Cyber Shadow

Análise Cyber Shadow

Quando ouvimos o nome Yacht Club Games, o jogo que nos vem logo à cabeça é Shovel Knight. Um titulo que teve uma campanha de Kickstarter e um lançamento estrondoso em 2014 e que se manteve em atualizações até 2019, o que demonstra o sucesso que teve. Agora, a Yacht Club Games está de volta com um novo jogo, mas no papel de distribuidora, já que Cyber Shadow é feito pela Mechanical Head Studios que estudou muito bem o jogo do seu parceiro de negócios e muitos mais, o que se nota e muito.

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Clã destruído

Num mundo ocupado por robôs, Shadow é acordado para encontrar os seus companheiros de clã derrotados numa árdua batalha entre homem e máquina. Um pequeno robô azul informa-nos do estado atual de Mekacity e entramos logo numa aventura de 8-bits, na qual vamos procurar os nossos companheiros caídos, ficar com as suas habilidades e derrotar as ameaças que rondam na cidade.

Quem é fã de jogos antigos de ninjas dos anos 90, Cyber Shadow vai-vos levar de volta a esses tempos, já que a sua jogabilidade se assemelha á de Shinobi e Ninja Gaiden com um toque mais moderno. Começamos com uma espada, mas vamos ganhar muitas habilidades pelo caminho e aliado à maneira que controlamos Shadow, com controlos bastante intuitivos que são ideais para que possamos progredir por alguns níveis bastante desafiantes.

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Cada um dos níveis lineares que encontramos estão cheios de inimigos e uma luta de boss no final do mesmo, como é normal neste género de jogo. Existem também as mais variadas armadilhas como raios laser, fossos e picos que nos matam num só toque, e precisamos de nos desviar de tudo isto porque a nossa energia é escassa e os recursos também. Aprender o comportamento e os ataques dos adversários será necessário para assegurar a nossa sobrevivência e raramente há maneira de passar por estes inimigos sem os cortar aos pedacinhos já que estes têm os mais variados ataques e temos de ler bem a situação.

Cyber Shadow 1

Ninja skills!

Assim que temos acesso a mais armas ninja e habilidades, lidar com todos os perigos e navegar pelos níveis torna-se mais fluido e divertido. As primeiras vantagens que recebemos são shurikens e um ataque vertical de cima para baixo, mas a meio da campanha já podemos usar um ataque em que para além de ter teletransporte defletimos projéteis. Começamos mesmo a sentir que somos invencíveis quando temos todo o arsenal em pleno e nada nos faz sentir melhor que encadear ataques um após o outro, tudo isto enquanto vamos alterando estratégias.

Mas sobreviver o tempo suficiente para desbloquear estas novas habilidades e armas é a parte mais difícil já que Cyber Shadow é desafiante, sendo retro na sua estética e dificuldade. No entanto, nunca nos chega a frustrar graças a vidas infinitas e um sistema de checkpoints que se assemelha um pouco ás bonfires de Dark Souls.

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 À medida que vamos destruindo cenários e hordas de robôs, apanhamos um tipo de moeda que pode ser usada nos checkpoints, onde podemos fazer upgrade do mesmo para nos restaurar a energia e a nossa barra de SP, que se gasta ao usarmos algumas habilidades e até nos pode dar um poder especial para nos ajudar no nosso caminho. De inicio ainda conseguimos amealhar alguns créditos para este efeito, mas mais lá para a frente, balancear a procura de mais moedas e simplesmente sobreviver é um processo mais desafiante.

cyberShadow shadow slash

Usamos e abusamos destes checkpoints para nos preparamos bem antes das batalhas contra as intensas lutas contra os bosses, que caracteristicamente neste género, são sempre uma dor de cabeça. Alguns são enormes que quase enchem o ecrã com grande poder de ataque e com outros as lutas são épicas e que temos de decorar os seus padrões de ataque de maneira a nos adiantarmos ao adversário, mas tenham a certeza que em alguns destes encontros irão ser repetidos mais que uma dezena de vezes. A única ressalva que temos relativamente aos bosses, neste género costumam ser mais variados, e aqui até o são, mas podiam ser mais imaginativos. Quando jogamos um MegaMan, um Castlevania, os bosses mesmo dentro do seu contexto são muito variados na sua estética e nas suas mecânicas. Em Cyber Shadow nem sempre conseguimos ter isso.

Seria um crime dizermos apenas que Cyber Shadow é um titulo 8-bit e ficarmos por aí. É esteticamente um dos mais bonitos que vimos e aliado à excelente banda sonora chiptune e efeitos sonoros, complementam todo o pacote retro que nos foi oferecido. Este jogo tem sprites lindíssimos, cores garridas, diversidade de inimigos e cenários adequados a MekaCity. É uma homenagem aos jogos retro ou de estilo retro que já referimos e a toda uma era marcada na nossa memória.

Considerações finais

Cyber Shadow é um jogo de ação e plataformas soberbo que é exatamente o que nos lembramos dos jogos retro, mas não podemos julgar este titulo só pela nostalgia. Tem o seu valor por si próprio no catálogo deste género. Bebe de muitas influências e não as desperdiça, complementando a sua estética e banda sonora perfeita com aquela jogabilidade necessária para atravessarmos Mekacity em força. Se forem fãs de Shovel Knight, Castlevania e MegaMan, não desperdicem esta oportunidade porque é o mais perto de jogarem Ninja Gaiden outra vez.

+ Excelente jogabilidade

+ Arte gráfica e banda sonora fenomenal

+ Sistema de checkpoints

– Alguns bosses não são muito imaginativos

– Por vezes o nível de dificuldade pode ser um pouco alto

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N.R.: A análise a Cyber Shadow foi realizada numa Xbox One S com acesso ao jogo através do serviço Xbox Game Pass Ultimate.