deles.
Em relação há imagem a resolução Full HD faz o seu trabalho. Tanto para consumo multimédia como para monitor que tem como objetivo trabalho administrativo. Aumenta a área de trabalho de forma significativa, como qualquer segundo monitor e a refresh rate de 60Hz acaba por ser o indicado para consumo multimédia ou até mesmo para produção de conteúdo… Full HD @ 60Hz não é nada de deitar fora.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
Embora o nível de contraste não seja divinal, é suficiente para a maioria dos projetos que podem ser feitos com o AOC 16T2 e ao nível de brilho arriscamos a dizer que está no ponto. A última coisa que fizemos antes de começar a escrever esta análise foi ver um episódio de uma das séries disponíveis no Netflix enquanto a luz, vinda de uma janela ao meio-dia, batia diretamente no ecrã. Foi possível ver todo o episódio sem qualquer problema, mesmo em alturas mais escuras os detalhes estavam lá de forma percetível.
Por fim, temos que referir que os menus do monitor são simples. Permitem aumentar o volume, o brilho, mudar o tipo de HDR ou mudar a entrada a ser utilizada. Isto é bom para quando estamos com mais de um dispositivo ligado, porque caso contrário o monitor deteta automaticamente a entrada que estamos a usar.
Considerações Finais
A experiência com o AOC 16T2 tem sido fantástica, tirando a fraca qualidade dos speakers, não podemos apontar muitas mais falhas ao novo monitor portátil da AOC. Para quem procura uma forma de aumentar a produtividade ou de adicionar um segundo monitor a uma secretária apertada esta é a solução ideal.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
O ecrã tátil para além de ser útil em ferramentas com o Photoshop, acaba por se mostrar eficaz quando querermos clicar em algo de repente sem ter que procurar pelo rato. A camada protetora funciona bem e as dedadas não ficam marcadas com facilidade.
Por isso sim, se estão no mercado à procura de um monitor portátil, este pode ser muito bem a solução que tanto precisam. Por aqui, a utilização é diária, seja para ter um segundo monitor com o email sempre aberto, ou para ajudar nas sessões de jogo que temos feito no canal Twitch do Future Behind.
Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram
N.R.: O AOC 16T2 utilizado foi gentilmente cedido pela AOC Portugal para a realização desta análise.